Intraempreendedores e empreendedores precisam se preparar para quebrar regras ao criar a próxima novidade
(Foto: Reprodução/Pinterest)
Na era da digitalização acelerada e da transformação de todos os
negócios em serviços, lançar produtos físicos não essenciais parece uma
ideia cada vez mais arriscada. A jornalista americana Katie Hunt se
dedica a analisar especificamente essa categoria de negócio. Depois de
entrevistar mais de 200 empreendedores lançadores de produtos físicos
para seu blog, ela fez uma lista de características comuns aos bem-sucedidos, para o site da Entrepreneur.
A lista pode ser aproveitada por todo intraempreendedor liderando um
novo lançamento dentro de uma grande organização. Confira:
1.
Valorizar a importância da comunidade - Ser um intraempreendedor pode
ser bem solitário, principalmente se não há colegas dividindo o peso de
liderar a nova iniciativa. Todo novo negócio se beneficia do
compartilhamento de ideias. Quem não tem sócios ou colegas com quem
dividir o peso das decisões deveria procurar uma comunidade de pessoas
com o mesmo tipo de foco e responsabilidades.
2. Redefinir as regras - A beleza de um novo negócio é conferir alguma
liberdade para questionar as normas, tanto de negócios mais
estabelecidos na mesma organização quanto do mercado.
Intraempreendedores precisam se sentir à vontade para contornar, quebrar
e reescrever regras.
3. Entender a importância do novo - O
produto em concepção pode ser simples ou começar com metas modestas, mas
isso não significa que mereça menos consideração. Um lançamento pode
ser o início de um negócio longevo, abrir caminho para outros negócios
semelhantes ou criar conexão com novos grupos de consumidores. Preste
atenção ao potencial da iniciativa e celebre cada passo adiante.
4.
Dizer "não" com mais frequência - Criar e lançar um produto novo
consome tempo e energia. Inovadores e intraempreendedores envolvidos
nessa empreitada precisam dedicar atenção especial ao que fazem e ao que
deixam de fazer. Dizer "sim" com facilidade demais pode confundir as
prioridades. Aja com mais foco e intencionalidade.
5. Trabalhe
com prazos realistas e paciência - Conceber e lançar um produto novo
inclui testar, errar, corrigir, avaliar sucessos e falhas. Mesmo após um
bom lançamento, qualquer produto pode ser melhorado com o tempo e com o
maior volume de avaliações por parte dos clientes. Inclua nos planos a
ideia de que um ótimo retorno não precisa vir de um lançamento
explosivo, e sim de crescimento regular ao longo de um período maior.
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