Visitantes

contador de visitas para blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

“Twitter deve ser usado como aliado”

É o que pensa Camilla Menezes, responsável pelo twitter de Mano Menezes, que tem 1,7 milhão de seguidores

Usar o twitter como um aliado, sempre com base em uma estratégia de comunicação, é o que recomenda a jornalista Camilla Menezes. Ela está a frente da página do seu pai, Mano Menezes, técnico da seleção brasileira de futebol.

O que começou como uma ideia para que o pai se relacionasse com os torcedores do Corinthians na época em que era técnico do time paulista, virou um grande sucesso na rede: hoje o twitter de Mano Menezes (@manomenezes) tem nada menos que 1,7 milhão de seguidores.

Camilla participou do Footecon, nesta quarta-feira (08) no Rio, em um painel que contou ainda com Eduardo Tironi (Lance!) e Álvaro Oliveira Filho (CBN).

Camilla entende do que fala, afinal, Mano Menezes foi considerado um dos dez twitters mais influentes pelo inglês Daily Telegraph e um dos cinco do VMB, da MTV. “Ainda viramos fonte para a imprensa, com 50 manchetes baseadas em declarações dadas no twitter e nenhuma delas polêmicas", explicou Camilla, que hoje é coordenadora da assessoria de imprensa e imagem do técnico da seleção.

O twitter de Mano Menezes começou a ser produzido em abril de 2009 e levantou dúvidas até na família. “Minha mãe perguntou: quem vai seguir o Mano? Na primeira semana ele tinha 30 mil seguidores e em setembro alcançou 1 milhão”, disse.

Para ela, a ferramenta deve ser usada com planejamento. “Requer pouco investimento e traz um retorno eficaz, se trabalhado de uma boa forma. Mas deve-se criar um perfil que atenda as suas necessidades, com objetivos claros. Criar uma linguagem também é importante”, colocou.

Para ela, todos os clubes devem usar o twitter. “Não devemos evitá-lo, se bem usado é uma nova forma, eficaz, de alimentar a paixão do torcedor e aproximá-lo de ídolos e clubes”, disse. E

la alertou para o cuidado que os clubes devem ter em orientar seus jogadores para o bom uso da ferramenta, evitando crises. “É como ter um microfone na mão, que deve ser bem utilizado. Não é censurar, mas orientar. É melhor trabalhar antes, do que consertar algo negativo depois ", disse

Ela ressaltou que quem segue um twitter quer informações exclusivas, e citou o recente caso de paternidade do Ronaldo. "Ele podia usar um comunicado oficial para falar sobre o teste positivo de paternidade, mas usou o twitter. É a informação pura e simples que está ali, falando direto para os fãs ao mesmo tempo em que a imprensa recebe a notícia", falou.

Camilla destacou ainda que a discussão não é sobre tecnologia. “Não falo de entender novas mídias mas da comunicação pura e simples. Ela é que deve ser usada para desenvolver esta estratégia”, disse.

Eduardo Tironi, editor executivo do jornal Lance!, concorda que as redes sociais tem que ser usadas como aliados. “É impensável um grupo de mídia em uma estratégia digital bem definida”, disse. Para ele, em cinco anos o smartphone será o bem mais importante que as pessoas irão carregar.

Já Álvaro Oliveira Filho, gerente de Esportes da CBN, frisou que este é um caminho sem volta. “E é tudo muito rápido. Nem todas as empresas sabem lidar com isso ou sequer tem uma estratégia definida”, concluiu.

A realização do Footecon é da Football Sports Venture (FSV), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, e da Fagga Eventos, empresa do grupo GL events Brasil.

Por Teresa Levin

Nenhum comentário:

Postar um comentário