Natura, Seda e Nivea são as
mais escolhidas nas categorias de maquiagem, cabelos e cuidados
pessoais, respectivamente, de acordo com análise das postagens feitas na
plataforma em 2021
20 de abril de 2022 - 8h15

Nat,
a brand persona da Natura nas redes sociais: marca foi a mais consumida
pelos usuários do Twitter no Brasil no ano passado, segundo pesquisa da
plataforma (Crédito: Reprodução)
Ao
longo do ano passado, foram registrados no País 9,5 milhões de tuítes
relacionados ao tema da maquiagem. De acordo com a plataforma, o assunto
veio â tona em conversas sobre moda, música, delineador, entretenimento
e batom.
Maquiagem
O
Twitter também mapeou os critérios que pautam a decisão final dos
usuários na hora de comprar um produto de maquiagem. Qualidade foi o
quesito citado por 85% dos usuários analisados, mas o preço veio logo
depois, destacado por 77%. Adequação ao tipo de pele, com 70% das
citações, também apareceu entre os critérios mais mencionados. Também
apareceram na pesquisa elementos como “produto sustentável” e “impacto
positivo na sociedade”.
Os
usuários do Twitter costumam usar a plataforma para conferir as
opiniões sobre um produto antes de comprá-lo: 78% dos usuários avaliados
na pesquisa demonstraram essa prática. Quase o mesmo percentual (75%)
acredita que é importante que as empresas fabricantes dos produtos
tenham valores, atitudes e posicionamentos que se assemelham aos seus.
Entre as marcas de maquiagem mais usadas pelos usuários no Twitter, a Natura aparece em primeiro lugar. A vice-liderança ficou com Avon e, a terceira posição, com O Boticário. Na sequência, aparecem a Sephora, Eudora, Maybelline e Quem Disse Berenice.
A
plataforma também avaliou as marcas mais conhecidas, no universo da
maquiagem, pelos seus usuários. A Natura também liderou a lista, seguida
por Avon, Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice, Sephora e Maybelline.
Cabelos
Ao
longo de 2021, o Twitter também mapeou diversas conversas a respeito de
cuidados com os cabeços. Nesse quesito, as pessoas avaliam
primeiramente o preço (78%) na hora de definir o produto que irão
comprar. A qualidade aparece em segundo lugar, com 68%, seguida da
adequação, 65%.
Entre as marcas de produtos capilares mais utilizadas pelos usuários do Twitter, a Seda lidera o ranking. A Pantene vem em segundo lugar, seguida de Dove, Salon Line, Clear, Elseve e L’Óreal.
Ao
avaliar as marcas de produtos para a cabelo das quais as pessoas mais
ouviram falar, a ordem da lista é parecida, com a Seda, Pantene e
Unilever no primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Completam a lista das marcas de cabelos mais conhecidas pelos usuários
do Twitter a L’Óreal, Elseve, Tresemme, Clear.
Skin care e cuidados pessoais
O
tema de cuidados pessoais e com a pele, que ganhou mais relevância nos
últimos anos entre os consumidores de beleza no Brasil, também foi
analisado pelo Twitter. Nesse segmento, qualidade e preço empatam como
critérios principais para a decisão de compra, para 80% dos usuários.
A Nivea foi a marca líder entre as mais utilizadas pelos usuários da rede social, seguida por Boticário, Dove, Avon, Rexona, Neutrogena e La Roche Posay.
Em
relação às marcas das quais os usuários já ouviram falar e que mais
conhecem, a lista é praticamente a mesma, apenas com uma alteração: em
vez de La Roche Posay, que ficou na sexta posição entre as mais usadas,
apareceu a Axe, no sexto lugar entre as mais conhecidas.