SMS, sites móveis e aplicativos para smartphones e tablets apresentam grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, diz pesquisa
Tablets: sucesso da categoria é impulsionado principalmente pelo iPad, da Apple
Rio de Janeiro - Somente 7,5% das empresas brasileiras usam o mobile marketing para se relacionarem com os consumidores.
O índice pode parecer baixo – e realmente é –, mas representa um crescimento de 50% se comparado a 2010. Os números são da pesquisa “A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País”, conduzida pela agência Mowa.
A pouca utilização da tecnologia móvel por parte das companhias pode ser explicada pela falta de educação e conhecimento do mercado sobre as oportunidades que estas ferramentas representam.
O SMS é o recurso mais praticado pelas marcas no Brasil na hora de manter contato com o consumidor, com 29% das citações. Em seguida, aparecem aplicativos para smartphones (21%), sites móveis (17%) e plataformas para tablet (13%).
Os dados mostram o potencial de crescimento deste mercado, já que praticamente todos os brasileiros possuem pelo menos um aparelho celular.
“O consumidor está pronto para receber este tipo de comunicação e vem utilizando os recursos que o celular oferece nos últimos 10 anos. Na medida em que estes recursos evoluem, a forma como o brasileiro os consome também evolui. É responsabilidade das agências e das empresas que detêm o orçamento de marketing perceber a importância destas ferramentas”, explica Guilherme Santa Rosa, Vice-Presidente da Mowa.
SMS é universal
Não é à toa que o SMS é o recurso mais utilizado. De uma forma geral, o famoso torpedo é a tecnologia mais barata, simples e democrática para as marcas entrarem em contato com clientes e consumidores.
Segundo dados da própria Mowa, no último mês foram registrados 212 milhões de celulares no país. Destes, a maioria esmagadora tem capacidade para receber as mensagens de texto, o que faz do recurso uma ferramenta universal para as empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário