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domingo, 12 de fevereiro de 2012

LG cria simulador de capacidade de ar condicionado

Consumidores podem pesquisar na internet qual o melhor produto da marca de acordo com as necessidades da sua casa. Projeto está disponível no site da empresa

A LG Electronics desenvolveu o Simulador de Capacidade de Condicionador de Ar para facilitar a escolha do produto ideal para cada ambiente e dar informações aos consumidores sobre a melhor aquisição. Com a iniciativa, a empresa pretende ajudar o cliente desde a fabricação de equipamentos até a utilização eficiente de cada um deles.

A companhia pensou em todos os detalhes e relacionou soluções compatíveis com as necessidades reais de cada região do Brasil. O projeto está disponível no site da empresa e o usuário escolhe a região em que mora, tipo de construção, ambiente, dimensões, iluminação, quantas pessoas vivem no local, entre outras informações complementares para que o programa indique o modelo ideal para o espaço desejado.

Por Letícia Alasse, do Mundo do Marketing | 10/02/2012
leticia@mundodomarketing.com.br

Walmart realiza entrega dentro da Campus Party em São Paulo

Rede de varejo criou sistema de logística para que os itens comprados durante o evento cheguem ao local em um intervalo de aproximadamente oito horas

walmart, campus party

O Walmart participa da Campus Party 2012, em São Paulo. Desde o início do evento, no dia 6, a empresa oferece descontos para os participantes que comprarem produtos no hotsite criado para a feira, conhecida como uma das maiores do setor de informática e tecnologia. Os abatimentos nos preços também podem ser obtidos a partir de QR Code em telas multi-touch

disponíveis no stand da varejista na Campus Party. Após efetuada a compra, os participantes recebem no próprio espaço os itens adquiridos, com um intervalo de aproximadamente oito horas.

Hoje, dia 10, a empresa realiza ainda no Twitter o sorteio de um iPad 2 para os participantes do evento. Até às 17h, quem responder a pergunta “Como seria a sua vida com um iPad 2?”, enviando junto a hashtag “#walmartnacpbr5”, pode concorrer ao prêmio. Com a proposta de auxiliar os presentes e fornecer informações sobre produtos, a empresa conta com promotores de venda em sua área reservada e pelos espaços temáticos da Campus Party.

A rede de varejo também promoveu um show na abertura do evento com participação do DJ Barata, do Coletivo Criolina e apresentações de Gilberto Gil, Monobloco e da banda “Gameboys”, que interpreta músicas conhecidas de jogos eletrônicos. A Campus Party se encerra no próximo domingo, dia 12.

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 10/02/2012
claudio@mundodomarketing.com.br


Newsweek prepara edição especial para Mad Men

Revista virá com layout retrô, inspirado no ambiente sessentista da série

A revista norte-americana Newsweek prepara uma edição retrô para o lançamento da quinta temporada de “Mad Men”, série que retrata o mercado publicitário nos Estados Unidos nos anos 1960. A edição especial virá com o mesmo layout, arte e logo que a publicação utilizava há cinco décadas. A expectativa é que essa se torne um item de coleção entre os leitores.

Agências e anunciantes estão sendo convidados a criar peças inspiradas no visual e no clima sessentista que permeiam a série. “A edição 'Newsweek Mad Men' será uma oportunidade única para marcas conectarem-se a uma audiência de 27 milhões de leitores influentes por meio de um evento integrado de mídia, onde publicidade não é apenas adjacente à história, mas é a história”, afirma a publicação em seu convite a anunciantes.

A revista quer convencer marqueteiros de que o momento seria oportuno para marcas, com uma longa história, de revisitar sua comunicação do ano de 1965. Mas, para marcas e produtos que não existiam na década de 1960, “existe a chance de estar inserido em um contexto inteiramente diferente”.

A ideia surgiu de um encontro entre Tina Brown, editora da publicação, e Matthew Weiner, criador e produtor executivo de “Mad Men”. O lançamento coincidirá com a premiére da série, marcada para 25 de março, quase um ano e meio após o fim da quarta temporada. “A grande oportunidade é trazer anunciantes que não são frequentes na revista e utilizar a possibilidade de serem criativos como estímulo para que participem”, explica Spencer Fidelis, diretor comercial da Newsweek no Brasil.

A divulgação do especial no país começou na última segunda-feira (16). Ainda não há anunciantes locais confirmados. “Estamos tendo ótima receptividade do mercado. Acreditamos que isso cria um desafio para a agência e uma oportunidade para mostrar criatividade”. O executivo acredita que os números locais podem atrair anunciantes. No último ano, a circulação da Newsweek saltou de 29 mil para 32 mil exemplares no país, segundo números da ABC (Audit Bureau of Circulations). “É importante saber que é possível anunciar só na edição brasileira. O mercado muitas vezes pensa na Newsweek só como uma edição para os Estados Unidos ou global, mas temos representatividade grande no Brasil”, reforça.

Além da cobertura dos fatos da semana, a edição virá com um caderno especial com análise sobre o impacto que a publicidade teve no desenvolvimento da sociedade norte-americana nos últimos 50 anos, além de conteúdo especial sobre a nova temporada do seriado.

por Keila Guimarães

TV por assinatura registra expansão de 30,45% em 2011

País encerrou o ano com 12,7 milhões de domicílios com o serviço

Com o incremento significativo da classe C na TV por assinatura, o serviço apresentou crescimento de 30,45% no ano passado, o maior ritmo nos últimos seis anos, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O número de domicílios com TV por paga chegou 12,7 milhões. Em 2011, foram de cerca de três milhões de novos entrantes.

A maior expansão foi registrada na região Nordeste com 50%, seguido da Norte, 47,8%. Centro-Oeste, 33,8%, Sudeste, 28,2% e Sul, 22,3% ocupam as posições subsequentes. Entre os estados, Piauí, 81,43%; Pará, 71,12%; e Tocantins, 66,03% são os que apresentaram as maiores elevações.

Na segmentação por tecnologia, os serviços por satélite (DTH) chegou a 54,8% da base total, após crescimento de 56,06%. Em 2010, o percentual era de 45,8%. Os serviços prestados via cabo têm 44,5% dos assinantes e apontaram alta de 10,80%.

por Propmark

Samba Tech cria serviço de anúncios em vídeos na web

Objetivo é incentivar os clientes a criarem o hábito de monetizar seus vídeos

Com expertise em soluções de vídeos online, a agência Samba Tech lança no mercado o Samba Ads, serviço para comercializar espaços publicitários em vídeos da internet. Com isso, a agência busca garantir maior retorno para os seus clientes, entre os quais os publishers iG, SBT, Editora Abril, Lancenet, Playboy, Band e Globo. "Os editores brasileiros não têm o hábito de monetizar os vídeos, de trabalhar os vídeos ads”, afirma Márcio Figueira, diretor de publicidade que chegou à Samba Tech egresso do Apontador, em novembro, para assumir a operação do Samba Ads. Na outra ponta, o vídeo ads traz muito retorno para o mercado anunciante, diz ele. De acordo com o executivo, nessa mídia o retorno está entre 15% e 20%, enquanto banners na internet garantem apenas de 0,10% a 0,15%.

A proposta do Samba Ads está baseada em três conceitos: conteúdo premium (com publishers fortes); desenvolvimento de formatos diferenciados de formas de interação; e segmentação pelo público que o anunciante deseja impactar. As primeiras ações da nova unidade de negócios foram realizadas para Peixe Urbano, Hugo Boss e Claro, obtendo 15% de cliques. “A publicidade não é apenas um filme como na TV. Pode ser interativa”, explica Figueira. No caso do Peixe Urbano, por exemplo, a veiculação do filme visava atrair clientes para fazerem cadastro no site de compras coletivas.

A partir do fevereiro, a operação estará mais forte, com o projeto todo estruturado, prevê Figueira. A equipe do Samba Ads será composta por oito profissionais, em São Paulo, que serão responsáveis por atender também às demandas da América Latina, ao lado da escritório da Samba Tech em Buenos Aires. A sede da Samba Tech fica em Belo Horizonte. Para o primeiro ano, a Samba Tech estima um faturamento de R$ 2 milhões com o Samba Ads.

Para o mercado brasileiro, a comercialização dos espaços ainda é uma coisa bastante nova e com recursos ainda “pífios”, conforme palavras do próprio Figueira. Os últimos números do Ibope, porém, demonstram o potencial de expansão do segmento. Até junho de 2011, o número de vídeos com inserção publicitária no Brasil cresceu 27%. No mercado dos Estados Unidos, os vídeos ads responderam por cerca de 20% dos investimentos de publicidade digital no último ano. Mundialmente, a expectativa é de que os investimentos em vídeos ads registrem alta de investimentos de 2,5 vezes em relação ao ano de 2011.

por Marcos Bonfim

Scania destaca baixa emissão de poluentes

Nova campanha da montadora foi elaborada pela Rino Com

A Scania lança nesta semana uma campanha para promover a venda de seus caminhões e ônibus equipados com tecnologia que deixam seus motores menos poluentes. Desenvolvido pela Rino Com, o esforço de comunicação liga imagens do interior dos veículos e de seus motores com elementos relativos à natureza, como um beija-flor. O plano de mídia compreende TV, mídia impressa e online.

Ficha técnica:

Direção de criação: Fernando Piccinini Jr
Direção de arte: Helio Oliveira
Redação: Luiz Fernando Zenun
Atendimento: Esdras José Maciel, Monica Morador e Andrea Imperatori
RTV e Artbuyer: Rita Contrera
Produtora do filme: Gtec Videocomunicação
Produtora de som: RG do Som
Aprovação pelo cliente: Marcio Furlan e Lana Piccoli

por Propmark