Visitantes

contador de visitas para blog

sábado, 14 de agosto de 2010

Facebook deve dobrar receita em publicidade de 2009 para 2010

De acordo com pesquisa da eMarketer, rede social atingirá um faturamento de US$ 1,3 bilhão neste ano. Myspace, no entanto, amarga queda desde 2009

São Paulo - De acordo com estimativas da eMarketer, o Facebook deve bater a receita de US$ 1,3 bilhão em publicidade neste ano. O valor é praticamente o dobro do alcançado no ano passado, quando a companhia faturou US$ 665 milhões. Para 2011, a perspectiva de faturamento mundial beira US$ 1,8 bilhão.

Entre 2009 e 2011, o site obteve um impulso de 165% em seu crescimento. Isso se considerarmos a receita em escala mundial. O faturamento publicitário fora dos Estados Unidos aumentará 325% neste mesmo período de comparação, indo de US$ 165 milhões no ano passado para US$ 700 milhões no ano que vem. Dentro dos EUA, o salto será de 112%.

O setor de publicidade que mais cresce no Facebook é o da própria plataforma de anúncios "self-serve", lançada em 2007. O segmento representa cerca de 50% de todo o investimento no site. Segundo informou a analista da eMarketer Debra Aho Williamson ao site AdAge.com, a plataforma de anúncios se tornou um grande negócio para a companhia, sendo um recurso muito usado para anunciantes de marketing direto.

Assim como acontece no Google, grande parte do dinheiro que entra na plataforma "serf-serve" do Facebook vem de anunciantes locais, que antes costumavam investir em páginas amarelas para destacar suas marcas.

A outra metade das receitas obtidas pela rede social vem de publicidade em banners. De acordo com dados da ComSCore, cerca de 17% do total de impressões de publicidade neste formato nos EUA é veiculado no Facebook. Essa porcentagem torna a rede social responsável por quase um quinto de todo o tráfego de anúncios no país.

Enquanto a rede de Mark Zuckerberg impulsiona o crescimento de suas receitas, o Myspace mal consegue manter a publicidade que resta. Ainda de acordo com números da emarketer, o site da News Corp renderá à companhia 26% a menos em relação ao ano passado: de US$ 470 milhões, tem sua receita reduzida para US$ 347 milhões neste ano, em escala mundial. A eMarketer ainda estima que o Myspace arrecadará US$ 297 milhões em 2011, uma queda equivalente a 37% de 2009 para 2011. Deficitária, a empresa contratou recentemente a agência Pereira & O'Dell para desenvolver neste ano a sua primeira campanha de branding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário