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domingo, 19 de março de 2023

Para onde vai o marketing em 2023?

Trazer as estratégias certas para o seu público pode potencializar suas vendas

 
Bússola

Publicado em 1 de fevereiro de 2023 às, 16h00.

 

Sustentabilidade, inovação, alta tecnologia e cocriação. Na era atual, tudo isso converge em uma velocidade exponencial. Uma combinação bombástica, que resulta em infinitas tendências. Trazer estratégias adequadas para o seu público, com base nesses movimentos, pode fazer a diferença na hora de potencializar uma venda e esse é o grande papel do marketing.

Pensando nisso e no contexto em que estamos vivendo, pós-pandemia, e com relações bastante mediadas pelas redes, algumas das possíveis tendências que irão ditar o cenário do marketing para 2023 são:

 

Live Commerce

Lembram das lives que ficaram famosas na pandemia? Essa estratégia interativa ganhou força em 2020 e tem como principal característica o fato de ser uma venda humanizada de forma on-line.

A prática começou a se destacar na China e, entre 2019 e 2020, apresentou um crescimento de 210%, movimentando cerca de US$157 bilhões em 2021. No Brasil, grandes marcas já apostaram nessa estratégia e hoje incluem um campo para lives em seus aplicativos.

A ferramenta é ideal para alavancar as vendas e interagir com o consumidor ao mesmo tempo. O vendedor responsável pela transmissão pode promover serviços e produtos e fornecer um atendimento ao vivo, online, aproveitando esse momento de proximidade com os compradores, para uma conversão mais efetiva de vendas.

Desta forma, não é mais necessário ir até uma loja física para contar com um fator tão importante quanto a interação com o vendedor para tirar dúvidas em tempo real.

Voice Commerce

O recurso de áudio surgiu como uma fonte poderosíssima para os millennials. Essa geração utiliza do recurso para se conectar a família, se manter informada e até aproveitar um tempo para si mesmos. O boom da modalidade se deu com uma nova modalidade de comercialização que surgiu em 2021: o Clubhouse, um rede social só de áudios.

No marketing, 50% da efetividade de mídia é direcionada pela qualidade criativa da publicidade. A partir dessa tendência de comunicação por voz, surge essa estratégia. Um recurso de pesquisa por comando de voz, que permite ao usuário fazer buscas e compras de produtos usando a fala.

A britânica Juniper Research (empresa de pesquisa e consultoria para mercados de tecnologia digital) estima que o segmento global de voice commerce atingirá a marca de US$80 bilhões em 2023.

Com base nesses dados, é possível notar uma curva crescente nessa tendência de vendas por voz. Mas, antes de concentrar esforços do e-commerce nesse movimento, uma boa alternativa é sempre o teste.

Nesse sentido, a Mark Up possui uma solução estratégica de comunicação por voz que já é utilizada com sucesso nas nossas campanhas de incentivo e ações de comunicação, o Whatsound. Dessa forma é possível trabalhar com comunicações personalizadas por região, por exemplo, o que traz mais aderência do público em relação à mensagem.

Social Commerce

A pandemia nos trouxe, como um legado, a aceleração da transformação digital que já estava em andamento. Como consequência, novos canais de venda surgiram e vieram para ficar, como por exemplo o WhatsApp.

Só no Brasil, 60% da população (cerca de 120 milhões de usuários) utiliza o aplicativo, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro.

A ferramenta se mostrou extremamente eficaz para os varejistas e criou um modelo de venda online onde mais de 8 milhões de vendedores têm contas voltadas à comercialização de produtos.

Uma outra prova de que as vendas online vieram para ficar é que o e-commerce brasileiro em 2021 registrou um faturamento recorde, totalizando mais de R$160 bilhões (um crescimento de 26,9%) em relação a 2020 (Neotrust). Desta forma, é preciso definitivamente considerar as estratégias de negócio nas empresas colocando em pauta o universo digital.

Cada uma das tendências citadas acima tem suas particularidades para atingir o público-alvo que a empresa necessita. Contudo, elas convergem em um ponto muito importante: trazer proximidade ao consumidor, fazer com que ele se sinta parte, com que ele tenha seus desejos atendidos de uma maneira totalmente ou quase totalmente personalizada. E isso tudo com toda a comodidade que só a tecnologia tem o poder de nos trazer.

*Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

 

 

 

sábado, 18 de março de 2023

Libertadores na Globo terá cinco patrocinadores em 2023

Transmissões da competição, que voltaram ao grupo neste ano, terão apoio de Chevrolet, Claro, Esportes da Sorte, Santander e Shopee

 

17 de março de 2023 - 18h51
Meio & Mensagem 
 

 Libertadores 

(Crédito: Shutterstock)

No retorno às transmissões da Copa Libertadores da América, a Globo terá cinco marcas patrocinadoras nas exibições dos jogos.

Para as transmissões na TV aberta da temporada 2023, a Globo fechou acordo de patrocínio com Chevrolet, Claro, Esportes da Sorte, Santander e Shopee.

As cinco marcas patrocinadoras estarão presentes nas 13 datas de transmissão ao vivo que a Globo terá durante a Copa Libertadores da América tanto na televisão aberta quanto no Globoplay.

 

Patrocinadores do futebol X patrocinadores da Copa Libertadores

Por conta das regras da Conmebol, a organizadora da competição de futebol, a Globo elaborou um pacote comercial exclusivo para o torneio, separado de seu pacote de futebol nacional, considerado um dos mais valiosos da mídia brasileira.

Para as transmissões do futebol nacional – que contemplam o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil – a Globo fechou acordo, em dezembro do ano passado, com sete patrocinadores. São eles: Amazon, Ambev, Betnacional, Fiat, Hypera Pharma, Itaú e Vivo.

Por cada uma dessas cotas de patrocínio do futebol nacional, a Globo pediu o valor de tabela de R$ 240,9 milhões.

 

A volta da Copa Libertadores da América à Globo

As transmissões da Libertadores de 2023 marcam o retorno à competição à Globo após três anos.

Em 2020, a Globo, que havia transmitido a Libertadores nos anos anteriores, não renovou com a Conmebol. Com isso, os direitos de transmissão foram negociados pelo SBT.

O SBT foi o canal oficial da Libertadores na TV aberta nas temporadas de 2021, 2021 e 2022.

No ano passado, em uma nova rodada de negociações da Conmebol, a Globo retomou os direitos da competição na televisão aberta.

 

 

Geração Z gasta mais com transporte por aplicativo, mercados e fastfoods, segundo estudo do Itaú Unibanco

Entre os segmentos que mais tiveram alta no consumo entre os jovens nos dois primeiros meses de 2023 estão temas opostos: videogames e sites de emprego

 Por Redação - 15/03/2023

  

Transportes por aplicativos, mercados e fastfoods são os segmentos que lideram os gastos da geração Z, que também é a que tem apresentado maior crescimento no consumo. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010 ainda compram mais online e utilizam mais o Pix do que a média da população, segundo  dados de um  levantamento realizado pelo Itaú Unibanco. Além disso, em 2023, eles aumentaram de forma relevante os gastos em sites de emprego.

 Com um poder de compra maior a cada ano, a atenção dessa geração é cada vez mais cobiçada pelo setor de consumo, inclusive no Dia do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira, dia 15 de março. O estudo do Itaú analisou as compras realizadas com cartões de crédito e as transações via Pix feitas de CPF para CNPJ, considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2023 – e a comparação com o mesmo período de 2022.

Os resultados apontam uma alta de 30% nas compras realizadas com cartão de crédito de um ano para o outro, sendo a geração que mais avançou no período – a geração Y, por exemplo, registrou aumento de 10%. O ticket médio das transações ainda é mais baixo, de cerca de R$ 108,00 (considerando todas as gerações, o valor médio das compras é de R$ 168,00.

No recorte apenas sobre o Pix, que no levantamento considerou apenas aqueles que configuram transação comercial (de CPF para CNPJ), os índices de crescimento são mais altos – alinhados com a maior adesão ao pagamento tanto por consumidores quanto por empresas. O avanço nos dois primeiros meses de 2023, na comparação com 2022, foi de 83% no valor transacionado e de 153% na quantidade de transações – com ticket médio de R$ 147,00 (também mais baixo que o gasto médio geral, de R$  325,00.

Onde eles gastam mais 

Em janeiro e fevereiro de 2023, as transações em aplicativos de transporte lideraram o consumo no cartão de crédito na geração Z, representando 14% de todas as transações realizadas. O top 5 é seguido por mercados, com 11%, fastfood, com 9%, lojas de conveniência, 5%, e postos de combustíveis, também com 5%.

 Entre os ramos que mais cresceram na comparação com o ano passado estão dois segmentos teoricamente opostos. O levantamento mostra que as compras de jogos eletrônicos e aparelhos de videogames cresceram 519% entre 2022 e 2023 (considerando os dois primeiros meses do ano) — um segmento já naturalmente associado aos mais jovens. Mas outro aumento relevante foi nos gastos em sites de emprego — incluindo assinatura do LinkedIn — que avançaram 403% no período.

Novas tecnologias e Pix

A alta intimidade com o universo digital se reflete na maior adesão às compras online e às novas tecnologias de pagamento. Considerando as transações com cartão de crédito, 36% das compras são realizadas online (contra 31% considerando todas as idades) e 38% das compras presenciais são feitas utilizando tecnologia de aproximação (contra 28% considerando todas as idades). 

Somando as compras feitas com cartões às realizadas via Pix, também é possível identificar que os mais jovens têm maior adesão ao pagamento instantâneo. Nos dois primeiros meses de 2023, o Pix representou 37% das compras, e o crédito, 63% – considerando todas as transações, estes números são 18% e 82%, respectivamente. Além disso, a geração Z também teve um avanço importante em relação a 2022, quando o Pix representava 23% das compras, e o crédito, 77%.

 

Novidades da NBA: da Páscoa na Cacau Show à ações de experiência em app

Licenciamento de roupas e curta-metragem também fazem parte das ativações da marca

Por Priscilla Oliveira - 16/03/2023 

 

O Brasil é o maior mercado da NBA fora dos Estados Unidos – pelo menos no varejo. O interesse do brasileiro pela marca é tão grande que a empresa instalou no país sua quarta maior loja do mundo, em São Paulo. Localizada no Shopping Morumbi, com direito a espaços interativos, quadra, vestiário, bar, área de eventos, o ambiente busca levar uma experiência imersiva e a melhor na experiência dos fãs e clientes.

Para reforçar ainda mais essa relação com o consumidor, nesse início de ano a NBA aposta em diferentes estratégias para agradar ao público. Uma delas é o licenciamento de ovos de chocolate na Cacau Show. Os fãs já podem adquirir a coleção temática da NBA – que apresenta os Los Angeles Lakers, Chicago Bulls, Golden State Warriors e Boston Celtics – em qualquer uma das mais de 3.760 lojas da Cacau Show e no site. 

 Detalhes adicionais:

– A coleção de ovos de Páscoa com tema NBA da Cacau Show está a venda a partir de R$69,90. 

– O presente que acompanha o ovo inclui um chaveiro de edição limitada no formato de uma camiseta, uma bola de basquete e uma faixa do time.

– Os membros do programa de benefícios da Cacau Show, Cacau Lovers, podem aproveitar preços especiais. Os fãs podem se inscrever para o programa pelo site. 

De olho na moda 

A NBA e a Approve, marca brasileira de vestuário de lifestyle, lançaram uma nova colaboração que apresenta 43 peças de vestuário e acessórios oficiais dos times de basquete Los Angeles Lakers, Boston Celtics, Chicago Bulls, Golden State Warriors, Miami Heat e Milwaukee Bucks para comemorar o aniversário de 10 anos da Approve.

Detalhes adicionais:

– Produtos oficiais da colaboração entre NBA e Approve vão incluir roupas de uso casual femininas e masculinas.

– As peças da coleção incluem itens como jaquetas corta vento dos Lakers, Celtics e Bulls e linha de camisetas com tema de basquete.

– A collab também conta com bonés feitos em parceria com a fornecedora oficial da liga, a New Era.

 Os itens da coleção estão disponíveis nas 21 lojas da NBA Store no Brasil, no site da NBA e no e-commerce da Approve.

 

NBA produz curta

O lançamento do projeto “NBA Films for Fans” é uma iniciativa global que envolverá cineastas de 11 países no desenvolvimento de 24 documentários de curta metragens celebrando a NBA e o basquete a partir de cada uma de suas respectivas perspectivas culturais. Sete dos cineastas participantes do Brasil, Austrália, Canadá, Índia, Senegal, Reino Unido e Estados Unidos estrearam seus filmes em um evento exclusivo de tapete vermelho na sexta-feira, 17 de fevereiro, em Soundwell em Salt Lake City, Utah, como parte da NBA All-Star 2023. 

Os sete filmes foram exibidos durante todo o fim de semana na NBA Crossover, uma experiência imersiva de fãs que ocorreu no Salt Palace Convention Center, antes que todos os 24 filmes fossem disponibilizados no novo aplicativo global da NBA no final desta temporada.

Os filmes, oficialmente encomendados pela NBA, proporcionarão aos fãs uma visão mais profunda dos marcos e momentos que moldam a influência global da liga a partir da perspectiva destes criadores com formações diversas. Os cineastas tiveram acesso ilimitado aos arquivos de vídeo da NBA e os filmes receberão apoio promocional da liga durante o restante da temporada 2022-23.

Como parte da iniciativa e em celebração à rica história de Salt Lake City como centro de produção de filmes, o Utah Jazz produziu um pequeno filme sobre a intersecção do basquete com a comunidade local que estará entre os sete filmes a serem estreados no evento de estreia.

Experiência em app

Na cúpula da NBA All-Star Tech, o Comissário da NBA Adam Silver introduziu novas opções personalizadas que farão parte da futura experiência de transmissão de jogos ao vivo, incluindo um recurso para os fãs escanearem seu próprio avatar em um jogo da NBA.

Clique aqui para ver um clipe do comissário escaneando e inserindo o lendário anfitrião Ahmad Rashad em um jogo de Utah Jazz. Além da opção avatar, a futura transmissão oferecerá aos fãs experiências mais personalizadas, incluindo uma seleção mais ampla de idiomas alternativos, influenciador de alto nível e comentários de celebridades, a capacidade de transportar o jogo para locais virtuais, novos gráficos animados, apostas integradas e ângulos de câmera aprimorados.

WhatsApp é o principal canal usado por quem busca retorno de atendimento por empresas, aponta estudo da Elife

Pesquisa aponta que as empresas que buscam um callback eficiente devem ter flexibilidade de canal, além de maleabilidade de horários para conveniência do cliente

Por Redação - 17/03/2023 

 

  

O WhatsApp é o canal favorito dos consumidores que aceitariam retorno de empresas durante os atendimentos, o chamado callback. Segundo levantamento feito pela Elife,  a prática é bem aceita pelo público, sendo a parte feminina a que mais aceita ser contatada de volta.

A pesquisa mensurou a percepção dos clientes sobre diversas situações com empresas no Brasil e indica que 86,1% das pessoas avaliam positivamente que as empresas retornem o contato, principalmente em casos em que o procedimento vise a dar continuidade ao atendimento ou evitem que o cliente fique na fila. O WhatsApp é o canal favorito para callback, sendo a escolha de 76,3% dos consultados.

Já as Mulheres estão mais abertas a receber callback, embora a aprovação tenha atingido níveis altos em ambos os gêneros. Ainda que menor, o índice de aprovação masculina é de 80,1%. Vale pontuar que a aceitação é menor entre os extremos mais jovens e mais velhos da população e melhor visto entre pessoas de 31 a 35 anos.

Ocasiões de contato

A situação em que o callback é melhor aceito é para dar continuidade a um atendimento não concluído. 89,7% dos respondentes aceitariam contatos neste caso. A pior avaliação da prática aconteceu para recebimento de updates de uma solicitação. Mesmo assim, o índice é bastante alto, com aprovação de 81,5%. 

O telefone e o e-mail são extremamente importantes. Embora o WhatsApp seja o canal favorito para todas as idades, o pico de preferência acontece na faixa entre 21 e 25 anos e cai entre as populações mais velhas. A partir daí, as pessoas tendem a  preferir meios mais tradicionais.

O telefone, por exemplo, chega a um quarto da preferência entre pessoas maiores de 51 anos, acompanhado do e-mail, que também é bastante relevante e tem pico de 17% para pessoas entre 46 e 50 anos. Para William Ferreira, Head de CX do Grupo Elife, “possibilitar a escolha do canal de retorno é é um diferencial, gerencia a expectativa do cliente e permite à operação dimensionar adequadamente a sua capacidade”.

A aprovação de callback é menor nos extremos etários do público consultado – ou seja, entre pessoas mais jovens e mais velhas -, e tem seu pico na faixa dos 31 aos 35 anos. Os clientes preferem ter liberdade. Estipular um horário para a conversa acontecer no caso de contatos síncronos (com comunicação em tempo real, como o telefone) ou receber o contato e responder quando for conveniente (em casos assíncronos, como o WhatsApp) são os preferidos.

Por fim, com base nas regiões do Brasil, pessoas do Sul do país se sentem mais propensas a aceitar callback com updates de seu caso. Centro-Oeste e Norte são as regiões em que a prática é pior avaliada.

 

domingo, 18 de dezembro de 2022

Burger King cria restaurante no Metaverso

Rede de fast food marca presença na plataforma Steam e convida consumidores a buscarem o sabor de verdade1

Por Redação Mundo do Marketing - 12/12/2022


 

Burger King anuncia o lançamento de um restaurante no Metaverso. Por meio da plataforma Steam, os clientes poderão realizar os pedidos no BKverso e recebê-los em casa. Essa é a segunda vez que a marca se associa ao Metaverso: recentemente, o BK convidou seus consumidores a saírem dele e buscarem o sabor “de verdade” no mundo real. Enquanto muitas marcas estão entrando no Metaverso pela possibilidade de inovação, a rede de fast food vai na contramão e resolve entrar na plataforma somente pelo hype. Na plataforma, o usuário pode navegar por uma loja do BK, pedir diretamente no balcão e comer um Whopper de pixels, sem o inconfundível sabor de grelhado no fogo, ou até mesmo se dirigir a um dos totens e realizar um pedido, que receberá em casa por meio do BK Delivery. Para a campanha, criada pela DAVID, a marca traz seu típico tom provocativo e bem-humorado e faz um convite à reflexão sobre o comportamento das pessoas em uma das plataformas mais comentadas dos últimos tempos, fazendo com que seus consumidores pensem em alguns pontos sobre o BKVerso: “É mais prático que o delivery?”, “Mais rápido que o drive?”, “Mais divertido que a loja?”. Para todas as perguntas, a resposta é não. A ação dá continuidade à campanha anterior, que citava o Metaverso como algo legal, mas que não substitui o mundo real, dado que não se pode sentir gosto, cheiro e muito menos experiências imersivas e reais por lá. O consumidor poderá realizar o download por meio da Steam nos próximos dias. O BKverso já está disponível para adicionar na wishlist da plataforma.


 

Vivo nomeará etapa da WSL no Brasil

Disputa brasileira do Championship Tour (CT), da World Surf League, passa a se chamar Vivo Rio Pro pelos próximos três anos

16 de dezembro de 2022 - 14h32  


Vivo Rio Pro 
Filipe Toledo em ação na etapa brasileira deste ano (crédito: WSL)

 

A partir da temporada 2023, a Vivo terá os naming rights da etapa brasileira do Championship Tour (CT), da World Surf League (WSL). O evento passa a se chamar Vivo Rio Pro. O contrato tem duração de três anos e prevê, ainda, o patrocínio a etapa no Brasil do Challenger Series. O Corona Saquarema Pro classifica surfistas para a elite mundial. Os dois eventos acontecem na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Até este ano, a etapa nacional do CT se chamava Oi Rio Pro.

“O surfe é um esporte democrático que está presente em muitas regiões do Brasil e conecta as pessoas com momentos de bem-estar e com a natureza. A parceria com a WSL reforça os valores e visão da marca – que além de levar cobertura a todo País, aposta na relação da tecnologia com temas contemporâneos como a sustentabilidade, o bem-estar físico e mental”, disse Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, em comunicado.

Neste ano, a etapa brasileira do Championship Tour teve um número recorde de patrocinadores. O Oi Rio Pro apresentado por Corona foi realizado com os patrocínios da Oi, Corona, Havaianas, Red Bull, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset, Localiza, 51 Ice, Australian Gold, Oakberry, TikTok, UniCesumar, Enel, NewOn (Grupo Prevent Senior), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, EY, Pura Vida e BFGoodrich.

Surfistas brasileiros conquistaram seis títulos mundiais nos últimos anos, incluindo o deste ano, com Filipe Toledo. Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019) também já foram campeões.

 

 

O líder de marketing tem o papel mais abrangente de pautar a empresa, diz Sabrina Salgado, da Latam

No segundo episódio do podcast Clube CMO, executiva fala sobre liderança, impacto social e olhar estratégico para a comunicação

Clube CMO

Publicado em 07/12/2022 às 13:55.

Última atualização em 07/12/2022 às 14:00.

 

Imagina liderar o marketing de uma companhia aérea e da noite para o dia encontrar 95% da empresa parada. “Foi a maior crise mundial desse negócio”, recorda Sabrina Salgado, gerente sênior de Estratégia e Comunicação de Marca do Grupo LATAM. “Não havia um dado crível para projetar”, conta.

Em entrevista ao podcast Clube CMO, a executiva relembrou o contexto desafiador da pandemia e como o cenário reverberou no marketing. “Uma empresa que tem o propósito de fazer com que os sonhos cheguem ao destino de repente se viu numa condição em que praticamente não havia voo e as pessoas não podiam voar. A gente como marketing voltou ao básico, ao propósito de entender o que eram os sonhos naquele contexto. E os sonhos eram salvar vidas, eram permitir que as pessoas continuassem projetando o futuro. Colocamos os nossos aviões a serviço disso”, explica.

Passados quase três anos daquele momento de ruptura, a empresa já tem números positivos novamente. No âmbito doméstico, ultrapassou a oferta que tinha antes da pandemia e aumentou a quantidade de destinos. No internacional, houve retomada de diversos destinos e mais estão previstos.

A forma de lidar com aquele momento que mudou o mundo é um exemplo de como Sabrina vê o papel do marketing atualmente. Para ela, a liderança da área tem uma responsabilidade que é muito mais abrangente, de usar o trabalho estratégico de marca e comunicação para assuntos que pautam a sociedade. “É uma camada que vai além do cliente. Obviamente, o negócio depende do cliente. Mas eu acho que uma marca tem um papel social que é a camada acima. Eu vejo essa potência e essa grandeza nos dias atuais para o CMO. A perspectiva de pautar uma transformação corporativa, uma transformação social”, reflete.

Em agosto, a Latam Airlines apresentou sua nova promessa de marca. “Estamos focados e dispostos em investir e alimentar não só em comunicação, mas em transformação. Não é sobre geografias nem burocracias. É sobre o mundo individual de cada passageiro em sobrevoar as suas limitações, preconceitos e sistemas em volta dele. Tanto que a chamada é ‘descubra o seu mundo sem fronteiras’”, explica.

Dentro dessa linha, a empresa fala de temas como sustentabilidade, inclusão, diversidade para ser cada vez mais acessível a todas as pessoas. “Continuaremos investindo em marca para levar o valor da Latam às vidas das pessoas”, diz.

Ao longo da conversa ela fala ainda sobre outros temas como performance, metodologias de mensuração, uso estratégico de dados, liderança e muito mais. Confira o episódio completo pelo canal de sua preferência.

 
 

O podcast Clube CMO faz parte do projeto de membership criado em parceria por EXAME e ZMES. Saiba mais e participe do grupo de líderes de marketing mais exclusivo do Brasil.

*O episódio foi gravado com antecedência

 



Uber Eats lança serviço de entrega por robôs nos EUA

A novidade é fruto de uma parceria entre a Uber e a empresa de robótica Cartken

Por Renata Turbiani

Entrega da Uber Eats por robôs começa a funcionar em Miami — Foto: Cartken/Divulgação 

 

Desde quinta-feira (15), moradores de Miami, nos Estados Unidos, podem solicitar que o seu pedido feito na Uber Eats seja entregue por robôs autônomos que andam pelas calçadas. O novo serviço é resultado de uma parceria entre a Uber e a empresa de robótica Cartken.

Inicialmente, s opção de entrega estará disponível na área de Dadeland, no condado de Miami-Dade. Mas a companhia tem planos de expandi-la para outras localidades em 2023.

Os robôs responsáveis pelo delivery de comida têm seis rodas e são equipados com vários sensores e câmeras para ajudá-los a evitar colisões e escolher rotas com menos perigos. Eles podem operar tanto em ambientes internos quanto externos, segundo a o The Verge. 

 

Ubear Eats começou a operar entrega por drones em Miami  — Foto: Reprodução/Uber 

 Uber Eats começou a operar entrega por drones em Miami — Foto: Reprodução/Uber 

 

Com este novo serviço, os clientes serão alertados quando a comida estiver a caminho e instruídos a encontrar a máquina, que é supervisionada remotamente, na calçada. Para pegar o pedido, basta destrancar o miniveículo usando o celular.

Uber investe em parcerias

No anúncio sobre os robôs, Noah Zych, chefe global de Mobilidade e Entrega Autônoma da Uber, chamou a colaboração com a Cartken de “outro marco importante para nossos esforços em tecnologia automatizada e autônoma”.

Desde que vendeu sua unidade de carros sem motorista por conta de pressões financeiras e legais, a empresa tem firmado parcerias com negócios externos para oferecer tecnologias automatizadas e futuristas que antes faziam parte de seu discurso para investidores e o público. Uma das mais recentes foi feita com a Motional para oferecer veículos autônomos em Las Vegas.

A estratégia seria a de que, por meio dos acordos, a Uber esteja tentando deixar de ser tão dependente de sua vasta frota de contratados independentes que pegam passageiros e entregam refeições.


 

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Americanas e Livelo fazem parceria para troca de pontos por produtos

127 milhões de itens em diversas categorias da Americanas serão adicionadas às 800 mil opções entre serviços, produtos e experiências da Livelo disponíveis para mais de 20 milhões de clientes

Por Mundo do Marketing - 19/04/2022 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


A Americanas começa a promover nesta semana uma parceria com a Livelo. A partir de agora, os compradores da loja poderão acumular pontos Livelo e trocá-los por produtos vendidos no e-commerce da Americas e disponíveis no catálogo do programa de recompensas.

Este é um acordo de milhões. Mais de 127 milhões de itens em diversas categorias, como notebooks, telefonia, eletrônicos, eletroportáteis, livros e jogos poderão ser trocados por participantes da Livelo, enquanto mais de 20 milhões de clientes e 340 empresas parceiras em diversos segmentos poderão acessar os produtos da Americanas. 

Ao firmar essa parceria com a Livelo, a estratégia de Americanas é ofertar os seus produtos para um volume ainda maior de potenciais consumidores e oferecer aos seus clientes uma plataforma de compra que entregue mais experiência multicanal, uma vez que ao acumularem pontos terão direito a trocá-los também por mais 800 mil opções entre serviços, produtos e experiências no programa. 

Até o dia 2 de maio, uma coleção especial de produtos vendidos pela Americanas terá destaque dentro da plataforma da Livelo que conta ainda com uma agência de viagens online para resgate de passagens, hotéis e pacotes.