Depois da estreia no universo gamer em 2021, O Boticário retorna ao
jogo de realidade virtual Avakin Life, que permite que o usuário crie
seu próprio avatar. O projeto estará ativo entre os dias 22 de fevereiro
e 5 de março, um dos períodos mais esperados pelos usuários do jogo –
quando acontece o Carnaval. A ativação da loja in-game prevê atividades
exclusivas por período limitado, como a criação de dois blocos temáticos
de Carnaval nomeados com marcas do Boticário, a disponibilização de
tutoriais e conteúdo de vídeo no cinema virtual do jogo, bots
exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e cabelo, encorajando o
jogador a ousar na customização de avatares, curtir a folia virtualmente
e trazer as dicas para o mundo fora da tela.
O interesse da marca em interseccionar o universo da beleza e dos jogos é
reflexo do contexto em que estamos inseridos: conectividade constante e
incerteza no mundo físico, como revela a oitava edição da Pesquisa Game
Brasil (PGB)*, publicada em abril de 2021. De acordo com o estudo,
75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no período de isolamento
social e 72% da população do Brasil joga algum tipo de videogame. A
aposta no universo game pelo Boticário começou em 2021, quando a marca
se tornou a primeira do segmento a apostar em ativações no Avakin Life.
A ação de carnaval e a reativação da loja no jogo é mais um passo do
Boticário na estratégia de ampliar o diálogo e promover experiências
diferenciadas que conectam o mundo in e out game com os mais diversos
públicos, incluindo o consumidor gamer, que já atinge status da chamada
mídia de massa. “Precisamos estar onde os nossos consumidores estão.
Hoje, já temos um mindset analítico e data-driven. Com isso, precisamos
entender com profundidade esse público, escutando ativamente a
comunidade e, a partir dessa escuta, conectar nossas marcas com a
linguagem, os produtos e serviços relevantes, atrelando a audiência a
uma estratégia personalizada. Não podemos falar de evolução e construção
de futuro do nosso negócio e da comunicação, sem estarmos conectados
com os gamers" – comenta Natalia Calixto, Diretora de Mídia, BI, CRM
& Insights, do grupo.
Jornada do consumidor
Outra preocupação da marca é a jornada do consumidor, considerando um
olhar diferente para cada nicho de maneira estratégica e focada na
expectativa de quem pretende impactar. “A nossa primeira ativação no
Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar insights do consumidor para
retomar com uma experiência mais marcante e inovadora. Em linha com
nossa estratégia de atuação em games e conexão com novas audiências,
criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e hiper-realista”,
comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.
O novo projeto, idealizado pela marca em parceria com a BBL, empresa
one-stop-shop especializada em games e eSports, e com a agência
AlmapBBDO, vai se desdobrar em dois blocos de Carnaval virtuais, que
receberão os nomes de marcas do Boticário das categorias de maquiagem e
cabelos: Bloco Intense e Bloco Match, respectivamente. Durante o
período, as ativações irão engajar e proporcionar benefícios aos
jogadores, que deverão escolher um dos blocos que estarão na Praça do
Brasil para curtir a folia, onde poderão interagir com a ação e somar
pontos. Na dinâmica, o bloco campeão ganhará uma festa especial, aberta
ao público e tematizada com suas cores.
Sobre a escolha da nova ativação ser exatamente nesse período festivo, o
CEO da BBL, Nando Cohen, explica “O Carnaval é uma data que tem tudo a
ver com o Boticário e com a expertise da BBL no segmento de games e
eSports vamos criar momentos especiais por meio da beleza e inserir a
marca de forma ainda mais natural e efetiva no Avakin, sempre trazendo
ações em que o gamer seja recompensado com vantagens e benefícios. Tudo
foi pensado para melhorar a experiência da comunidade com a marca”.
Além das ativações em torno do Carnaval, os players terão acesso a skins do Boticário que poderão ser adquiridas na loja da marca, onde a consultora Thaty estará pronta para recebê-los. As personalizações fazem referência a produtos reais das categorias de maquiagem e cabelo, traduzindo em cores e benefícios os itens do portfólio selecionados para essa nova entrada. De maquiagem, temos como opções o Lápis para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260 Intense, entre outros. E para os cabelos, dentre a variedade de itens, temos o Match Tônico do Crescimento.
Outra ação inédita será a exibição de vídeos com tutorias de make e looks no AvaBytes, o cinema do game, para que os jogadores possam aproveitar as dicas também fora do game. "Esse é mais um movimento de uma estratégia 360º e crescente de games para O Boticário, com objetivo de se consolidar, cada vez mais, como a marca preferida na categoria para o público gamer. Nosso desafio em mídia é ampliar os pontos de contato com esse target, mas também criar relações profundas. Retomar a ativação em Avakin é a prova disso. Estamos dando sequência à nossa relação com os jogadores do real life games em um momento em que as conversas sobre as festividades começam a se aquecer”, destaca Suellen Kiss, Diretora de Mídia da AlmapBBDO.
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