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sábado, 28 de abril de 2012

GE Eletrodomésticos lança campanha para premiar as melhores receitas das mães

Ação criada pela Wunderman vai premiar usuários do Facebook e do Twitter 


A GE Eletrodomésticos tem mais uma novidade deliciosa para os usuários das redes sociais. Nesta quinta-feira, 26 de abril, a empresa lança o concurso cultural Receita de Mãe, onde os internautas terão que responder à seguinte pergunta: "Qual o prato feito pela sua mãe que é inesquecível e que lembrança traz?" Os autores das respostas mais criativas receberão a caixa Viva! Brasil, que contém um voucher que oferece ao ganhador opções de prêmios, como vivências gastronômicas, de bem estar e até mesmo aventura. Uma experiência inesquecível para presentear as mães. 

A ação acontece simultaneamente no Facebook, onde os internautas têm de acessar a página da GE em Casa (https://apps.facebook.com/geemcasapp/?ref=ts) , clicar em Receita de Mãe e enviar suas respostas, e no Twitter (https://twitter.com/#!/GEemCasa) , onde os usuários devem respeitar o limite de 140 caracteres em suas respostas e colocar a hashtag #receitademãe. Serão 20 prêmios para os usuários do Facebook e cinco para os do Twitter.  A ação foi criada pela agência online da GE, a Wunderman e reforça o posicionamento da GE em incentivar os consumidores a curtir os bons momentos da vida, compartilhando as boas lembranças. "Sabemos que toda mãe tem um prato especial, que os filhos adoram. A ideia é ajudar os filhos a retribuir os bons momentos e as lembranças proporcionados por essas receitas, premiando as mães por meio do concurso", diz a gerente de marketing da GE, Fernanda Afonso.

O concurso termina no dia 09 de maio, e os vencedores serão divulgados no dia 11.

Redação
CidadeMarketing

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lucro trimestral da Apple sobe 94%

Marca soma US$ 11,6 bilhões em ganhos e US$ 39,2 bilhões em receita nos três primeiros meses de 2012

 

 
iPads e iPhones puxaram os resultados no período


A alta de 94% no lucro líquido da Apple no primeiro trimestre deste ano, para US$ 11,6 bilhões, foi puxado especialmente pelas vendas de 11,8 milhões de iPads, crescimento de 151%, além dos 35,1 milhões de iPhones, acréscimo de 88% em relação a igual intervalo do ano passado.

A receita também ultrapassou as expectativas inicialmente projetadas para o período, tanto pelo mercado como pela própria companhia, saindo de US$ 24,7 bilhões nos três primeiros meses de 2011 para os atuais US$ 39,2 bilhões, avanço de 59%. Somente os iPods tiveram recuo. Foram vendidos 7,7 milhões de aparelhos, queda de 15%.

Os resultados refletiram numa elevação de 7% dos papeis da companhia negociados na Nasdaq. A expectativa é que a Apple atinja uma receita bruta de US$ 34 bilhões nos próximos três meses, já esboçando um provável impacto provocado pelas vendas do novo iPad.

Japonesa Uniqlo terá loja online nos EUA

Documentos indicam cronograma para outubro, mas porta-voz nega lançamento de e-commerce da empresa 

 

 
Uma das lojas da Uniqlos em Nova Iorque; rede pretende atender todos os EUA, via e-commerce

A Uniqlo estuda abrir uma loja online para atender os EUA, de acordo com documentos obtidos pelo Advertising Age. A solicitação de propostas indica que o varejista está procurando parceiros para ajudá-lo a construir um site de e-commerce que, se tudo correr conforme o cronograma, poderá estar no ar em outubro.

O varejista japonês, em meio a uma expansão global agressiva, enquanto o crescimento diminui na matriz, está procurando uma agência para construir o que está chamando de uma “flagship digital” para o mercado norte-americano. A marca espera elevar as vendas nos EUA a US$ 10 bilhões tendo 20% vindos do comércio eletrônico até 2020, de acordo com os documentos.

A porta-voz da Uniqlo, Mary Lawton, minimizou o alcance da informação, dizendo que a companhia “não tem planos sólidos” de iniciar e-commerce nos EUA e que esta é a segunda vez que a Uniqlo consulta agências para explorar o e-commerce. O documento, no entanto, contém um cronograma detalhado com todos os componentes preparados para que a loja online vá ao ar dia 15 de outubro.

“Nós continuamos explorando a possibilidade de iniciar o e-commerce. Todavia, neste momento, estamos bem longe de confirmar quando especificamente isso irá acontecer nos EUA”, disse Lawton em comunicado. “Como dissemos no passado, quando lançarmos e-commerce nos EUA, queremos estar certos de que isso beneficiará nossos consumidores e atualmente não temos um plano que vá ao encontro dessa expectativa”.

Por enquanto, a Uniqlo tem trabalhado o e-commerce somente no Japão e em outros poucos países, incluindo o Reino Unido, a despeito da considerável demanda dos consumidores nos EUA.

O fabricante de roupas e varejista, que pertence à Fast Retailing Co e tem sede no Japão, está disponível nos EUA apenas por meio de três lojas em Nova Iorque; uma loja online poderia trazer suas peças coloridas características a todo o país. A H&M, concorrente da Uniqlo, e com perfil semelhante de fornecedora de moda a baixo custo, já tem mais de 200 lojas nos EUA, mas nenhuma loja online, igualmente. A H&M planeja inaugurar sua loja online no fim de 2012, de acordo com o site corporativo da empresa.

Hoje, a Uniqlo opera mais de 1.000 lojas pelo mundo, com quase 200 unidades fora do Japão. A empresa abriu duas gigantes flagships – suas duas maiores lojas em todos os mercados onde atua – em Nova Iorque no último outono (primavera no hemisfério sul, ou seja, meados de setembro de 2011), depois de abrir sua primeira loja na cidade em 2006. Uma flagship deve ser inaugurada em São Francisco, em outubro.

Na concorrência, a Uniqlo pediu às agências que construam uma infraestrutura que possa “prover uma base universal para expansões em outros mercados globais”, incluindo a União Europeia, a China, Hong Kong e Coreia. A Uniqlo também visa o comércio via celular e tablet.

De acordo com o documento, a empresa procura uma agência que assuma toda sua estratégia de marketing, a construção e manutenção do site de e-commerce, redes sociais entre outras coisas. O orçamento será de algo entre US$ 800 mil e US$ 1,8 milhão. A Uniqlo já havia trabalhado com algumas agências em fase de projeto para as bases de lançamento de suas flagships físicas.
 
Do Advertising Age


Starbucks reúne voluntários para ação social

Campanha faz parte da Global Month of Service, iniciativa mundial promovida pela rede com mais de US$ 3 milhões investidos

Leticia Muniz, do


Divulgação
Voluntários do Starbucks

Mutirão se empenhou na revitalização da Casa do Zezinho, em São Paulo


São Paulo - A Starbucks levou 120 voluntários, entre funcionários, familiares e clientes, para um dia de solidariedade na Casa do Zezinho, na Zona Sul de São Paulo.

O mutirão se empenhou na revitalização da entidade, com ações como pintura, reforma do jardim, do playground, da quadra de esportes e fachada da casa. A Casa do Zezinho é uma entidade não governamental que atende cerca de 1.500 crianças com idades entre 6 e 21 anos.

A iniciativa faz parte da Global Month of Service, promovida pela rede Starbucks em 34 países. No ano passado, cerca de 60 mil voluntários participaram da campanha em 30 países e mais de 252 mil pessoas foram beneficiadas.

O balanço também inclui mais de 1.400 projetos comunitários concluídos, cerca de 156 mil horas de trabalho voluntário em 30 dias e, aproximadamente, 3,3 milhões de dólares de investimento nas comunidades atendidas. Para 2012, a expectativa da rede é aumentar ainda mais esses dados.


Colgate amplia linha Luminous White com escova de dente 360°

Lançamento complementa tratamento da marca, que promete sorriso mais branco em uma semana. Novo item atua no clareamento por meio da remoção de manchas superficiais

 

 Colgate Luminous White, escova de dente 360°

A Colgate amplia o seu portfólio da linha Luminous White com a escova de dente 360°. lançamento, a marca complementa o seu tratamento, que promete dentes mais branco em uma semana. O novo produto  possui cabo anatômico, cerdas polidoras e emborrachadas branqueadoras, que ajudam no clareamento por meio de remoção de manchas superficiais. A linha Luminous White é composta ainda pelo creme dental e enxaguante bucal, que estão disponíveis nos pontos de venda de todo o Brasil.
 
 

Por Letícia Alasse, do Mundo do Marketing | 25/04/2012
leticia@mundodomarketing.com.br

 


Saraiva lança sistema de compra por meio de vaquinhas na internet

Com a nova ferramenta, o consumidor terá a possibilidade de escolher e adquirir o produto desejado com a ajuda financeira dos amigos nas redes sociais

 

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A Saraiva.com.br apresenta uma nova ferramenta de e-commerce. Uma parceria com o site vakinha.com.br dará ao consumidor a possibilidade de escolher o produto que deseja  e juntar o dinheiro necessário com a ajuda de amigos, nas redes sociais. O objetivo da empresa é inovar, oferecendo mais uma opção ao comprador, mesmo que ele não tenha a possibilidade de arcar com os custos do produto.

Para utilizar o sistema de “vaquinha virtual”, basta o internauta escolher o produto no site da Saraiva e acionar o botão “vakinha”. A partir daí, é levado ao site parceiro para efetuar um cadastro e poderá acionar os amigos em suas redes sociais para conseguir o o valor para a compra. Quando a meta de arrecadação for alcançada, o usuário do serviço receberá o vale presente para a aquisição de qualquer item na loja virtual Saraiva.com.br.


Tam busca consolidação na estratégia para Classe C

Companhia aérea adéqua linguagem e ofertas para o público alvo e busca intensificar o relacionamento com o consumidor em 2012, para ganhar confiança de quem nunca viajou de avião

 

Após iniciar sua estratégia para se aproximar do consumidor da Classe C há dois anos, a Tam busca em 2012 consolidar os pontos de contato com esse público. A empresa fortalece a plataforma “Diálogos”, com o lançamento de vídeos com depoimentos de novos clientes da companhia e continua a investir na educação do consumidor, fornecendo informações para os brasileiros que nunca viajaram de avião.

O projeto de reposicionamento foi iniciado em agosto de 2010 com a campanha “Vai de ônibus por quê?”, desenvolvida a partir de estudos de inteligência de mercado. Em paralelo à divulgação da plataforma, a Tam investiu na diversificação dos canais de venda, criando stands para a comercialização de passagens áreas em pontos de alta frequência dos consumidores da Classe C, como estações de metrô.

Também foi fechada uma parceria com a Casas Bahia para a criação de pontos de venda dentro das unidades da rede de varejo em São Paulo, com promoções formuladas especificamente para os moradores da região.  Hoje, a Tam contabiliza 17 stands criados com esse propósito, sendo 10 em lojas da varejista, seis em estações de metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de uma unidade no Centro de Tradições Nordestinas da capital carioca.

Educando o consumidor
O investimento não foi em vão. “Desde a criação até o atual período, estes canais alternativos já apresentaram um crescimento de 60% nas vendas”, conta Rodrigo Trevizan, Diretor de Vendas Diretas da Tam, em entrevista ao Mundo do Marketing. Outra área que também recebeu atenção da empresa foram os materiais de comunicação distribuídos nos pontos de venda.

De acordo com pesquisas internas, a companhia verificou que uma das principais dificuldades encontradas pelos consumidores emergentes que viajam de avião pela primeira vez são os termos técnicos e procedimentos realizados nos aeroportos. Para esclarecer os temas, a Tam desenvolveu cartilhas com linguagem didática e próxima ao cotidiano do consumidor.

Além do material informativo, foi criado o site Minha Primeira Viagem, trazendo dicas para os turistas emergentes que nunca entraram em um avião. A porta-voz da campanha foi a cantora Ivete Sangalo, escolhida pela proximidade com o público alvo e, segundo dados da empresa, trouxe quase três milhões de novos passageiros para a Tam em 2011.

Colaboradores são parte importante do processo
Se nos anos anteriores o foco era apresentar não somente a companhia área, como também o mundo da aviação civil para a Classe C, em 2012, a empresa pretende intensificar o relacionamento com esse público. “Em março demos continuidade à plataforma ‘Diálogos’, com o lançamento de um novo vídeo com a participação de um consumidor emergente que viajou de avião pela primeira vez conosco. A iniciativa visa gerar confiança no público alvo e iniciar um relacionamento mais transparente”, esclarece Trevizan.

A ação também está alinhada a uma campanha de Endomarketing lançada recentemente para os 30 mil colaboradores da Tam. Até o fim deste ano, serão postados no Youtube novos vídeos sobre histórias dos funcionários e sua relação com a companhia aérea. Os colaboradores também foram parte importante do processo de reposicionamento da marca.

Além do alinhamento na comunicação e da diversificação dos canais, o treinamento foi outro ponto chave na estratégia para se aproximar dos consumidores da nova classe média. Os funcionários, tanto da equipe de vendas, como os atendentes e comissários receberam orientações para adequar o linguajar ao lidar com os emergentes, evitando termos técnicos.

Criando identificação com o público alvo
Após dois anos do início do projeto, a Tam entra em uma nova fase e começa a colher novas informações para conhecer ainda mais o novo target. “Hoje sabemos que a maioria dos consumidores que viaja pela primeira vez vem do Sudeste em direção ao Nordeste, muitas vezes retornando a sua terra ou visitando parentes. Entre os destinos mais procurados pelos emergentes estão as cidades de Recife, Natal, João Pessoa e Fortaleza”, diz o Diretor de Vendas Diretas da Tam.

Outro insight que vem aparecendo nas pesquisas é a preferência de roteiros internacionais, principalmente na América do Sul. “Apesar de serem pouco representativos em números, já conseguimos verificar um crescente interesse dos brasileiros pela Argentina. Baseados nessa informação, lançamos recentemente uma ação no programa A Grande Família, da Rede Globo, em que o casal de protagonistas viaja para Buenos Aires, por intermédio da Tam Viagens. Dessa forma, conseguimos unir o estereótipo da família de classe C do país ao nosso propósito”, ressalta Trevizan.


Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 25/04/2012
claudio@mundodomarketing.com.br

terça-feira, 24 de abril de 2012

IMX leva torneio ATP 500 para o Rio em 2014

Joint venture do Grupo EBX e da IMG Worldwide adquiriu a data do ATP 500 realizado atualmente em Memphis, nos Estados Unidos

 

O Brasil receberá mais um torneio da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) a partir de 2014. A IMX, joint venture de esportes e entretenimento do Grupo EBX e da IMG Worldwide, comprou a data do ATP 500 que acontece anualmente em Memphis, nos Estados Unidos, e mudará o evento para o Rio de Janeiro.

O torneio será a principal competição do ATP World Tour na América do Sul. Atualmente, a única competição do circuito mundial de tênis realizado no País é o Brasil Open, promovido pela Koch Tavares há 12 anos. O torneio, da série 250, foi disputado por onze anos na Costa do Sauípe, na Bahia, e neste ano se mudou para São Paulo.

Neymar é o novo rosto das baterias Heliar

Marca da Johnson Controls é a décima-primeira a fechar contrato com o craque do Santos e da seleção brasileira

 

 
Com Heliar, Neymar atinge a marca de 11 patrocinadores pessoais 

 

O time de patrocinadores do craque Neymar, do Santos e da seleção brasileira, recebeu mais um reforço. O jogador é o novo garoto-propaganda das baterias Heliar, marca da Johnson Controls. O contrato, cujo valor não foi divulgado, tem validade até agosto de 2014.

A definição de Neymar como novo rosto da marca foi a estratégia desenvolvida pela agência Repense e que venceu a concorrência pela conta publicitária da Heliar. A negociação com o craque foi feita em parceria com a 9ine, de Ronaldo, e o agente do atleta, Wagner Ribeiro.


Com o novo contrato, Neymar atinge a marca de 11 patrocinadores pessoais. São eles Ambev (Guaraná Antarctica), Banco Santander, Claro, Lupo, Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Unilever e Volkswagen, além da própria Heliar.

Contagem regressiva para Londres 2012

Evento que comemorou os cem dias para os Jogos Olímpicos também marca esforço do governo britânico em estimular o turismo de brasileiros no Reino Unido 

 
Francis Maude, ministro do Gabinete do Governo Britânico 

 

As relações entre Reino Unido e Brasil nunca foram tão próximas, segundo afirmou o ministro da Casa Civil inglês Francis Maude, durante evento na semana passada no Consulado Britânico de São Paulo em comemoração aos cem dias de contagem regressiva à abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Entre os presentes, encontravam-se várias autoridades governamentais das duas nações, atletas olímpicos brasileiros do passado e do presente, além de Wenlock, o mascote da Olimpíada.
Lord Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador do grande evento esportivo, também marcou presença por meio de uma mensagem especial, gravada recentemente no deck da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
O mestre de cerimônias da noite foi o apresentador da Band Sport Elia Jr., que já atuou em vários Jogos desde Los Angeles, em 1984. A emissora adquiriu dois exemplares de um dos símbolos mais ­conhecidos da capital do Reino Unido, que farão parte de sua cobertura nas Olimpíadas de 2012: os famosíssimos ônibus vermelhos de dois andares da marca Routemaster, que há pouco voltaram a circular. 


John Doddrell, cônsul- geral do Reino Unido em São Paulo, com o mascote Wenlock
Crédito:
Gustavo Scatena

 
Durante a comemoração da semana passada, o veículo que se encontra em São Paulo, serviu como um cenário perfeito para fotos. Permanecerá na capital paulista e será utilizado pela Band em ações de marketing nos próximos meses, ou seja, assim que for adaptado para direção pelo lado direito da rua. O outro, que ficou em Londres, está sendo transformado em uma versão aberta na parte superior e equipado para que Elia Jr. e sua equipe, direto da cidade-sede, possam apresentar programas ao vivo durante os Jogos.
Durante a cobertura da Olimpíada de Londres, feita 24 horas por dia, o ônibus visitará alguns dos principais pontos turísticos locais. Com isso, a Band visa transmitir a uma impressão real da cidade, e não só as as notícias sobre esportes. Também deseja ter um autêntico estúdio de TV, quanto uma locação característica e móvel para a equipe da Band Sports receber patrocinadores e atletas.


Atletas e representantes do governo britânico no evento que marcou a contagem regressiva de cem dias e teve como mestre de cerimônias Elia Jr., da Band
Crédito:
Gustavo Scatena

Great Britain

A cerimônia em São Paulo faz parte de uma série de eventos realizados no Brasil durante a preparação para os Jogos, no âmbito da campanha Great Britain, que também trouxe em março o príncipe ­Harry ao País e visa dar ao Reino Unido umamarca única, a ser utilizada pela agência de fomento UK Trade and Investment, o órgão de promoção do turismo Visit Britain e o instituto cultural British Council.
Trata-se do maior investimento do governo britânico em parceria com marcas locais, tais como a empresa aérea British Airways, para promover os interesses do país no exterior. Durante uma entrevista concedida por Robin Johnson, o gerente do Visit Britain na América Latina responsável por marketing e RP, ficou claro que o Brasil se torna, cada vez mais, um mercado no qual se buscará uma expansão nos próximos anos. Os brasileiros, que já formam o quinto maior grupo de turistas em terras britânicas, são o público-alvo de várias campanhas que utilizam ­ocasiões como os Jogos Olímpicos para vitrines das atrações do país.
No evento, também foram exibidos anúncios e um dos filmes criados pela agência Mother de Londres que fazem parte da campanha, veiculada dentro e fora da mídia. Uma vez que o número de visitantes provenientes dos países desenvolvidos, como os EUA, estagnou ou até mesmo caiu, o governo britânico vem, de forma consciente, buscando intensificar ações de marketing em mercados emergentes para divulgar o Reino Unido como destino turístico.
Um dos maiores desafios — que, para Johnson, também será enfrentado pelos órgãos brasileiros de fomento ao turismo, como a Embratur — é conciliar, nas campanhas, o apelo aos símbolos e estereótipos tradicionais com a ampliação, entre o público que planeja vir aos grandes eventos, da visão de que tanto o Reino Unido quanto o Brasil têm a oferecer, além de Londres e Rio. Ao mesmo tempo, é preciso controlar as expectativas de curto prazo na medida em que, devido às multidões e possíveis ameaças de segurança relacionadas a todos os grandes eventos esportivos, alguns turistas possam, na verdade, acabar se afastando de Londres.
Contudo, deve-se considerar o grande potencial dos Jogos em longo prazo de aumentar o interesse e, por conseguinte, o número de visitantes. Johnson também afirmou que, embora alguns ainda tenham certa relutância em visitar o Reino Unido por não saberem como serão recebidos, seus três anos de experiência em São Paulo demonstram que é quase impossível encontrar brasileiros que façam comentários negativos a respeito de viagens àquele país.

Magic Paula e o ex-nadador Fernando Scherer também marcaram presença no evento
Crédito: Gustavo Scatena
 
O desafio de atrair patrocinadores

É claro que, durante a comemoração no consulado, se serviram os tradicionais fish and chips e cerveja quente. Os únicos presentes que não experimentaram o prato típico da culinária britânica foram os vários futuros representantes do Brasil em Londres. Com a contagem regressiva para a abertura, indicando menos de 15 semanas, os atletas começam a sentir os nervos à flor da pele, da mesma forma que cresce a empolgação em participar do maior evento esportivo do mundo.
A maratonista Adriana Aparecida destacou esse ponto ao comentar que “a expectativa é boa” para sua primeira Olímpiada. “Hoje estou bem preparada. Vai ser difícil brigar por uma medalha, mas é uma ótima oportunidade de melhorar a minha marca e estabelecer um recorde pessoal.”
Uma conversa com alguns dos esportistas que estarão nos Jogos também revelou claramente o empenho e a dedicação que os possibilitaram atingir essa grande conquista. Luiza Almeida é a única atleta de adestramento (hipismo) com vaga para os Jogos porque, infelizmente, a equipe não conseguiu se classificar. Em maio, participará de competições na Europa antes da Olimpíada e, no dia 20 de julho, irá para Londres. Apesar do crescente interesse pelos esportes aqui no Brasil, Luiza, mesmo sendo a melhor brasileira em sua categoria, não conta com patrocínio de nenhuma marca.
A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) mantém um acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para fornecer uma ajuda de custo, mas, como a própria moça explicou, tem o “paitrocínio”, que ajuda. A grande esperança da amazona é que, como o adestramento está crescendo, a cobertura que conseguir por seu desempenho este ano, por menor que seja, pode ajudar a chamar atenção para o esporte e atrair patrocinadores.
Já Adriana tem mais sorte, uma vez que conta com o apoio da Caixa, 3M, Rede Energia e, sobretudo, Asics. “Foi através do técnico que consegui o contato com a Asics, depois de melhorar os resultados e batendo recordes. A Asics cresceu bastante nos últimos anos e fez os atletas também crescerem”.
Um dos convidados à cerimônia no consulado que tem uma visão ímpar dos desafios e oportunidades que aguardam os brasileiros nas Olimpíadas é Fernando Scherer, o Xuxa. “Sempre tive apoio, sempre tive patrocínio onde eu fui. Mas ainda continua sendo difícil aqui no Brasil. Essa é nossa batalha como ­ex-atletas.” No entanto, para o nadador, os investimentos em esportistas devem crescer nos próximos quatro anos. “O Brasil, depois de Londres, vai ser o país de todos os esportes, com a Copa e os Jogos do Rio de Janeiro. O Brasil está acreditando nos atletas e no esporte em geral como uma vitrine no mundo.” 

*Tim Lucas é sócio-diretor da The Listening Agency
tim@thelisteningagency.com