Adorei saber que as calcinhas brasileiras (ou Brazilian knickers) são uma linha especial da Marks & Spencer, tradicional cadeia de lojas de departamento britânica, e aumentaram suas vendas em cerca de 60% nos últimos três meses. Tudo isso porque o mercado brasileiro tem uma criatividade fantástica e melhora muito sua produtividade e sua estratégia comercial. Com a ajuda dos órgãos públicos, ou do Sistema S, esse segmento vem se estruturando de forma rápida e direcionada.
Alguns dias atrás tive a oportunidade de palestrar no evento Satélite Fevest 2011 - que foi uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo SENAI Moda, Sistema Firjan e Sebrae, com a Fábrica de Ideias ficando responsável pela organização -, onde falei para o Pólo de Lingerie de Nova Friburgo e região, abordando como preparar seus pontos-de-venda e suas estratégias de posicionamento e comerciais. Tive a oportunidade de assistir um desfile fantástico e ver que o segmento já está bastante profissionalizado.
Parabéns a todos que contribuem para o sucesso deste setor, tanto da exportação, quanto do crescimento e desenvolvimento do mercado interno. É sempre grande um prazer estar fora do país e ver produtos que são referenciados como brasileiros. Por exemplo, não sei se vocês sabem, mas existe uma escova de salão de beleza, que na França é chamada de “escova brasileira”. Isto é, com certeza, multiplicação de conhecimento e desenvolvimento de produto gerado pela L’Oréal, que estuda os cabelos da mulher brasileira e desenvolve produtos bastante direcionados à esse perfil.
Vamos lá, Brasil! Vamos continuar mostrando essa potência criativa e essa capacidade de inovação e produção do mercado nacional.
Aproveito para convidar todos vocês para o Café com Trade, que será realizado No auditório da ESPM/RJ no dia 03/08 às 19h, com uma palestra minha (Inteligência Trade Marketing) e uma palestra de Leandro Pierucci, da Dia Comunicação (Comunicação no PDV), além de um debate sobre a abrangência e responsabilidades do Trade. O evento é gratuito, para saber como se inscrever, favor entrar em contato com a ESPM (www.espm.br). No site vocês também poderão obter informações sobre os cursos de férias de Trade, que recomendo bastante.
Por Simone Terra - Shopper View, do Mundo do Marketing | 18/07/2011
simoneterra@sterra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário