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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pesquisa para criar marcas fortes

Uma pesquisa sobre a marca possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para os produtos ou serviços, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.

Como todos vocês, profissionais de Marketing, devem saber, para criar um marca forte, é preciso entender de pessoas, de gente. Para isso, é necessário fazer pesquisa. Muita pesquisa. Desde as tradicionais até as antropológicas. É preciso observar, ouvir, estar aberto e ter curiosidade para acessar as inquietações, necessidades e desejos dos consumidores, ensinou a aula sobre pesquisa no Curso Avançando de Branding do Grupo Troiano.

Vale passar um dia como vendedor, na casa da consumidora e atrás do espelho no focus group. O importante é não construir uma marca de dentro da empresa para o mercado ou mesmo somente de fora para dentro. Fazer pesquisa para Branding é importante para ampliar a visão da marca, embasar estratégias e gerenciar ações planejadas.

É preciso, no entanto, estar atento aos limites da pesquisa, pois nem todo problema de marca precisa ser resolvido com um levantamento. O consumidor também não substitui o profissional de Marketing, mas é importante ouvi-lo para testar o conceito de uma marca. Uma pesquisa sobre a marca possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para os produtos ou serviços, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.

Cuidado com algumas armadilhas:

1) Leitura muito literal de resultados não é tão ruim ou pior do que pesquisa nenhuma

2) Amostras grandes não necessariamente indicam estudos melhores, mas certamente custos maiores

3) Muito cuidado quando a pesquisa contrariar o bom senso

4) Boa pesquisa começa com boas hipóteses

5) Pesquisa não substitui a barriga no balcão

6) Use um fornecedor especializado

7) Não pergunte aquilo que você sabe que o consumidor não pode responder

8) Pesquisa não é barata. Não adianta comprar apenas pelo preço

9) Pense no que vai fazer com as informações

10) Pesquisa é inspiração, a decisão é do executivo.

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