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quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fiat divulga novo Uno com tintas spray e 3D

Ação de marketing traz o conceito de customização do carro


Para o público jovem, os kits vêm com um spray de tinta e três máscaras de stencils, cada uma representando um tipo de personalidade ou momento de vida. A proposta traz o conceito de customização que o carro propõe. A ideia é que cada pessoa customize uma camiseta ou outra peça de roupa.

Para os clientes e potenciais consumidores acima dos 30, a empresa enviará malas diretas que, ao serem abertas, transformam-se em peças 3D que mostram o novo Uno em todos os ângulos. A campanha vai até o final do ano.

Público GLS terá 'Arco Íris Card'

Cartão de crédito será lançado na próxima Parada Gay e chega ao mercado no segundo semestre

São Paulo - De olho no perfil de compra do público GLS (gays, lébicas e simpatizantes) e na crescente onda de orgulho relacionada à causa, a empresa JJCL Brasil Cartões finaliza projeto do "Arco Íris Card", cartão de crédito com foco na comunidade homossexual no Brasil.

A bandeira e o banco parceiro ainda não podem ser divulgados, segundo Carlos Rito, diretor da JJCL, que adianta somente que será uma das duas maiores bandeiras utilizadas no País (Visa ou Mastercard) e um banco de grande porte. A definição sairá nos próximos dias, juntamente com campanha publicitária.

O Arco Íris Card será apresentado ao público na 10ª Feira Cultural LGBT, que acontece no Anhangabaú nesta quinta-feira (03); e no domingo (06), na Parada Gay 2010. Por outro lado, o cartão somente estará disponível para uso no segundo semestre do ano.

Como atrativo, o cartão tem a proposta de ter parte de seu faturamento destinado a entidades e programas de apoio a diversas causas sociais. Rito explica que o fundo será administrado pela própria JJCL, mas que toda a movimentação será auditada e divulgada em site. O cartão também garantirá ofertas de produtos específicos para membros da comunidade, além de parcerias com empresas interessadas em projetos e eventos voltados ao público GLS.

A estimativa é que nos próximos cinco anos o Arco Íris Card atinja a marca de 120 mil clientes. A apresentação prévia do produto nas mídias sociais da Revista Arco Íris, parceira do projeto, teve mais de 50 mil page views.

As ações de marketing estarão concentradas em atividades de relacionamento, como eventos e festas, anúncios em mídias segmentadas e promoções.

Corinthians distribui mil chips para cada gol do time

Ação Chip do Timão oferece três opções de pacotes para clientes da Claro


Rio de Janeiro - O Corinthians continua a dar alegrias para sua torcida depois da vitória contra o Santos por 4 a 2, domingo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro 2010. Os torcedores que acessarem o site www.chipdotimao.com.br receberão um dos quatro mil Chips do Timão oferecidos pelo clube. O objetivo é oferecer mil chips para cada gol marcado pelo time paulista, incluindo o jogo de hoje contra o Internacional.

No site da promoção, o internauta poderá escolher entre três opções de cadastro e, para assinar, não precisa ter o chip, mas ser cliente da Claro. Os pacotes estarão disponíveis para a venda a partir do dia 11 de julho. A ação foi criada pelo clube em parceria com a Titans Group.


Arno Beauty lança prancha modeladora Respect

Campanha conta com ações na internet e envolvimento de redes sociais


A demonstração do produto será feita no hotsite, por meio da galeria de fotos e vídeos com Marcos Proença utilizando a prancha modeladora Respect no cabelo das blogueiras. Os internautas também poderão conferir looks assinados por cabeleireiros de todo o Brasil que utilizam o produto.

As redes sociais também serão amplamente utilizadas nessa comunicação. A marca selecionou garotas das principais comunidades do Orkut que abordam temas relacionados à chapinha para serem as "beta-testers" do produto. Elas receberão a prancha modeladora Arno Beauty Respect em casa para fazerem o test-drive do produto. Dessa forma poderão divulgar suas impressões reais sobre sobre a utilização da prancha modeladora. Haverá ainda um concurso cultural no Twitter e a vencedora ganhará o produto.

Peças de mídia online serão veiculadas nos canais de beleza dos portais UOL, Terra, IG e Globo.com, com foco nos canais Glamurama, Ego, Vogue, Vogue RG e Chic.

Um filme com a modelo Índia Weber, produzido pela Publicis Conseil, na França, e adaptado pela Publicis Brasil, está em veiculação nas TVs Globo, Record, SBT, Bandeirantes e MTV.

O segredo do sucesso de slogans inesquecíveis

Marcas como Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia mostram que a estratégia vem antes de uma boa ideia

Rio de Janeiro - 1001 utilidades, Feito para você, Uma boa ideia, Bem estar Bem, Dedicação Total a Você... Qualquer brasileiro que escute uma dessas frases pensa, rapidamente e sem se confundir, em Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia. Não são poucos os casos de sucesso de slogans no Brasil e no mundo, mas para alcançar esse objetivo uma marca precisa de muito estudo e, principalmente, valores e gestão bem definidos.

Seguindo esses passos, a receita para o sucesso está quase pronta. Com mais uma pitada de criatividade, o slogan pode tornar a marca inesquecível, gerar publicidade espontânea e, em alguns casos, entrar na cultura do país de origem. "Alguns inclusive ultrapassam as barreiras das marcas, como a Brastemp, que virou sinônimo de qualidade", garante Mario Mattos, diretor de marketing da GfK Brasil.

Segundo informações da GfK, o slogan foi uma palavra criada pelos celtas e era utilizado como um grito de guerra, com a finalidade de motivar os guerreiros para a luta a partir do estímulo a vínculos racionais e afetivos com seu povo. A definição de slogan hoje tem muito a ver com a sua origem, pois mobiliza as pessoas para consumir e é responsável pela construção de relações emocionais do público com as marcas.

Momento ideal

Para Gilson Nunes, sócio da Brand Finance e da Superbrands, a fase emocional, com o uso do slogan, tem que ser realizada após a fase de consolidação dos produtos da marca. "Geralmente, o slogan é colocado dentro de uma estratégia. É usado em momentos de grande expansão, quando há extensão de linhas de produtos ou novas categorias", afirma o executivo.

Foi nesse momento estratégico que a Nike criou o "Just do It". "A marca estava entrando no início da segunda fase de sua gestão e precisava definir seu posicionamento. O slogan mostrou o que a Nike tinha como objetivo", afirma Nunes. A estratégia deu tão certo que hoje a marca não usa mais a frase, apenas com o seu símbolo consegue levar o consumidor a fazer a associação entre a Nike, a imagem e a sua estratégia.

Mas não basta ter criatividade e esperar o momento de consolidação dos produtos para que o planejamento se conclua de forma perfeita. Um slogan tem que ser criado de acordo com a essência da marca. Caso contrário, isso causa frustração no cliente. "O slogan tem que ser consistente em termos de ação e atitudes da empresa, senão a inconsistência traz disfunção no relacionamento do público com o seu produto", afirma o sócio da Brand Finance.

Transmissão de posicionamento e valores

Entre as empresas que conseguem conciliar transparência e ética nas atitudes com um slogan que transmite tudo isso de forma coerente está a Natura. O "Bem estar Bem" reflete os valores e as ações da marca. "A empresa acredita e pratica esses valores em suas ações internas e externas", diz Gilson Nunes, referindo-se ao tratamento que a Natura dá aos seus funcionários e aos cuidados que tem com a natureza.

A Unimed também busca traduzir sua cultura por meio de seu slogan. "Ele é a tangibilização de nosso posicionamento. É como queremos estar presentes na cabeça e no coração das pessoas", conta Stephan Dualibi Younes, gerente de marca da Unimed-Rio, primeira unidade da rede de planos de saúde a utilizar o "O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed". O sucesso do slogan foi tanto que a Unimed Brasil o adotou e replicou para outras cooperativas.

"Não queremos que nossos clientes lembrem de nós apenas no hospital ou na hora de pagar. A Unimed preza pela qualidade de vida, o que se confirma com nossos projetos que focam em levar isso às pessoas", explica Stephan. Para confirmar essa posição, a Unimed-Rio investe em programas de relacionamento com o cliente, dá dicas de saúde e bem-estar em seu site e no Twitter, promove a prática de esportes em áreas verdes do Rio de Janeiro e inaugura em breve na cidade o "Espaço qualidade de vida", onde haverá aulas gratuitas de culinária destinadas a pessoas com problemas de saúde específicos.

A preocupação com a qualidade de vida foi um posicionamento que mudou antes do slogan da Unimed. "O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed" veio substituir o "Criado e dirigido por médicos" em 2003. Nesse caso, houve sucesso na mudança porque ela foi realizada em conjunto com o reposicionamento da empresa. "Muitas marcas mudam de slogan, mas ele sempre tem que refletir uma mudança de posicionamento", comprova Mario Mattos, da GfK.

Mudar e manter

Slogans que refletem valores bem definidos costumam durar de cinco a 10 anos. Já os que têm apelo comercial, destacando produtos e serviços, têm um ciclo de vida menor, durando de um a três anos. "O mais importante é que o slogan deve se adequar ao consumidor e ser alterado de acordo com as mudanças desse público. Por isso é necessário analisar o mercado antes de qualquer atitude", garante Gilson Nunes.

O Itaú é um exemplo de empresa que conseguiu adequar a sua mudança de slogan às necessidades do mercado. "Quando eles começaram a usar o 'Feito para você' conseguiram passar a ideia do banco digital próximo do consumidor. A mudança foi grande, mas se adaptou ao mercado que também havia mudando muito", explica Nunes. "As transformações do Itaú foram feitas sem perder a característica da marca", confirma Mário Mattos.

Embora algumas marcas alterem seus slogans, outras construíram uma ligação tão forte com eles que se tornou impossível dissociar o produto da frase. É o caso da cachaça Pirassununga 51, que, segundo Mattos, deve muito do seu sucesso ao fato de ser simples, de fácil compreensão, forte e impactante, voltado para um público amplo. "Não conseguimos separar o slogan do nosso produto. Isso tiraria a nossa identidade", garante Paula Videira, gerente de marketing da Cia. Müller de Bebidas, detentora da marca 51.

O slogan utilizado com sucesso desde 1978 já virou parte da cultura popular brasileira. "Isso é muito bom, principalmente pela quantidade de Marketing espontâneo que é gerado. Sempre que alguém fala o número 51, outra pessoa sempre completa 'uma boa ideia", comenta a gerente de marketing sobre a marca que completa 51 anos em 2010.

Oi congela clientes alheios

Filme ironiza peças publicitárias de outras operadoras



Oi lança campanha para reforçar sua estratégia de negócios focada na liberdade do cliente. Na ação, a operadora destaca suas vantagens de serviços e condições de planos.

A campanha criada pela NBS traz o filme "congelado", de 30". No roteiro, duas amigas estão conversando em casa sobre um plano sem multa que uma delas fez recentemente. De repente, a cena congela e um apresentador aparece no meio do cenário para explicar por que este comercial, apesar das semelhanças, não é da Oi. Ele conta que o plano sem multa que a personagem estava contando para a amiga era válido somente para novos clientes e que, na Oi, tanto os novos quanto os antigos consumidores não pagam multa nem no móvel, nem no fixo e nem na banda larga.

O filme continua com um personagem em uma mesinha dentro de um bar. Ele demonstra muita felicidade ao acessar a internet com um modem 3G. De repente a imagem congela e, novamente, o apresentador aparece falando que o modem 3G do personagem é bloqueado e que na Oi não existe bloqueio de nenhum aparelho, nem de modem 3G. Então, o apresentador diz: "Daqui a pouco vão copiar as criancinhas no final". O comercial termina com uma assinatura de um homem de cachinhos louros que fala para a câmera "Oi" e, em off, ouve-se somente o comentário do apresentador: "Cara de pau".

Marcas ganham espaço com estratégia regional

Conhecimento sobre o consumidor é a melhor maneira de ganhar o mercado local

Rio de Janeiro - Conhecer o co nsumidor a fundo é princípio básico para qualquer marca, mas pode ser também um grande diferencial na hora de ganhar mercado. É exatamente essa a principal vantagem das marcas regionais em relação às de atuação nacional. Bebidas Don, Vitarella, Sorvete Salada e Houston Bike podem ainda não ser conhecidas pela maioria dos brasileiros, mas já são responsáveis por uma boa fatia do mercado na região em que atuam.

A regionalização das marcas é tão importante que empresas como Nestlé, Sony, Brahma e Skol mostram-se preocupadas em falar a língua do consumidor local para não perder espaço para as marcas que têm em sua essência um importante elemento de diferenciação: a mesma origem que seu cliente.

"A marca regional tem algumas vantagens. Já nasce na região, o que é importante, gera emprego, é tratada como orgulho local e como um patrimônio. Ela surge com uma predisposição para ser aceita, como é o caso do Guaraná Jesus, famoso no Maranhão. A Coca-Cola comprou a marca, mas teve a preocupação de manter as suas características", diz Rodrigo Souza, diretor de planejamento da agência Regional Promo.

Qualidade com menor preço

Outra característica importante das marcas regionais é a preocupação em oferecer um produto de qualidade com preço mais acessível comparado ao praticado pelas grandes empresas. É o caso da Vitarella, fabricante de massas e biscoitos líder nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

"Desde a criação da empresa, em 1993, o foco sempre foi vender produtos que tivessem qualidade semelhante a das boas marcas encontradas no mercado, mas com preço baixo. Com essa estratégia, a empresa buscou uma penetração nos menores varejos, nas lojas de bairro, para depois pensar nas grandes redes", conta Eliana Lopes, gerente de marketing da Vitarella.

A ligação emocional que essas marcas têm com os consumidores da região também é um fator de destaque em relação à concorrência. O refrigerante de maçã da Don ganhou tanta popularidade em Ribeirão Preto, São Paulo, que hoje a empresa busca fazer do produto um ícone cultural. Responsável por cerca de 70% das vendas da companhia, o Don Maçã é o elemento principal na estratégia de expansão da marca.



Brasil já tem logomarca da Copa 2014

Imagem será anunciada oficialmente dia 8 de julho


Rio de Janeiro - A identidade visual da Copa do Mundo 2014 está pronta. A Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) aprovou a logomarca inspirada na taça e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciará oficialmente no dia 8 de julho. A imagem já foi registrada no Ohmi (Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Europeia, instituição responsável pela proteção à propriedade intelectual deste segmento.

A escolha da marca da Copa 2014 foi feita por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Jérôme Valcke, secretário-executivo da Fifa, Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e pelo designer Hans Donner. De acordo com a informação dada pelo Globoesporte.com, a imagem - escolhida entre diversas opções enviadas por agências nacionais - estará em todos os uniformes das seleções participantes do mundial no Brasil.

LG lança celular com TV interativa

Y&R assina comercial para divulgar novo aparelho


No fim de 2009, os celulares com TV digital representavam 1,5% de todos os celulares vendidos no Brasil. Até o fim de 2010, a intenção é chegar a 5%. "Independentemente da Copa do Mundo, a demanda contínua por TV aberta é muito grande", disse Rodrigo Ayres, gerente de produto de celular da LG Eletronics no Brasil.

A empresa fez uma pesquisa com os usuários de TV no celular e percebeu que a experiência com o sinal digital é muito mais valorizada. Apenas 20% dos que têm um celular com TV analógica responderam que seu próximo celular terá TV. Quando a pesquisa é com usuários de TV digital pelo celular esse índice vai para 91%.

Campanha

A Y&R assina a campanha publicitária do novo aparelho. Para divulgar o celular, a agência fez o filme "Casal", que tem duas joaninhas como "garotos-propaganda". "Criar localmente é muito bom. É gratificante para nós. Queríamos chamar a atenção do público com as joaninhas. O filme foi testado e foi muito bem aceito", falou Roberto Justus, CEO do Grupo Newcomm.

No comercial, o casal de insetos assiste a um documentário sobre o acasalamento das joaninhas e a fêmea questiona o macho com base nas cenas da TV no celular. O filme termina com a assinatura "LG TV Phone - pra ligar e ficar ligado".

Havaianas mostra seu universo

Campanha internacional será veiculada em países onde a marca é comercializada


São Paulo - As Havaianas aproveitam a proximidade do verão no hemisfério norte para lançar uma nova campanha internacional. As peças criadas pela AlmapBBDO, inicialmente para os EUA, serão veiculadas também em outros países onde a marca Havaianas é comercializada (menos Europa). Algumas peças começam a ser publicadas em revista norte-americanas. No Brasil, anúncios estão sendo publicados em datas ou edições especiais.

Nas peças, as sandálias estão em destaque. Delas "brotam" ilustrações que traduzem os valores da marca. Traços simples feitos à mão dão forma a elementos que refletem as características das Havaianas, como o bom humor, a alegria, a liberdade e a diversão. Cada anúncio recorre a um objeto para mostrar as sandálias: num deles, a sandália representa uma banana. Em outro, um sapato se solta da sola e descobrimos que há uma sandália ali dentro que explode em cor ao ser libertada. Num dos anúncios exclusivos para os EUA, as cores escapam de um táxi da cidade, o característico yellow cab.A direção de arte da campanha é de Marcello Serpa, Julio Andery, Luiz Sanches, Marcus Sulzbacher e Eric Benitez.

A direção de criação é de Marcello Serpa e Luiz Sanches. Nos anúncios veiculados no Brasil até agora, a redação é de Marcelo Nogueira. As peças veiculadas nos EUA terão títulos da BBDO NY. A campanha prevê ainda materiais de PDV e, em Nova Iorque, estão sendo pintadas em três diferentes endereços, com os mesmos elementos criados para os anúncios.