Os diagnósticos que realizo, de oportunidades na área de Trade Marketing, me fazem visitar todo o Brasil e conhecer o trabalho de diversas marcas em todos os segmentos de venda (beleza, alimentar, material de construção, distribuição, atacado etc). Costumo sempre achar curiosas e criativas formas de exposição em PDV, e depois de alguns anos venho constantemente elogiando a criatividade nordestina de execução no PDV. O Nordeste tem surpreendido o mercado, mesmo antes do boom de consumo que acontece nesse momento na região. Há mais ou menos 8 anos, fui fazer uma imersão para uma indústria do segmento de eletrodomésticos, e visitei campo na Bahia, Pernambuco etc. Foi quando eu comecei a perceber que o nordestino, mais que em qualquer outra região, usava a caixa dos eletrodomésticos, dispondo-as de forma geométrica, umas sobre as outras. Criava assim um excelente ponto focal para o PDV e para as marcas, destacando naturalmente, sobretudo na falta de material de PDV, uma ação promocional. O mais interessante é que neste época nem todas as marcas de eletrodoméstico tinham compreendido o enorme potencial que era comunicar seus diferenciais e seus benefícios na própria caixa de seu produto. Como todos sabem, esse é um dos segmentos que é mais difícil trabalhar comunicação com o consumidor no PDV (um dia, alguma possiblidade ainda vai me permitir falar para esse segmento de varejo o quanto ele perde dinheiro pela falta de uma comunicação mais adequada para produtos e marcas no PDV - aguardo alguma oportunidade de convite para palestras, para que possa mostrar para este segmento o quanto ele pode alavancar se trabalhar a inteligência comunicativa, que vai desde os diferenciais na etiquetagem no PDV, até pequenos ganchosinteressantes de comunicação dentro das categorias).
Pois bem, voltando à criatividade, o nordestino sempre teve essa capacidade de ver oportunidade onde a princípio ninguém vê. Certamente, tudo isso pode estar ligado às dificuldades que esse povo viveu durante anos. Em todo caso, eles continuam me surpreendendo dia após dia. Outro dia estive em Recife e sentei num restaurante típico, desses fantásticos da orla da Boa Viagem, que tem um super ar-condicionado e um lounge com TV no banheiro, que se você estiver um pouco entediado em sua mesa, pode resolver se instalar no banheiro, e viver um momento agradabilíssimo, confortável, vendo um DVD sentado em um sofá. Na mesa, na hora de tomar o café, vem um adoçante dentro de um porta-adoçante feito de papelão, com uma comunicação de uma loja de tapetes. Sinceramente, todos da mesa adoraram, e mais uma vez tiramos nossos chapéus para o povo nordestino.
Estamos começando a desenvolver um projeto profundo de estudo antropológico, e espero daqui a algum tempo poder explicar para vocês a razão desta criatividade toda, assim como a necessidade que eles têm de embalagens pequenas - que eu falarei em uma outra matéria.
Estaremos começando em março uma especialização em Antropologia para o Marketing na ESPM-RJ, com aulas intercaladas aos sábados. Se você tem interesse por esse assunto, venha participar. Discutiremos a lógica da Antropologia funcionando para o Marketing de diversas maneiras.
Um bom carnaval, divirtam-se, e se forem viajar, percebam a mudança de comportamento e identidade nesta que é a festa regional brasileira mais característica!
Por Simone Terra - Shopper View, do Mundo do Marketing | 04/03/2011
simoneterra@sterra.com.br
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