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sábado, 9 de julho de 2011

Classe C, forte também entre as crianças

Data Popular mostra perfil de consumo das crianças das classes emergentes


Crianças e adolescentes da Classe C representam hoje 45% dos 49,7 milhões de brasileiros entre 2 e 15 anos de idade que devem ditar o rumo do mercado consumidor nos próximos 15 anos. Esse contingente ganha cada vez mais importância na economia nacional, contribuindo para diminuir o poder de compra da elite dos consumidores. Os baixos índices de natalidade e o envelhecimento da população do topo da pirâmide explicam a menor presença de crianças nas classes A (3%) e B (7%), de acordo com estudo do Data Popular. A Classe D tem 36% das crianças e a Classe E fica com 9% delas.

Esse cenário funciona como um alerta para que as marcas procurem transpor a barreira que separa o mundo dos profissionais de marketing do cotidiano do “brasil de verdade”. Falar com essa nova classe C exige um conhecimento especializado. A estratégia de negócio com esse segmento deve estar alinhada ao repertório, valores e ao vocabulário da base da pirâmide, que ainda são distantes das referências da elite brasileira.

Em menos de uma década, a participação das crianças da Classe C aumentou 12%, passando de 33% em 2002 para 45% em 2010. Nesse mesmo período, a renda individual da Classe C passou de R$ 186,56 a R$ 801,55 para R$ 304,69 a R$ 1.308,8. Hoje, a Classe C equivale a 51,9% da população, contra 38,8% em 2002. O índice deve chegar a 58,5% em 2014.

A influência das crianças no consumo segue esse rastro de ascensão. A educação, que antigamente tinha como base uma relação hierárquica claramente definida e respeitada (pais determinam e filhos obedecem), passa agora a se estruturar a partir de relação de negociação, na qual o filho expõe o seu desejo e os pais propõem uma troca, como, por exemplo, a compra de um item mediante uma melhoria em sua performance escolar ou mesmo no comportamento.

Quem são eles
Hoje, as crianças correspondem a 26,1% dos 190,8 milhões de brasileiros. São quase três adultos (62,6%) ou idosos (11,3%) para cada criança. O Estado de São Paulo abriga a maior quantidade de crianças (9,5 milhões), seguido de Minas Gerais( 4,9 milhões), Bahia (4,2 milhões), Rio de Janeiro (3,4 milhões) e Paraná (2,7 milhões). Do total, 7,8 milhões tem até dois anos, 11,3 milhões possuem entre três a seis anos, 13,1 milhões estão na faixa entre sete e dez anos, e 17,5 milhões apresentam idades entre onze até quinze anos.

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Mobile é utilizado por apenas 7,5% das empresas brasileiras

SMS, sites móveis e aplicativos para smartphones e tablets apresentam grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, diz pesquisa


Sylvia de Sá, do

Divulgação

Sala de estar controlada por iPad

Tablets: sucesso da categoria é impulsionado principalmente pelo iPad, da Apple

Rio de Janeiro - Somente 7,5% das empresas brasileiras usam o mobile marketing para se relacionarem com os consumidores.

O índice pode parecer baixo – e realmente é –, mas representa um crescimento de 50% se comparado a 2010. Os números são da pesquisa “A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País”, conduzida pela agência Mowa.

A pouca utilização da tecnologia móvel por parte das companhias pode ser explicada pela falta de educação e conhecimento do mercado sobre as oportunidades que estas ferramentas representam.

O SMS é o recurso mais praticado pelas marcas no Brasil na hora de manter contato com o consumidor, com 29% das citações. Em seguida, aparecem aplicativos para smartphones (21%), sites móveis (17%) e plataformas para tablet (13%).

Os dados mostram o potencial de crescimento deste mercado, já que praticamente todos os brasileiros possuem pelo menos um aparelho celular.

“O consumidor está pronto para receber este tipo de comunicação e vem utilizando os recursos que o celular oferece nos últimos 10 anos. Na medida em que estes recursos evoluem, a forma como o brasileiro os consome também evolui. É responsabilidade das agências e das empresas que detêm o orçamento de marketing perceber a importância destas ferramentas”, explica Guilherme Santa Rosa, Vice-Presidente da Mowa.

SMS é universal

Não é à toa que o SMS é o recurso mais utilizado. De uma forma geral, o famoso torpedo é a tecnologia mais barata, simples e democrática para as marcas entrarem em contato com clientes e consumidores.

Segundo dados da própria Mowa, no último mês foram registrados 212 milhões de celulares no país. Destes, a maioria esmagadora tem capacidade para receber as mensagens de texto, o que faz do recurso uma ferramenta universal para as empresas.

Ruffles põe à venda sabores criados por consumidores

Strogonuffles, Yakissobaaa! e HoneyMoonstard devem ser votados por consumidores. Apenas um sabor permanecerá no mercado


Divulgação

Sabores de Ruffles criados por consumidores

Strogonuffles, Yakissobaaa! e HoneyMoonstard: somente um fica

São Paulo - A PepsiCo começa a vender as três versões escolhidas na promoção “Ruffles: Faça-me um sabor”: Strogonuffles, Yakissobaaa! e HoneyMoonstard (mel e mostarda).

AS opções estarão à venda de julho a setembro e a preferida do público permanecerá no mercado por pelo menos mais três meses.

A escolha do vencedor leva em conta o desempenho de vendas (60% do peso da seleção final) e votação dos fãs da marca pelo site (40% do peso da seleção final).

Os três finalistas, o paulista Helder Lanzoni, o paranaense Eduardo Cavassin, e a potiguar Lilian Firmino, receberão R$ 20 mil em barras de ouro, irão estrelar as campanhas na TV, além de estampar as embalagens de Ruffles nas lojas de todo o país.

O vencedor receberá mais R$ 30 mil em barras de ouro, além do inédito prêmio de 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto, durante pelo menos seis meses, a partir de lançamento do produto (01/07/2011), tornando-se uma espécie de sócio da PepsiCo. Dependendo do resultado em vendas, o sabor pode até mesmo se tornar permanente na linha.

As versões lançadas foram escolhidas entre as quase 2 milhões de inscrições recebidas de consumidores de todos os estados do país. Este foi o maior número já registrado nessa promoção, entre todos os países em que já foi realizada: Reino Unido, Austrália, Turquia e África do Sul.

A escolha dos finalistas pela comissão julgadora levou em consideração a originalidade do sabor, a adequação ao perfil da marca Ruffles e imagem inspiradora mais criativa e a ordem de envio da sugestão.

Houve participação de todas as regiões do Brasil, sem exceção, sendo 17,82% de inscrições da região Sul,60,4% da região Sudeste, 6,95% da região Centro-Oeste, 12,69% da região Nordeste e 2,14% da região Norte.

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Shell promove relacionamento em ação itinerante no Espírito Santo

Carreta dos Amigos realiza serviços e curso gratuitos durante a Festa dos Caminhoneiros



A Shell leva a Carreta dos Amigos para a Festa dos Caminhoneiros, entre os dias 8 e 10, em Iconha, no Espírito Santo. A ação visa estreitar o relacionamento da marca com os consumidores nas estradas, além de contribuir para a saúde e o bem-estar do caminhoneiro. O projeto oferece gratuitamente serviços de corte de cabelo, avaliação médica e aulas para ensinar os carreteiros a gerenciar melhor suas despesas nas pistas.

As inscrições são realizadas no local com a apresentação de um documento de habilitação e preenchimento de cadastro. Em 2011, o evento itinerante já esteve no Sergipe e no Pará e fará mais 11 paradas incluindo estados como São Paulo, Goiás, Ceará e Paraná.

Rio recebe Talk Show sobre Copa e Olimpíadas

Iniciativa destaca as oportunidades para a cidade durante os grandes eventos esportivos

O Comitê de Marketing da Amcham e a Agência Rio Negócio realizam na próxima terça-feira, dia 12, o “Talk Show Copa 2014 e Olimpíadas 2016: Uma década de oportunidades para o Rio de Janeiro”, no Centro de Convenções Bolsa do Rio. A Iniciativa tem o objetivo de discutir sobre o que o mercado de grandes eventos esportivos representa para as empresas na cidade, de acordo com experiências vivenciadas nas Olimpíadas de Atlanta, Pequim e Londres.

Os palestrantes Hazem Galal, sócio da PwC, Maggie Sanches, diretora comercial do Rio 2016, Michael Charton, diretor internacional da Agência Rio Negócios, e Michel Davidovich, diretor geral da Coca-Cola Brasil na Copa 2014 e Olimpíada 2016, discorrem sobre as perspectivas e expectativas geradas para o empresariado e o Governo do Rio de Janeiro. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site da empresa.

Por Letícia Alasse, do Mundo do Marketing | 08/07/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Gol compra Webjet por R$ 96 milhões

Com aquisição, companhia aérea passa a deter 40,55% de participação no mercado brasileiro

A Gol comunica a compra de 100% da Webjet, por R$ 96 milhões, no início da noite desta sexta (8). O valor está sujeito a ajustes até a data de conclusão da operação. A Webjet havia sido avaliada em valores superiores a R$ 300 milhões.

Com isso, a Gol, que já chegou a ocupar a primeira posição mercado no início deste ano, terá 40,55% de participação. O percentual ainda fica abaixo da TAM, que detém 44,43% do mercado interno brasileiro, segundo dados de maio da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).

A Webjet nasceu em 2005 e, em 2007, adotou a política baixo custo e tarifa para atrair os consumidores. A companhia de Guilherme Paulus fechou maio com 5,16% de participação de mercado, realizando mais de mil voos semanais pelo País.

Telecine lança serviço On Demand com animação "Rio"

Opção está disponível para assinantes de Rio de Janeiro e São Paulo


A Rede Telecine lança uma campanha publicitária para divulgar a estreia do serviço Telecine On Demand, disponível para assinantes dos pacotes HD. O filme "Rio", de Carlos Saldanha, já está disponível nesse formato. A comunicação publicitária, desenvolvida pela Euro RSCG Contemporânea, é composta por anúncios, banners, cartazes, mídia indoor, filme, ações na internet e mídias sociais, veiculados em São Paulo e Rio de Janeiro - onde o serviço já está disponível.

Ficha técnica:

Direção de criação: André Galhardo
Redação: Marcelo Coli
Direção de arte: Rodrigo Lomelino
Atendimento: Ligia Repetto e Tatiana Lima
Mídia: Ângela Cardoso, Mônica Mannarino e Tiago Rocha
Produção gráfica: Ronaldo Lascasas
Arte final: Alexandre Chagas e Ramis Nascimento
Aprovação pelo cliente: Maria Emília Silveira e Sóvero Pereira

Gol confirma negociação para compra da Webjet

Companhia aérea pode anunciar, em breve, aquisição de 100% da concorrente

A Gol Linhas Aéreas confirma que está negociando a compra de 100% da empresa Webjet. O comunicado foi divulgado via "Fato Relevante" na CVM (Comissão de Valor Mobiliários) na tarde desta sexta-feira (7). "Havendo qualquer fato relevante necessário, este será anunciado ao mercado", afirmou a empresa da família Constantino. Com a notícia, as ações da companhia subiram, fechando o pregão com alta de 3,51%.

A Gol ganhou espaço no aviação civil por chegar ao mercado com preços mais baixos, forçando a TAM, que tinha praticamente um monopólio no País, a reduzir os preços para não perder competitividade. A Webjet também se valeu da política de custo e preço baixos para atrair os consumidores.

Atualmente, a Gol opera 900 voos diários para 63 destinos diferentes. A companhia detém as marcas Gol, Varig, Gollog, Smiles e Voe Fácil.