Setor deve crescer 13% em 2011, alcançando 2.507 redes
O Brasil passou a ocupar o segundo lugar entre os países em número de redes franqueadoras, alcançando a marca de 2.226 empresas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, que mostra o crescimento do mercado nacional em relação aos Estados Unidos, terceiro colocado. A expectativa é que 2011 se encerre com 2.507 franqueadoras, o que representa um aumento de 13% em relação a 2010.
A expansão da área de Franchising também teve participação na receita brasileira, sendo responsável por um décimo da riqueza gerada no país, representando 7,5% do PIB, com o valor de R$ 254,32 bilhões. Atualmente são inauguradas 1.017 franquias por mês, o equivalente a 33 novas unidades por dia e quatro por hora. Neste ano, o setor espera atingir R$ 269 milhões, uma alta de 9,5% comparada a 2010.
Em relação à geração de empregos, o setor criou no ano passado 171.281 vagas para as 12.198 novas franquias, 10,4% a mais do que em 2009. A área que mais apresenta novas oportunidades é a Automotiva, que também conta com o maior número de redes próprias, comparado aos demais setores. Até o fim de 2011, o estudo prevê 144 mil novas vagas, uma média de 400 por dia.
O estudo também mostrou que em 2010 o número de redes franqueadoras no Brasil passou a contar com 284 novas marcas, 15% a mais do que o ano anterior. Os setores que mais se destacaram foram Alimentação, Beleza e Saúde, Negócios e Serviços, e Educação e Treinamento.
Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing | 04/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br
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