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sábado, 25 de junho de 2011

Nescau Megarampa fecha patrocínios

R$ 6,5 milhões serão investidos no evento que reúne os melhores skatistas e bikers do mundo

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/20110624Nescau-Megarampa-fecha-patrocinios/newsDetails/0/imageBinary/megarampa_destaque_menor.jpg

O Nescau Megarampa, em sua terceira edição, é um sucesso de público e de patrocinadores.

Além da marca do achocolatado da Nestlé que nomeia a competição radical de skate e bicicross, também patrocinam a edição 2011 a Redecard, Clube Social, Hawaiian Dreams (HD), Prefeitura Municipal de São Paulo, 3M, Minds - English School e Chiclets Evolution. Além disso, a Yahama oferece apoio ao evento, que acontece no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, dias 2 e 3 de julho.


No total, a Megarampa 2011 angariou R$ 6,5 milhões. Um investimento baixo, considerando que a edição de 2009 recebeu média de 300 jornalistas que geraram R$ 25 milhões de retorno em mídia. A competição novamente será transmitida ao vivo pelo programa Esporte Espetacular, da rede Globo.


Dez skatistas, entre os melhores do mundo, e seis atletas de bicicross enfrentarão o que, segundo os organizadores do evento, é a maior rampa do planeta, uma pista com mais de 100 metros de extensão e quase 30 metros de altura, equivalente a um prédio de nove andares. O favorito para o tricampeonato é o brasileiro radicado nos Estados Unidos, Bob Burnquist.


O evento é realizado pelas agências Brasil1, MaxSports, ZooBamboo do Brasil e MRE -, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), esporte que movimenta R$ 300 milhões por ano no Brasil, de acordo com empresas do segmento. É o segundo mercado do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A cidade de São Paulo tem mais de 100 pistas públicas e de acordo com a CBSk, o País tem quase 4 milhões de praticantes.


Em sua primeira edição, a Megarampa levou às arquibancadas do Sambódromo paulistano 16 mil pessoas. Na segunda, realizada em 2009, foram 17 mil espectadores. O mesmo número de ingressos foi disponibilizado para este ano e vendidos pelo site oficial do evento em apenas 19 horas.

Vale patrocina Prêmio da Música Brasileira

Mineradora investe R$ 4,5 milhões em premiação no Rio e evento itinerante por seis cidades

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/20110622-Premio-da-musica-volta-a-ter-patrocinio-da-Vale/newsDetails/0/imageBinary/noel_nota.jpg

A 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que pelo segundo ano consecutivo terá o patrocínio da Vale fará uma homenagem a Noel Rosa, ganhará, pela primeira vez, uma versão itinerante. O evento percorrerá seis cidades brasileiras, com uma turnê que começa dia 13 de julho em São Luís - e que passará por Carajás, Belém, São Paulo, Vitória e Belo Horizonte, em julho. José Maurício Machline , responsável pelo evento desde sua primeira edição, pensou no novo como forma de levar a premiação para outros estados. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 6 de julho, no Theatro Municipal do Rio. O investimento na premiação e no projeto itinerante foi de R$ 4,5 milhões.

Criado em 1988, o prêmio tem o objetivo de resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, além de avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. Ao longo de toda a sua trajetória, já teve diferentes assinaturas - prêmio Sharp a prêmio TIM e agora, com o patrocínio da Vale, passou a se chamar Prêmio da Música Brasileira. Para escolher os melhores em 11 categorias, um júri formado por músicos, jornalistas e críticos analisa a produção fonográfica brasileira do ano anterior – seja ela gerada via gravadoras ou de forma independente – e elege os melhores de cada categoria, sob a supervisão de uma auditoria externa.

Para incentivar os funcionários, a Vale, em parceria com Mauricio Machline, lança também concurso para descobrir os talentos da música entre seus colaboradores. O concurso Vale Cantar , dessa vez dedicado ao ‘Poeta da Vila’, recebeu até o dia 15 de junho vídeos de funcionários cantando um dos sucessos de Noel Rosa. Serão escolhidos três finalistas e o vencedor será conhecido apenas na cerimônia de premiação.

Serão duas categorias, uma voltada para o público geral e uma outra exclusiva para os empregados da Vale. O grande vencedor de cada categoria receberá um prêmio especial no valor de R$ 9.837,80, em títulos de capitalização ou certificado de ouro quitado, e um troféu na noite da celebração, ao lado dos grandes nomes da música nacional.

Apple vira dona do “touchscreen”

Companhia de Steve Jobs conseguiu patente sobre a tecnologia



Demorou três anos, mas a Apple conseguiu.No último dia 22, a agência EFE divulgou que o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos aceitou solicitação que a companhia de Steve Jobs havia feito em 2007 para patentear as telas “tourchscreen” para equipamentos portáteis.


A popularização dessa tecnologia foi assumida pela Apple com aparelhos como o iPhone e, mais recentemente, os iPads. Mas outros fabricantes seguiram a onda e tudo que é considerado de última geração tem, necessariamente, touchscreen.


Prevê-se, inclusive, que a decisão do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA abrirá espaço para disputas legais de outras companhias de eletrônicos que desenvolveram produtos com tal tecnologia, como Nokia e Samsung contra quem use mecanismos de touchscreen.


Se o iPhone da Apple já havia sido um sucesso, o iPad mais ainda, lançado em abril de 2010, o aparelho atingiu vendas 1 milhão de unidades um mês após o lançamento (o dobro da velocidade do primeiro smartphone da Apple). O toque na tela caiu no gosto da população mundial, o que justifica a briga da Apple pela “paternidade” da tecnologia.

Financial Times, Playboy e Facebook driblam restrições da Apple no iPad

Veículos e anunciantes apostam em alternativas na web


Mark Davis/Getty Images

Coelinhas da Playboy

Coelinhas da Playboy: aplicativo da revista é otimizado para o iPad

Na próxima quinta-feira (30), entram em vigor as regras da Apple para vender apps no iTunes Store. Anunciadas em fevereiro, elas são vistas como draconianas por publishers, rede sociais e levantam questionamento antitruste dos EUA.

Nas duas últimas semanas, a Apple passou a enfrentar um cabo de guerra com os provedores de conteúdo. De acordo com o analista James McQuivevym da Forrester Reaserach, as regras prevêem uma taxa de 30% a ser paga a empresa. Ele avalia que até 5% seriam aceitáveis, pois oferece acesso a consumidores e merece taxa por facilitação, porém 30% “mata” o provedor.

Ele ainda sugeriu que as regras levariam os publishers a desenvolver aplicativos fora da Apple, a ser acessados pela internet. Foi o que fez o “Financial Times”, que anunciou seu aplicativo há uma semana, em HTML 5.

Ainda segundo McQuivevym, a Apple desistiu de parte das regras anunciadas em fevereiro, reduziu o controle sobre o acesso a conteúdo pago fora do iTunes Store e liberou os publishers a cobrar o que quiserem, tanto fora, como dentro do aplicativo.

O grupo Pearson, que edita o “FT” e o “Economist”, não está sozinho nesta briga. A Playboy lançou em maio o iplayboy.com, desenvolvido em HTML 5, mas otimizado para o iPad. Somente na primeira semana, mais de 100 mil pessoas haviam utilizado o aplicativo do Financial Times, que embora acessado via browser, é semelhante ao app vendido no iTunes. O grupo acrescentou ainda que segue as negociações com a Apple sobre as regras, mas que seu foco agora é nos aplicativos baseados na internet.

O Facebook também seguiu a estratégia do jornal americano e preparou um aplicativo para o iPad, mas segurou a entrada em operação como trunfo nas negociações com a Apple. Paralelamente criou um projeto interno que estava sendo desenvolvido especialmente para o browser Safari, utilizado no iPhone e iPad. Porém, ocorreu um vazamento do projeto, e fonte da rede social falaram ao New York Times que o aplicativo para iPad pode ser lançado nas próximas semanas.

Com informações da Folha S.Paulo

Como Neymar ‘rouba’ a torcida dos times rivais para o Santos

Ídolo de crianças e adolescentes, craque ajuda o Peixe a conquistar novos torcedores e a aumentar os contratos de patrocínio do clube


Raul Júnior/Você SA

Neymar, jogador do Santos

Neymar, do Santos: atacante conquista a atenção dos jovens e ajuda time alvinegro na 'multiplicação dos peixes'

São Paulo – Neymar desempenha hoje um papel fundamental no plano da “multiplicação dos peixes” de seu time, o Santos. Alegre, carismático e dono de uma juventude desafiadora, o jogador conquista cada vez mais espaço entre os "pequenos" torcedores e ajuda a rejuvenescer as arquibancadas da Vila Belmiro.

“Os pais de filhos pequenos estão desesperados, porque os filhos começaram a gostar tanto do Neymar que estão mudando de time, sem se deixar influenciar pela escolha dos pais”, afirma Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO. "Isso é uma mudança profunda", diz, para desgosto de progenitores fanáticos por outros clubes.

Neymar é um dos maiores exemplos da própria estratégia de crescimento do Santos. A imagem jovial e risonha do jogador dentro e fora dos campos ajuda no planejamento de marketing do clube de dois modos.

Primeiro, o craque contribui para aumentar o número de torcedores às vésperas do centenário, celebrado em 2012. Aliado a isso, o time alvinegro tem dado preferência para jogos no Pacaembu, em São Paulo, em detrimento de seu estádio na Vila Belmiro, em Santos. Ao decidir a Libertadores com o Peñarol no Pacaembu, por exemplo, o time conseguirá uma renda extra de cerca de 22.000 ingressos - a diferença de capacidade entre as duas arenas.

Drible na resistência

Nos contratos de patrocínio, o jogador também entra como peça-chave. Com capacidade para conversar com diferentes públicos, Neymar agrega valor à marca Santos e coloca o time em uma posição favorável para a captação de recursos.

Além de ter em campo um jogador convocado para a Seleção Brasileira - e portanto, com visibilidade mundial -, o Santos pode se tornar mais uma vez campeão da Libertadores, feito já alcançado por times como Grêmio, Internacional, São Paulo e Palmeiras, e almejado sem sucesso pelo Corinthians em seu ano de centenário, o que culminou na aposentadoria de Ronaldo, o maior destaque do clube.

Com quatro patrocinadores fixos – BMG, Seara, Netshoes e CSU CardSystem -, que garantem ao clube cerca de R$ 28 milhões, Bivik Jeans e Leroy Merlin também entraram com acordos pontuais para a reta final da Taça Libertadores.

Com o aproveitamento publicitário em ascensão, o time foi o que mais cresceu em faturamento, chegando aos 110 milhões de reais – um aumento de cerca de 65% de 2009 para 2010. Se, em 2009, o time acumulou um prejuízo de R$ 28,9 milhões, em 2010, deu a volta por cima: foram R$ 10 milhões de lucro. Sem dúvida, a habilidade de Neymar em driblar a resistência de torcedores de outros times - sobretudo as crianças - é uma arma que o Santos também coloca em campo.

Marcas & A mudança de gerações

Branding



Muitas marcas na atualidade estão enfrentando desafios com as mudanças de gerações. São renomadas para as gerações mais velhas e se não chegam a ser desconhecidas, são distantes para as gerações mais novas. No Festival da Criatividade de Cannes foram apresentados vários cases que tinham como problema, a falta de conexão com os jovens. Inclusive Coca- Cola, vejam só. A apresentação da Coca contou com 3 VP's mas foi Jonathan Mildenhall - VP de Propaganda, Estratégia e Excelência Criativa que deu um show ao apresentar o conceito: “Liquid and Linked Mystique” que expande a marca da cultura criativa para a de conteúdo, por meio de idéias que se transformam ampliando o contágio. As soluções passam pelo uso de plataformas digitais utilizadas para resgatar rituais e contar histórias, inclusive uma campanha em busca de pistas da tal misteriosa fórmula. O objetivo é provocar, criar interações e criar valor à partir da perspectiva deste target. Outros instrumentos importantes também são as embalagens colecionáveis com edições temporárias, os projetos multi plataformas e as vending machines interativas cada vez mais criativas. Em uma destas máquinas é possível misturar sabores criando uma coca customizada e outra – uma iniciativa da Coca Argentina utilizou uma máquina gigante que requeria duas pessoas para conseguir acessar o refri. Mas valia à pena, pelo preço de uma, a máquina liberava duas cocas.

Outra iniciativa interessante de conexão com jovens é o projeto de reinauguração do Museu Nacional de Cracóvia na Polônia criado pela Leo Burnett. Foram gravadas cenas com atores, dando vida ao personagem retratado em cenas inspiradas nos quadros. Ao se aproximar o visitante aciona os vídeos em seus celulares por meio de etiquetas RFID posicionadas ao lado dos quadros.

São exemplos de segmentos muito diferentes e de marcas com contextos de marketing também muito diversos, mas trazem à tona a importância de se criar laços com as novas gerações. Mais dia menos dia este problema vai bater na sua porta e será detectado pela queda de vendas.

Por Beth Furtado - Consumo e Inovação, do Mundo do Marketing | 22/06/2011
bfurtado@aliasite.com.br

Etna dá descontos de até 70% em 4 mil produtos

Liquida Etna é realizado na loja virtual e em todos os pontos de venda da marca

A Etna realiza, a partir do dia 30, o Liquida Etna, que oferece aos consumidores produtos com descontos de até 70%. São mais de quatro mil itens de categorias como móveis, decoração, cama, mesa, banho e utilidades. As compras também poderão ser pagas em até 10 vezes sem juros nos cartões de crédito. A iniciativa é válida para o e-commerce e todas as lojas do Brasil, exceto a recém-inaugurada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Por Tiago Equer, do Mundo do Marketing | 22/06/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Com Film Craft, Brasil soma 67 Leões

País pode chegar a 68 se AlmappBBDO for eleita Agência do Ano de Cannes, neste sábado (25)

Foto de Alê Oliveira
Foto de Alê Oliveira

O Brasil conquistou um ouro e um bronze em Film Craft nesta sexta-feira (24). O primeiro prêmio foi para "Balões", criado pela Loducca e produzido pela ParanoidBR, que conquistou um ouro e chegou a brigar pelo Grand Prix. O segundo, um Leão de bronze, foi para "Manobrista bêbado", elaborado pela Ogilvy e produzido pela Hungry Man.

Mas o País pode chegar a 68 Leões se AlmappBBDO for eleita Agência do Ano no final deste sábado (25), começo da tarde no Brasil já que, pelas conquistas até o momento, a agência é uma das candidatas deste ano.

Até agora, o Brasil bate seu recorde com a conquista de 67 Leões em Cannes. O resultao supera o total de 2010, quando foram conquistados 58 Leões - incluindo o de Agência do Ano, da AlmapBBDO. Neste ano, foram conquistados seis Leões de Direct Lions, dois de PR Lions, dois de Promo & Activation Lions, três de Radio Lions, 17 de Outdoor Lions, quatro de Media Lions, 20 de Press Lions, cinco de Design Lions, um do Cyber Lions, cinco do Film Lions e dois de Film Craft.

Acompanhe a cobertura do Cannes Lions 2011, em tempo real, pelo hotsite.

McDonald’s decora suas unidades para a Parada Gay em São Paulo

Restaurantes na Avenida Paulista recebem balões nas cores do arco-íris no domingo (26)


Para receber os participantes da Parada Gay 2011, no próximo domingo (26), cinco restaurantes McDonald’s da região da Av. Paulista estarão decorados com balões nas cores do arco-íris. E para atender o aumento da demanda a rede reforçou sua equipe.

A Parada Gay 2011 de São Paulo é a 15ª edição do mês do Orgulho LGBT, e a previsão é de que a festa tenha um público ainda maior que 2010, quando reuniu 3 milhões de pessoas.

Google pretende comprar empresas de publicidade

Estratégia evitaria perder anunciantes para o Facebook, no qual 75% dos usuários querem recomendações de compras

Para aumentar sua presença no crescente mercado de publicidade online a Google anunciou essa semana na França que comprará mais empresas que se especializam em recursos gráficos como banners e vídeos.

A maior parte da receita do Google, que totalizou cerca de US$ 29 bilhões em 2010, vem de pequenos anúncios que aparecem ao lado dos resultados de suas buscas.

Mas alguns analistas sugeriram que o Google precisa diversificar seu negócio com produtos como ferramentas de redes sociais para prevenir que os anunciantes migrem para o Facebook.

De acordo com um relatório divulgado esta semana pela empresa de pesquisas eMarketer, o Facebook irá tomar a posição do Yahoo como a empresa com maior fatia da renda proveniente de publicidade online com recursos gráficos.

Em seminário esta semana no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, a vp de marketing do Facebook garantiu que a rede já chegou à marca das 500 mil pessoas, com cerca de 50 milhões de “page likes” (curtir) por dia. Hoje 1 entre 4 alemães (25% da população da Alemanha) está na rede, que tem 15 milhões de adeptos na Espanha. Segundo Carolyn, 83% das pessoas que fazem compras estão interessadas em compartilhar informações. Ao mesmo tempo, segundo pesquisas, 75% das pessoas querem receber recomendações quando estão comprando. Aí entra o poder do Facebook e seu interminável e poderoso boca-a-boca virtual.

Com informações de Claudia Penteado, de Cannes, e da agência Reuters

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