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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Banco PanAmericano perde 35% de seu valor de marca após fraude

Após escândalo, marca perde R$ 60 milhões, segundo estudo da Brand Finance. Imagem de Silvio Santos, no entanto, teve saldo positivo

Rio de Janeiro - Que um escândalo financeiro abala a imagem de qualquer marca, todo profissional de marketing sabe. Mas quando a crise é associada a um banco, o estrago pode ser bem maior. Desde o dia 9 de novembro, quando o Banco PanAmericano anunciou o recebimento de um aporte de R$ 2,5 bilhões, o futuro da instituição e de todo o Grupo Silvio Santos foi colocado em xeque.

O recurso obtido junto ao Fundo Garantidor de Créditos, tendo as empresas do grupo como garantia, serviu para cobrir um rombo causado supostamente por fraudes de executivos da empresa. O escândalo abalou a confiança de investidores e clientes do banco, prejudicando seriamente a marca que, segundo uma simulação da Brand Finance, perdeu cerca de 35% de seu valor de mercado, o equivalente a aproximadamente de R$ 60 milhões.

Embora os problemas tenham sido causados por funcionários do banco, foi o nome de Silvio Santos que mais apareceu com a confusão. Isso, porém, não trouxe problemas para a imagem do apresentador perante o público. Após uma entrevista dada à Folha de São Paulo, Silvio ganhou pontos com os telespectadores pela sua transparência ao tratar do caso, mesmo parecendo desconhecer muitas coisas sobre os negócios que levam seu nome.

Positivo para Silvio Santos, negativo para o banco

Pelo menos foi isso que registrou um estudo realizado pela Senso Comunicação. A agência monitorou as menções em mídias sociais de expressões ligadas ao assunto. A análise mostrou um interesse crescente pela transparência com a qual Silvio Santos se manifestou, gerando buzz positivo e alcançando uma camada de formadores de opinião mais profunda que as notícias relacionadas aos indicativos de fraude na instituição bancária.

É claro que o nome do empresário e a marca PanAmericano sofreram de forma diferente, já que atingem públicos distintos. No caso dos telespectadores e admiradores do trabalho do empresário, o comunicado transmitido no SBT - que garantia que ninguém que confiasse no banco seria prejudicado - deu resultado. Tanto que fez com que fãs se oferecessem para ajudar financeiramente o apresentador. Por outro lado, para investidores do banco, a ação não teve o mesmo efeito. “Como eles querem ser transparentes depois de tantas mentiras? Já é tarde. As pessoas não acreditam mais”, afirma Gilson Nunes, CEO da Brand Finance.

A crise é grave e o estrago só não foi maior porque a instituição financeira conta com sociedade com a Caixa Econômica Federal, que não deixa ela quebrar, além de não possuir contas para o varejo, o que evita uma debandada geral, o “efeito manada”. Por essas razões, o banco ainda pode se recuperar e dentro de alguns anos se restabelecer totalmente. “O cenário de recuperação do Banco Panamericano é de médio prazo. Eles estão vivendo uma crise de imagem, mas se a partir de agora investirem nas decisões corretas, acredito que em dois ou três anos tudo pode voltar ao normal”, acredita Nunes.

SBT se mantém neutro

Entre as atitudes que o executivo acredita que sejam importantes para a recuperação da imagem da instituição está justamente a transparência. “É hora de mostrar os fatos, abrir o balanço do banco e abrir uma auditoria idônea. O momento de promessas acabou. Se acontecer de eles inventarem uma realidade que não existe de novo, eles vão para o buraco de vez”, finaliza Nunes.

Quando se trata do grande público, o escândalo se caracterizou por fazer com que alguns nomes que não eram conhecidos começassem a aparecer nas buscas e nas redes sociais. É o caso da expressão “Banco PanAmericano”. Segundo a Senso, essas palavras apresentavam índices insignificantes na rede. Após a divulgação do problema, houve um aumento de 1.900% no dia 10, um dia depois de o escândalo vir à tona. No dia 16, quando o estudo foi finalizado, a expressão ainda se encontrava 340% acima da média histórica desta marca no segmento analisado.

De acordo com o que é mostrado no estudo, a variação em que o termo SBT é citado é bem sutil em comparação com as outras palavras analisadas. Números mostram que a menção do canal de TV nas redes sociais se manteve estável, já que ela é naturalmente algo muito citado devido aos programas e atrações. “O problema foi mesmo para a marca do PanAmericano, já que o SBT se manteve neutro e as declarações do Silvio Santos geraram para ele um buzz positivo”, conclui André Soares, diretor de comunicação da Senso.

Panasonic apresenta linha Lumix no Facebook

Página trará também informações e dicas de fotografia

Por Lucas Carvalho, do Mundo do Marketing | 08/12/2010
pauta@mundodomarketing.com.br


A Panasonic estreia no Facebook trazendo a linha lumix para sua página na rede social. Os internautas terão acesso a todas as informações das máquinas digitais da linha e encontrarão dicas e informações sobre fotografia em geral. Além disso, os interessados poderão participar de concursos e ações exclusivas. O objetivo da multinacional japonesa é estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes.

Bangu Shopping amplia seu espaço

Expansão teve investimento de R$ 37 milhões e prevê aumento nas vendas

Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing | 08/12/2010
pauta@mundodomarketing.com.br

O Bangu Shopping expandiu sua área comercial, que foi inaugurada no último dia 3. Com o crescimento, o local passa a contar com 25 novas lojas, entre elas o Subway, o Montana Grill e o Burger King. O projeto teve investimento de R$ 37 milhões e prevê aumento de 15% nas vendas anuais do estabelecimento.

Bozzano patrocina Footecon 2010

Marca já investe no futebol estampando camisas de times brasileiros




Por Lucas Carvalho, do Mundo do Marketing | 08/12/2010
pauta@mundodomarketing.com.br


A Bozzano patrocina o Footecon 2010, um fórum voltado para o futebol. Desta forma, a marca, que já vem estampando a camisa de times do Campeonato Brasileiro desde o ano passado, reafirma sua identidade com o esporte. O evento que começou ontem, dia 7, e termina hoje, 8, reúne no Copacabana Palace os melhores profissionais do esporte como Médicos, técnicos, juízes, gestores e jogadores.

São Paulo Futebol Clube vende pacote de ingressos pelo ClickOn

Com parceria, time comercializa entradas para o Paulistão 2011 com 67% de desconto

O São Paulo Futebol Clube firmou uma parceria com o site de compras coletivas ClickOn. Com o acordo, os torcedores poderão, a partir desta quarta-feira (08), adquirir ingressos para assistir as 10 partidas que o time realizará no Estádio do Morumbi durante o Campeonato Paulista 2011.

Pelos site, os interessados podem comprar um pacote com todas as entradas, que custariam R$ 300,00 na bilheteria, por R$ 99,99 – o que corresponde a um desconto de 67%. O ClickOn não limita o número de pacotes a ser comprado por pessoa, incentivando a aquisição de mais ingressos como opção de presente, especialmente para este fim de ano.

Estão disponibilizados 10 mil pacotes de ingressos. Quem comprá-los deve imprimir o cupom e trocá-lo, na bilheteria do estádio, por um cartão magnético recarregável e personalizado para os clientes do ClickOn.

“Twitter deve ser usado como aliado”

É o que pensa Camilla Menezes, responsável pelo twitter de Mano Menezes, que tem 1,7 milhão de seguidores

Usar o twitter como um aliado, sempre com base em uma estratégia de comunicação, é o que recomenda a jornalista Camilla Menezes. Ela está a frente da página do seu pai, Mano Menezes, técnico da seleção brasileira de futebol.

O que começou como uma ideia para que o pai se relacionasse com os torcedores do Corinthians na época em que era técnico do time paulista, virou um grande sucesso na rede: hoje o twitter de Mano Menezes (@manomenezes) tem nada menos que 1,7 milhão de seguidores.

Camilla participou do Footecon, nesta quarta-feira (08) no Rio, em um painel que contou ainda com Eduardo Tironi (Lance!) e Álvaro Oliveira Filho (CBN).

Camilla entende do que fala, afinal, Mano Menezes foi considerado um dos dez twitters mais influentes pelo inglês Daily Telegraph e um dos cinco do VMB, da MTV. “Ainda viramos fonte para a imprensa, com 50 manchetes baseadas em declarações dadas no twitter e nenhuma delas polêmicas", explicou Camilla, que hoje é coordenadora da assessoria de imprensa e imagem do técnico da seleção.

O twitter de Mano Menezes começou a ser produzido em abril de 2009 e levantou dúvidas até na família. “Minha mãe perguntou: quem vai seguir o Mano? Na primeira semana ele tinha 30 mil seguidores e em setembro alcançou 1 milhão”, disse.

Para ela, a ferramenta deve ser usada com planejamento. “Requer pouco investimento e traz um retorno eficaz, se trabalhado de uma boa forma. Mas deve-se criar um perfil que atenda as suas necessidades, com objetivos claros. Criar uma linguagem também é importante”, colocou.

Para ela, todos os clubes devem usar o twitter. “Não devemos evitá-lo, se bem usado é uma nova forma, eficaz, de alimentar a paixão do torcedor e aproximá-lo de ídolos e clubes”, disse. E

la alertou para o cuidado que os clubes devem ter em orientar seus jogadores para o bom uso da ferramenta, evitando crises. “É como ter um microfone na mão, que deve ser bem utilizado. Não é censurar, mas orientar. É melhor trabalhar antes, do que consertar algo negativo depois ", disse

Ela ressaltou que quem segue um twitter quer informações exclusivas, e citou o recente caso de paternidade do Ronaldo. "Ele podia usar um comunicado oficial para falar sobre o teste positivo de paternidade, mas usou o twitter. É a informação pura e simples que está ali, falando direto para os fãs ao mesmo tempo em que a imprensa recebe a notícia", falou.

Camilla destacou ainda que a discussão não é sobre tecnologia. “Não falo de entender novas mídias mas da comunicação pura e simples. Ela é que deve ser usada para desenvolver esta estratégia”, disse.

Eduardo Tironi, editor executivo do jornal Lance!, concorda que as redes sociais tem que ser usadas como aliados. “É impensável um grupo de mídia em uma estratégia digital bem definida”, disse. Para ele, em cinco anos o smartphone será o bem mais importante que as pessoas irão carregar.

Já Álvaro Oliveira Filho, gerente de Esportes da CBN, frisou que este é um caminho sem volta. “E é tudo muito rápido. Nem todas as empresas sabem lidar com isso ou sequer tem uma estratégia definida”, concluiu.

A realização do Footecon é da Football Sports Venture (FSV), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, e da Fagga Eventos, empresa do grupo GL events Brasil.

Por Teresa Levin

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SBT tem novo vice-presidente

José Roberto dos Santos Maciel, até então diretor administrativo e financeiro da emissora, assume posição



O executivo José Roberto dos Santos Maciel (45), há 10 anos diretor administrativo e financeiro do STB, foi nomeado vice-presidente do SBT e começa a assumir suas funções nesta sexta-feira (19).

Segundo comunicado da emissora, Maciel terá como missão elaborar e garantir o cumprimento das novas estratégias da emissora no curto, médio e longo prazos, promovendo o crescimento e a evolução do SBT de forma a conquistar cada vez mais a atenção e o respeito dos telespectadores, parceiros e anunciantes.

Com o pedido de demissão do Dr. Luiz Sebastião Sandoval (65) do Grupo Silvio Santos na noite desta quinta-feira (18), Guilherme Stoliar (55), profissional com experiência nos negócios do grupo e que vinha exercendo a função de diretor executivo no SBT, assume a presidência do GSS.

Bavaria volta a usar a canção "Cerveja"

Leonardo dá o tom do novo comercial da marca, juntamente com Fernando & Sorocaba



A Bavaria Clássica volta a usar, em sua comunicação publicitária, a canção-tema “Cerveja”, que marcou a antiga assinatura da marca: “A cerveja dos amigos”. Na nova fase, desenvolvida pela Talent e que chega à mídia nesta sexta-feira (19), o cantor Leonardo volta a emprestar sua voz para os versos da música, desta vez acompanhado por Fernando & Sorocaba.

No comercial, a dupla aparece desanimada por não ter em mãos um abridor, o que os impede de saborear uma Bavaria gelada. Quando Leonardo aparece, porém, as garrafas se abrem apenas com os primeiros acordes da canção. A peça é finalizada com a nova assinatura da cerveja: “Sabor de sexta-feira”. Assista aqui ao novo filme.

Ficha técnica:

Direção de Criação: João Livi, Philippe Degen e Felipe Luchi
Criação: Philippe Degen, Felipe Luchi, Rubens Kato, Alexandre Catarino e Ricardo Big Passos
Atendimento: Rogério Dezembro, Marcel Stefani Bonzo e André Dainesi
Planejamento: Mari Zampol e André Menezes
Mídia: Paulo Stephan, Maurício Almeida e Leila Rocha
RTVC: Maria Herminia Weinstock, Tato Freire e Iára Pertusi
Produtora do filme: Cine
Direção de cena: Clovis Mello
Direção de fotografia: Fernando Oliveira
Produção executiva: Raul Dória
Montagem: Jaó Branco e Clovis Mello
Finalização: Digital 21
Produtora de som: A Voz do Brasil
Produção de som: Alan Terpins e Rosana Souza
Aprovação pelo cliente: Nuno Teles, Ricardo Tedesco, Carolina Camelier e Mateus Morandini

Vonpar Bebidas fecha patrocínio com S.C. Internacional

Acordo será assinado nessa quinta no estádio do clube gaúcho


Por Lucas Carvalho, do Mundo do Marketing | 19/11/2010
pauta@mundodomarketing.com.br


A Vonpar Bebidas S/A fechou uma parceria com o Internacional. O acordo será firmado nessa quinta feira, dia 18, no estádio do clube, em Porto Alegre, e terá duração de quatro anos. A empresa franqueada da Coca-Cola será a nova fornecedora de refrigerantes do clube e apoiará ações do “Inter Social”, bandeira de projetos sociais do time gaúcho, além de ter sua marca exposta em publicidade estática no estádio.

Blockbuster Online dá assinaturas para clientes da Sony

Quem comprar um DVD ou Blu-ray da marca pode participar da promoção


Por Lucas Carvalho, do Mundo do Marketing | 19/11/2010
pauta@mundodomarketing.com.br


A Sony e a Blockbuster Online realizam uma promoção em parceria. Até o dia 30 de junho de 2011, quem comprar um dos aparelhos de DVD ou Blu-ray da marca ganhará uma assinatura da locadora virtual durante 30 dias. Os produtos podem ser encontrados nos sites americanas.com, submarino.com e shoptime.com, além de lojas revendedoras da Sony. A ação é valida nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, que são atendidos pela Blockbuster online.