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domingo, 6 de março de 2011

Marcas alemãs ganham a tela em Desconhecido

Reprodução

Marcas alemãs ganham a tela em Desconhecido

Mais infromações em: http://exame.abril.com.br/marketing/galerias/publicidade-no-cinema/marcas-alemas-ganham-a-tela-em-desconhecido

Mulheres preferem lojas de rua, diz estudo

Roupas femininas foram produtos mais comprados nos últimos 30 dias


Christopher Furlong/Getty Images

Mulher compra roupas em Bolton, no Reino Unido

Ibope: 69% das consumidoras fizeram compras nos últimos 30 dias

Rio de Janeiro - A maioria das mulheres brasileiras prefere lojas de rua. É o que diz um levantamento do Ibope Mídia, baseado nas informações da ferramenta Target Group Index. Segundo o estudo, 69% das consumidoras fizeram compras nos últimos 30 dias. Dessas, 84% preferiram pontos de venda de rua, contra 60% que foram aos shoppings. Já 18% afirmaram ter feito compras pela internet, um aumento de 10% comparado à pesquisa anterior, quando o número era de apenas 10%. Em 2010, o mesmo estudo também indicou a liderança das lojas de rua, com 48%, enquanto os shoppings ficaram com 33% e as lojas de departamento, 24%.

As roupas femininas destacaram-se nas compras, sendo a opção de 79% das mulheres. Em seguida, aparecem calçados (61%), roupas para homens (44%) e roupas para crianças e bebês (40%). O ticket médio das compras foi de R$ 190,83. Ao explicar seus hábitos de consumo, as consumidoras destacam que procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fiéis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de itens caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%). O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

Sandy dança "La Conga" para Devassa

Repercussão do primeiro filme fez Schincariol antecipar segunda fase da campanha


Divulgação

Sandy Devassa

Taya: "Lado Devassa é o lado descontraído que cada um de nós tem"

São Paulo - Sandy voltou ao ar em novo comercial criado pela Agência Mood para a Devassa Bem Loura. Agora, ela aparece num bar dançando em cima do balcão. Desta vez, a novidade é que ela aparece dançando ao som do hit dos anos 70 "Conga la Conga".

No bar, a galera entra na brincadeira e no ritmo da música junto com a cantora. O comercial, que contou com a participação de 200 figurantes, foi produzido pela Delicatessen Filmes, com direção de Gustavo Leme e trilha sonora da Lua Nova.

Por causa da repercussão do primeiro comercial, o diretor de marketing da Schincariol, Luiz Claudio Taya, decidiu antecipar o novo filme.

"Ver a Sandy dançar ‘Conga La Conga’ mostra que o lado Devassa é o lado descontraído que cada um de nós tem", afirma Taya.

Assista ao filme:


Comgás patrocina enredo da Águia de Ouro

Marca levará 480 funcionários para o desfile no sambódromo do Anhembi


A Comgás patrocina o desfile da escola de samba paulista Águia de Ouro, que este ano traz o enredo “Com todo gás a Águia de Ouro é Fogo”. A marca levará ao sambódromo do Anhembi, amanhã, dia 5, cerca de 480 funcionários e seus acompanhantes, que contarão a história do fogo e do gás no Brasil. Um dos carros alegóricos da agremiação remeterá ao abastecimento de táxis movidos a GNV, além de mostrar o uso do produto em outras aplicações, como na indústria, no aquecimento de chuveiros e nos fogões.

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 04/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Criatividade também é cultural

Os diagnósticos que realizo, de oportunidades na área de Trade Marketing, me fazem visitar todo o Brasil e conhecer o trabalho de diversas marcas em todos os segmentos de venda (beleza, alimentar, material de construção, distribuição, atacado etc). Costumo sempre achar curiosas e criativas formas de exposição em PDV, e depois de alguns anos venho constantemente elogiando a criatividade nordestina de execução no PDV. O Nordeste tem surpreendido o mercado, mesmo antes do boom de consumo que acontece nesse momento na região. Há mais ou menos 8 anos, fui fazer uma imersão para uma indústria do segmento de eletrodomésticos, e visitei campo na Bahia, Pernambuco etc. Foi quando eu comecei a perceber que o nordestino, mais que em qualquer outra região, usava a caixa dos eletrodomésticos, dispondo-as de forma geométrica, umas sobre as outras. Criava assim um excelente ponto focal para o PDV e para as marcas, destacando naturalmente, sobretudo na falta de material de PDV, uma ação promocional. O mais interessante é que neste época nem todas as marcas de eletrodoméstico tinham compreendido o enorme potencial que era comunicar seus diferenciais e seus benefícios na própria caixa de seu produto. Como todos sabem, esse é um dos segmentos que é mais difícil trabalhar comunicação com o consumidor no PDV (um dia, alguma possiblidade ainda vai me permitir falar para esse segmento de varejo o quanto ele perde dinheiro pela falta de uma comunicação mais adequada para produtos e marcas no PDV - aguardo alguma oportunidade de convite para palestras, para que possa mostrar para este segmento o quanto ele pode alavancar se trabalhar a inteligência comunicativa, que vai desde os diferenciais na etiquetagem no PDV, até pequenos ganchosinteressantes de comunicação dentro das categorias).

Pois bem, voltando à criatividade, o nordestino sempre teve essa capacidade de ver oportunidade onde a princípio ninguém vê. Certamente, tudo isso pode estar ligado às dificuldades que esse povo viveu durante anos. Em todo caso, eles continuam me surpreendendo dia após dia. Outro dia estive em Recife e sentei num restaurante típico, desses fantásticos da orla da Boa Viagem, que tem um super ar-condicionado e um lounge com TV no banheiro, que se você estiver um pouco entediado em sua mesa, pode resolver se instalar no banheiro, e viver um momento agradabilíssimo, confortável, vendo um DVD sentado em um sofá. Na mesa, na hora de tomar o café, vem um adoçante dentro de um porta-adoçante feito de papelão, com uma comunicação de uma loja de tapetes. Sinceramente, todos da mesa adoraram, e mais uma vez tiramos nossos chapéus para o povo nordestino.

Estamos começando a desenvolver um projeto profundo de estudo antropológico, e espero daqui a algum tempo poder explicar para vocês a razão desta criatividade toda, assim como a necessidade que eles têm de embalagens pequenas - que eu falarei em uma outra matéria.

Estaremos começando em março uma especialização em Antropologia para o Marketing na ESPM-RJ, com aulas intercaladas aos sábados. Se você tem interesse por esse assunto, venha participar. Discutiremos a lógica da Antropologia funcionando para o Marketing de diversas maneiras.

Um bom carnaval, divirtam-se, e se forem viajar, percebam a mudança de comportamento e identidade nesta que é a festa regional brasileira mais característica!

Por Simone Terra - Shopper View, do Mundo do Marketing | 04/03/2011
simoneterra@sterra.com.br

Brasil é o segundo país em número de franqueadores

Setor deve crescer 13% em 2011, alcançando 2.507 redes


O Brasil passou a ocupar o segundo lugar entre os países em número de redes franqueadoras, alcançando a marca de 2.226 empresas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, que mostra o crescimento do mercado nacional em relação aos Estados Unidos, terceiro colocado. A expectativa é que 2011 se encerre com 2.507 franqueadoras, o que representa um aumento de 13% em relação a 2010.

A expansão da área de Franchising também teve participação na receita brasileira, sendo responsável por um décimo da riqueza gerada no país, representando 7,5% do PIB, com o valor de R$ 254,32 bilhões. Atualmente são inauguradas 1.017 franquias por mês, o equivalente a 33 novas unidades por dia e quatro por hora. Neste ano, o setor espera atingir R$ 269 milhões, uma alta de 9,5% comparada a 2010.

Em relação à geração de empregos, o setor criou no ano passado 171.281 vagas para as 12.198 novas franquias, 10,4% a mais do que em 2009. A área que mais apresenta novas oportunidades é a Automotiva, que também conta com o maior número de redes próprias, comparado aos demais setores. Até o fim de 2011, o estudo prevê 144 mil novas vagas, uma média de 400 por dia.

O estudo também mostrou que em 2010 o número de redes franqueadoras no Brasil passou a contar com 284 novas marcas, 15% a mais do que o ano anterior. Os setores que mais se destacaram foram Alimentação, Beleza e Saúde, Negócios e Serviços, e Educação e Treinamento.

Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing | 04/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Sandy é musa da Devassa, mas não gosta de cerveja

A polêmica da nova campanha da Devassa ainda dá o que falar. A escolha de Sandy como musa da cerveja Bem Loura tem rendido assunto na internet, especialmente no Twitter e no Facebook. Até a brincadeira que une o nome de pessoas conhecidas à palavra “facts” ganhou sua versão no microblog, com o “Sandyfacts”. Agora, a discussão aumenta com o vídeo do programa Conexões Urbanas, do GNT, exibido em dezembro de 2010, que traz a cantora dizendo que não gosta do gosto da cerveja, mesmo que a bebida seja sem álcool. Faltou coerência na escolha, não?


P.S.: Quem não quiser esperar, pode avançar o vídeo até 1’51’’.

Ejesa suspende circulação do Meia-Hora em São Paulo

Edição será descontinuada a partir de segunda-feira (7)

A Ejesa informou através de um comunicado que a edição de São Paulo do jornal Meia Hora deixará de circular a partir desta segunda-feira (7). Segundo o texto, a Ejesa deixará de publicar o veículo em São Paulo para concentrar seus investimentos no fortalecimento de seus cinco títulos, tanto nas versões impressas como nas plataformas digitais. São eles: Brasil Econômico, O Dia, Marca Brasil (edições do Rio e de São Paulo) e Meia Hora (edição Rio de Janeiro).

Rio 2016 define Embratel-Claro como patrocinador de telecomunicações

Consórcio já pode associar a marca aos Jogos Olímpicos e ao COB

O ex-jogador Ronaldo já tinha anunciado a Claro como patrocinadora dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Twitter e agora o Comitê Organizador do evento acaba de confirmar que o consórcio formado pelas empresas Embratel e Claro foi escolhido para se tornar o patrocinador nacional exclusivo na categoria Serviços de Telecomunicações. Com isso, o consórcio poderá utilizar o direito de associar sua marca aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) já a partir deste mês.

Leonardo Gryner, diretor geral do Comitê Rio 2016, explicou que o consórcio Embratel-Claro foi escohido por ter apresentado a melhor proposta. "E a mais consistente do ponto de vista técnico. Ela contempla projetos de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e de promoção dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por todo o País”, informou. Os valores envolvidos no contrato não foram divulgados.

“Estamos muito felizes e honrados em receber essa notícia do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. É o coroamento de um projeto que se iniciou em 2008, com a candidatura do Rio de Janeiro. É uma grande satisfação poder desenvolver essa parceria com o COI (Comitê Olímpico Internacional), com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e com o Rio de Janeiro”, afirmou José Formoso Martínez, presidente da Embratel e da Via Embratel. Para ele, a parceria será uma oportunidade de ouro para demonstrar a qualidade dos serviços do consórcio Embratel-Claro.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, ressaltou as possibilidades que este patrocínio trará. "Abre novas oportunidades para que a Claro desenvolva capacidade criativa e inovadora para oferecer serviços cada vez mais sofisticados de banda larga e mobilidade aos Jogos Rio 2016”, falou.

Já o presidente do Comitê Organizador Rio 2016 e do COB, Carlos Arthur Nuzman, destacou que este é mais um momento histórico para os Jogos Rio 2016. "Contar com a parceria de um consórcio formado por empresas do calibre da Claro e da Embratel é não apenas uma honra, mas sobretudo a certeza de que enfrentaremos com tranquilidade os desafios que os Jogos Rio 2016 vão apresentar na área de telecomunicações”, disse.

A partir de agora, os envolvidos irão trabalhar na elaboração do detalhamento da operação olímpica. O acordo foi formalizado nesta sexta-feira (4).

Por Teresa Levin

Camarote Contigo! bate recorde de patrocinadores em Salvador

12 marcas apoiam o espaço em 2011, inspirado no tema "Carnaval é arte"

O Camarote Contigo!, que está presente no circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador entre 3 e 8 de março, chegou, em 2011, em seu recorde de patrocinadores. Este ano, participam do espaço GM, Oral B, Havaianas, Itaú, Coppertone e Seda, como patrocinadores master; e Dermacid eQuilibri, Medley, Café Pilão, Shopping Iguatemi e Stella Artois, como apoiadores, totalizando 12 marcas – três a mais que no ano anterior.

Por sugestão de Daniela Mercury, o tema do camarote é “Carnaval é arte”, com cenografia ilustrando diferentes manifestações artísticas relacionadas à festa, como fotografia, cinema, pintura, escultura, música e artesanato. Entre os artistas que colaboraram estão Romero Britto, Christina Oiticica e Carybé.