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terça-feira, 5 de abril de 2011

Brasil é o mercado mais importante para Visa, depois dos EUA

Após anos patrocinando as Olimpíadas, empresa americana aposta na Copa do Mundo para se aproximar dos novos mercados da África e da América Latina


Tatiana Gianini, da EXAME
Divulgação

Antonio Lucio, marketing global da Visa

Antonio Lucio, da Visa: Copa do Mundo ajuda a ampliar cobertura da América Latina, do Oriente Médio e da África

São Paulo - No ano passado, os cartões de crédito, débito e pré-pagos Visa foram, junto com dinheiro, os únicos meios de pagamento aceitos nos estádios da Copa do Mundo da África do Sul. O mundial africano foi a estreia da Visa em Copas do Mundo.

Em 2007, a empresa americana se tornou uma das parceiras globais da FIFA até 2014. O apoio ao maior evento do futebol mundial se soma ao das Olimpíadas, que a empresa patrocina desde 1986.

Da sede da empresa em San Francisco, na Califórnia, o espanhol Antonio Lucio, diretor-executivo global de marketing da Visa, falou com EXAME por telefone sobre os eventos patrocinados pela empresa.

EXAME - Como a Visa avalia o resultado do investimento na Copa do Mundo da África do Sul?

Antonio Lucio - Foi excepcional. O mundial teve para a empresa um impacto global, já que pudemos comercializar o evento em 90 países ao redor do mundo. O Brasil foi um dos países nos quais tivemos os melhores resultados, com ações como a que desenvolvemos em conjunto com o Banco do Brasil e o Bradesco, pela qual emitimos cartões com motivos do mundial de futebol.

EXAME - O investimento em futebol, um esporte extremamente popular nos países da África e da América Latina, é uma forma de se aproximar dos mercados emergentes?

Antonio Lucio - Sem dúvida. Enquanto as Olimpíadas, que patrocinamos desde os anos 80, podem ser comercializadas principalmente nos Estados Unidos e outros países mais desenvolvidos, a Copa do Mundo nos ajuda a ampliar nossos horizontes na cobertura dos mercados emergentes da América Latina, Oriente Médio e África. O Brasil, por exemplo, é hoje o mercado mais importante para a Visa, excluindo os Estados Unidos.

EXAME - Nesse sentido, o mundial da África do Sul gerou resultado?

Antonio Lucio - Sim. No próprio país-sede, a África do Sul, conseguimos nos associar com 14 mil comerciantes e estabelecer alianças estratégicas com 200 centros comerciais. Isso permitiu expandir a aceitação do nosso produto e a aumentar o número de transações de pagamento eletrônico.

EXAME - A Visa começou a investir na Copa do Mundo com sede num país com um nível de desenvolvimento completamente diferente dos europeus, por exemplo. Vocês enfrentaram problemas na organização do mundial?

Antonio Lucio - Não tivemos nenhum tipo de problema, mas tenho que admitir que o processo de preparação para esse mundial foi muito extenso. Ele durou praticamente quatro anos, nos quais trabalhando em conjunto com o comitê organizador pudemos identificar as áreas onde tínhamos que aumentar nosso tipo de apoio, e tudo isso foi feito antes de chegarmos à África do Sul.

EXAME - Dada a antecipação no caso africano, a Visa já está se preparando para a Copa do Mundo no Brasil?

Antonio Lucio - O Brasil é um dos mercados nos quais mais estamos investindo em todo o mundo, dada a sua importância para a empresa. Para o mundial brasileiro, gostaríamos que a nossa equipe de marketing local desenvolvesse a campanha global de marketing para futebol. A primeira reunião ocorreu há um mês.

EXAME - Na Copa do Mundo no Brasil, questões como segurança e trânsito não preocupam a Visa?

Antonio Lucio - Cada mundial e cada Olimpíada tem uma série de desafios diferentes. Na África do Sul também se esperavam problemas relacionados à segurança, mas eles foram superados através de um planejamento. Londres também problemas de trânsito e de segurança, e para a cidade estão sendo desenvolvidos planos específicos. Estou convencido de que o grupo organizador do Brasil poderá atacar esses problemas. O interessante é que os problemas já estão identificados. Agora é hora de estabelecer um plano para resolvê-los. O Brasil está preparado para usar Copa do Mundo e Olimpíadas para mostrar ao mundo o que é capaz em organização, negócios e cultura.

EXAME - A Espanha, sua terra natal, venceu a última Copa do Mundo. Quem deve ganhar a Copa no Brasil?

Antonio Lucio - Gostei muito de ver a Espanha ganhar a Copa na África do Sul, mas em 2014 é o Brasil que precisa ganhar. Senão, como negócio, a Copa não funciona (risos).


Twitter pode ter páginas para empresas

Com recurso, marcas teriam possibilidade de oferecer campanhas diferenciadas para seguidores


David McNew/Getty Images

Twitter novo

Novidade do Twitter funcionaria de maneira semelhante às Facebook Pages

São Paulo - Ainda em busca de monetização, o Twitter pode lançar em breve um novo espaço dentro de seu serviço. Essa novidade seria voltada às marcas e funcionaria de maneira semelhante às Facebook Pages, relata o Brandrepublic.

Uma fonte ligada ao Twitter afirmou ao site que as páginas seriam parte de um esforço conjunto do presidente-executivo Dick Costolo e do presidente de receitas Adan Dain para gerar receita – o que sugere uma possível cobrança pelo uso do serviço.

A ideia é basicamente a mesma que a do Facebook. Por meio das páginas exclusivas, as marcas teriam como oferecer campanhas diferenciadas, na intenção de angariar seguidores.

Abril investe no e-commerce de moda feminina

Click-à-Porter pretende reunir e organizar as melhores opções de sapatos, bolsas e acessórios



O Grupo Abril apresentou na manhã desta terça-feira (5) seu novo investimento no mercado de e-commerce. Depois do site de compras coletivas Bananarama, chegou a vez de a empresa investir no Click-a-Porter, portal especializado em moda feminina que tem como objetivo oferecer o maior número de opções em um determinado segmento, tendo como diferencial ferramentas e organização que facilitem a visualização, escolha, compartilhamento de informação e efetividade de compra dos produtos.

“Nossa área de e-commerce tem como objetivo principal valorizar o pool de produtos da Abril e, como veículo de mídia, conversamos muito com o público feminino. Percebemos nos últimos tempos que a taxa de cliques gerada em nossos ambientes online era muito grande em artigos ligados à moda feminina e começamos a idealizar o Click-à-Porter”, explicou Tiê Lima, gerente de comércio eletrônico da Abril.

O site vai ao ar inicialmente especializado em sapatos, apresentando mais de sete mil pares diferentes, organizados entre modelos, cores e marcas. O visitante pode montar sua lista de desejos, compartilhar impressões nas redes sociais, acompanhar os produtos mais bem avaliados e, na decisão da compra, é direcionado ao site do lojista parceiro – entre eles já confirmados Carmim, Dafiti, AnitaOnline, Passarela, Carolina Martori, Mil Shoes, Doctor Shoes, Jack Boots, Carrano e Di Santini.

Não é sua intenção comercializar os produtos diretamente, mas sim dedicar-se à melhor forma de organização e disseminação de opções, para, no momento final, encaminhar o consumidor ao ambiente de comércio online do varejista que oferece a oferta. A remuneração do Cick-à-Porter será feita pela geração de cliques que encaminhem o usuário para a etapa final de compra. “Por meio de inteligência artificial, os produtos a serem exibidos para cada visitante serão baseados em sua navegação. Se a pessoa nunca procurou um determinado tipo de sapato ou uma cor, não há por quê ficarmos apresentando opções desse tipo para ela”, ressaltou Lima, indicando fatores como recomendação, avaliação, participação em quiz e conexão com redes sociais como o Facebook para ampliar a segmentação. “Queremos que cada um que acesse o site encontre sua própria vitrine, com os produtos de seu interesse à primeira vista”, completou a gerente de produtos Adriana Eny Sonu.

Conceito

Para ilustrar o ideal do Click-à-Porter, a Repense criou o slogan “Pra você que adora você”, além do conceito de todos os momentos são oportunos para uma comprinha. “O site indica situações adversas como ‘Corte de cabelo novo? Compre um sapato’ e ‘Tá de TPM? Compre um sapato’, para destacar que, para a maioria das mulheres, qualquer momento pode ser oportuno para comprar um sapato, uma bolsa ou um acessório”, garantiu Adriana.

O site terá grande divulgação em veículos da Abril, entre eles sites e revistas voltados ao público feminino, e-mail marketing para base de assinantes e nos monitores da Elemidia. Também ganhará reforço em veículos em geral, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

por Karan Novas

Iate Clube do Rio promove concorrência para captação de patrocínios

Processo está sendo coorenado por Jomar Pereira da Silva Roscoe

O Iate Clube do Rio de Janeiro promove concorrência para contratação de empresa de captação de patrocínios para os seus eventos esportivos e sociais. As propostas deverão ser encaminhadas para a Secretaria do Iate, Av. Pasteur 333, em envelope lacrado, até o dia 25 de Abril, às 18h. O publicitário Jomar Pereira da Silva Roscoe, diretor de marketing do tradicional clube carioca, coordena o processo seletivo. Informações no site http://www.icrj.com.br.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Embraer vende 20 aviões à Alitalia

As aeronaves regionais, modelos 175 e 190, começarão a ser entregues no terceiro trimestre


A Embraer anunciou nesta segunda-feira 21 a venda de 15 jatos Embraer 175, configurado com capacidade para 88 passageiros, à companhia aérea italiana Alitalia.


A indústria aeronáutica brasileira confirmou também a comercialização de cinco unidades do modelo 190, de 100 lugares, por meio de leasing.

Os aviões servirão principalmente para vôos regionais da companhia, dentro do território italiano. As aeronaves começarão a ser entregues no terceiro trimestre deste ano.

BNDES vira patrocinador da canoagem brasileira

Serão destinados à modalidade, em 2011, até R$ 10 milhões, por meio de deduções pela Lei de Incentivo ao Esporte


O BNDES tornou-se, nesta segunda-feira 21, patrocinador da canoagem brasileira. O objetivo do banco é incentivar e viabilizar o desenvolvimento da modalidade olímpica brasileira. Para tanto, serão destinados à modalidade, em 2011, até R$ 10 milhões, através de deduções pela Lei de Incentivo ao Esporte. O acompanhamento das operações ficará a cargo do BNDES, ao qual caberá a análise dos projetos encaminhados pela Confederação Brasileira de Canoagem. O Brasil possui cerca de 30 mil praticantes e 1.700 atletas confederados no esporte, organizados em 16 Estados e 104 associações.

"A canoagem é uma modalidade emergente, que já conta com uma estrutura e com grande potencial. Apesar disso, estava órfã de patrocínio", ressaltou Luciano Coutinho, presidente da instiuição, citando dados do setor e lembrando que o brasileiro Fernando Fernandes é o atual campeão mundial de paracanoagem.

"Queremos estruturar este esporte de forma sólida e definitiva. O apoio do BNDES será dado com consistência e com continuidade, seguindo a visão de longo prazo que o BNDES tem em tudo o que faz", frisou Coutinho.


Para Orlando Silva, ministro do Esporte, o apoio do BNDES deve contribuir com o esforço de aprimoramento da gestão dos esportes de alto rendimento no Brasil. "Esse apoio vai ter um impacto muito positivo no desenvolvimento de um outro modelo para a canoagem no Brasil. A modalidade é uma das primeiras que consolidou um planejamento até 2016 e creio que esse aporte do BNDES é mais um passo para garantir não só melhor infraestrutura, melhores equipamentos e assistência aos atletas, mas para estimular uma governança diferente no esporte de alto nível no País", disse.

Sony exibe peças filmadas no Brasil para promover C.S.I.

As peças promocionais foram criadas e produzidas pela equipe brasileira do canal, em parceria com a Varal Produções


CBS/Divulgação

Cena do seriado americano CSI - Crime Scene Investigation

Sony exibirá três peças que têm entre 30 e 45 segundos de duração e um trailer de um minuto e meio, que simulam cenas de investigação no Brasil

São Paulo - Para promover a volta da série “C.S.I.” à sua grade de programação, o Sony Entertainment Television veicula a partir desta semana uma campanha especial produzida no Brasil.

As peças promocionais foram criadas e produzidas pela equipe brasileira do canal, em parceria com a Varal Produções. São três peças que têm entre 30 e 45 segundos de duração e um trailer de um minuto e meio, que simulam cenas de investigação em três ambientes diferentes- uma cozinha, um jardim e um escritório- remetendo ao universo da série. As peças foram dirigidas por Rafael Barioni, produtor do Sony no Brasil, com direção de fotografia assinada por Eduardo Piagge e direção de arte por Lucas Buitoni, da Varal Produções.

9ine deve agenciar carreira de Adriano no Corinthians

Empresa de Ronaldo com grupo WPP teria incentivado vinda do atacante para o clube, a ser anunciada oficialmente nesta sexta-feira


Karan Novas, do

Getty Images

Adriano, jogador de futebol

Adriano: depois de polêmicas o desligarem do Roma, da Itália, atacante pode ser o próximo reforço do Corinthians

São Paulo - O atacante Adriano deve mesmo ser um dos principais reforços do Corinthians para o Campeonato Brasileiro, e não é apenas dentro de campo que seu destino está praticamente definido.

Depois de polêmicas que o desligaram do Roma, da Itália, e o reaproximaram do futebol brasileiro, a decisão pelo novo clube parece ter grande influência da 9ine, empresa de marketing esportivo de Ronaldo com o WPP.

Adriano deve ser anunciado nos próximos dias como atleta do Timão e também como o primeiro jogador de futebol a ter sua carreira acompanhada pela agência, que tem atualmente, entre seus clientes, o lutador de UFC Anderson Silva e a Brahma, primeira anunciante a entregar suas ações voltadas ao esporte nas mãos da operação presidida pelo Fenômeno – o qual também é patrocinado pela empresa até 2016.

A 9ine se dividirá entre o atendimento de atletas de alto nível e de empresas que pretendem investir no marketing esportivo. No primeiro pilar, há também conversas avançadas com os brasileiros Kaká, atualmente no Real Madrid; e com Neymar, craque do Santos.

Na última semana, Ronaldo embarcou com seu sócio, Marcus Buaiz, para a Europa, onde se reuniu com o meio-campista em um jantar informal. O ex-atleta passou por Madri, Milão e Paris, conversando com ex-companheiros nos campos e com empresários ligados ao meio esportivo, mostrando-se intensamente dedicado à sua nova função executiva.

Facebook lança propaganda em tempo real

Anúncios aparecerão na timeline assim que usuários atualizam status


Getty Images

Marck Zuckerberg

Zuckerberg: Facebook irá agradar mais os internautas com entrada dos anúncios instantâneos

São Paulo - Se depender do Facebook, os anunciantes vão errar cada vez menos o alvo. A rede social começou a testar inserção de publicidade em tempo real, de acordo com as atualizações dos usuários.

Por exemplo, se uma pessoa escreve que está com vontade de comer pizza, no mesmo momento aparecerá um anúncio de algum serviço de pizzaria. Ainda em fase inicial, o serviço atinge apenas 1% dos seguidores da rede de todo o mundo.

Atualmente, o Facebook tem um sistema de links patrocinados na barra lateral da página. As propagandas são segmentadas, mas não publicizadas em tempo real. Funcionam assim: as mensagens dos usuários e as atualizações são coletadas, mas somente depois de um tempo os produtos que supostamente se enquadram em determinado perfil são selecionados e adicionados.

Com a entrada dos anúncios instantâneos, a empresa acredita que irá agradar mais os internautas, com assuntos que relamente estejam ligados aos interesses pessoais de quem acessa a rede. Por isso, eles se basearão em “No que você está pensando agora?” – pergunta que a rede social faz aos seguidores.

"A promessa é fornecer anúncios oportunos, relevantes e mensuráveis que dirigem as ações, como o comércio, por exemplo. Por isso, o Facebook está se movendo nesta direção, é brilhante", disse Reggie Bradford, CEO da companhia de software e marketing Vitrue.

Estimativa da eMarketer, publicada nesta terça-feira pelo Advertising Age, aponta que os ganhos da rede social de Mark Zuckerberg alcançaram US$ 1,86 bilhão em 2010, dos quais 60% (US$ 1,12 bi) vêm dos anunciantes de menor porte.

As informações são do Ad Age.

Clube dos 13 formaliza contrato com a RedeTV!

De acordo com a entidade, são signatários do acordo 15 dos 20 clubes filiados


Renato Pizzutto/Placar

Campeonato Brasileiro de Futebol

Neymar, do Santos, durante jogo entre Santos 2 x 3 Corinthians, partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2010

São Paulo - O Clube dos 13 e a RedeTV! assinaram nesta quarta-feira o contrato para que a emissora paulista, vencedora da licitação realizada em 11 de março, transmita os jogos do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2013/2014. De acordo com a entidade, são signatários do acordo 15 dos 20 clubes filiados.

Para assinar o contrato, o Clube dos 13 fez uso do compromisso assinado por oito clubes que, ao pedirem empréstimos bancários, usaram como garantia as suas cotas de televisão do próximo triênio do Brasileirão. Para receberem este documento, Flamengo, Botafogo, Vitória, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba e Sport autorizaram a entidade a negociar em nome deles. Os cinco últimos já assinaram também com a Rede Globo.

Outros sete clubes assinaram o acordo por contra própria, mantendo o prometido alinhamento com o Clube dos 13: São Paulo, Atlético-PR, Atlético-MG, Portuguesa, Internacional, Guarani e Bahia. Os gaúchos também tiveram adiantamento de cota.

De acordo com o Clube dos 13, o fato de oito clubes já terem assinado individualmente com a Rede Globo atenta "contra o compromisso assumido junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e desrespeita as cláusulas do contrato firmado com o Clube dos 13 e com a instituição financeira, colocando em risco as garantias de futuro recebimento do valor avalizado".

Apenas cinco clubes, assim, têm a liberdade, de acordo com o Clube dos 13, de negociar separadamente os direitos de transmissão de seus jogos: Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos e Goiás. O primeiro e o último já anunciaram acordo com a Globo.