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sexta-feira, 11 de março de 2011

Mizuno procura atletas para sua websérie

Série em parceria com a Runner's mostrará dia-a-dia dos novos atletas de corrida

A Mizuno, marca esportiva da Alpargatas, em parceria com a revista Runner's, está procurando quatro protagonistas para uma websérie de corrida que deve estrar no mês de maio. Serão quatro episódios por mês com dois minutos, exibidos no site específico da ação. As cenas devem abordar o dia-a-dia dos novos atletas e os desafios que enfrentarão durante a jornada. Os participantes serão acompanhados pela assessoria de treinos da Mizuno, além de nutricionista e fisioterapeuta.

Além de exibir a rotina dos seus treinos, os protagonistas participarão de duas das cinco provas "10 Miles Series" realizadas pela Mizuno no Brasil em 2011. O projeto será encerrado em Amsterdam, onde os participantes irão encarar provas de 8km ou 21km na maratona da cidade, evento patrocinado pela marca.

As inscrições podem ser feitas no hotsite especial da Mizuno (clique aqui para acessar) se encerram em 25 de março. Os quatro vencedores serão conhecidos em 26 de abril.

Disputa das emissoras pelo Brasileirão é produtiva para patrocinadores

Modelo e cotas de transmissão dependem da compreensão dos dirigentes, diz Marcelo Doria, da BSB

Getty Images

Real Madrid

Real Madrid é um dos times de receita recorde de comercialização de direitos

São Paulo - Embora a Rede Globo tenha o controle da tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, em curto prazo, os patrocinadores e marcas que figuram na telinha durante as partidas não sentirão os impactos da briga entre o Clube dos 13 - que reúne os principais times de futebol - e as emissoras para a transmissão em TV aberta no triênio 2012/2014. A observação é do presidente da Brunoro Sport Business (BSB), focada em gestão de patrocínios e projetos, Marcelo Doria.

Ele acredita que, depois do alinhamento em médio e longo prazo, a propriedade das transmissões acabará gerando retorno ainda maior às marcas, em valores agregados, sejam monetários ou de exposição em todas as plataformas de mídia. “Não dá para fazer uma projeção, mas o potencial é grande”.

Provavelmente, a Globo manterá o domínio da transmissão, como faz há mais de duas décadas, com um share de audiência e patrocínio expressivo (veja mais abaixo), e mesmo não participando do leilão do C13, se manterá no páreo negociando diretamente com os clubes. “A Globo tem uma experiência e know-how internacional e o clubes vão encontrar seu modelo, mesmo que seja como na Espanha, em que o acordo veio de decisão judicial”.

Ele lembra que no basquete americano até a venda da camisa é dividida igualitariamente entre os times e a força financeira das emissoras não é determinante nos certames.

E se Globo fala alto de um lado da mesa, do outro, Dória esclarece que a propriedade de transmissão é dos clubes. “São vários os poderes de gestão e formatos, a negociação não seguirá formas simples. Precisa de muito bom senso, visão de médio e longo prazo porque um precisa do outro”.

Com a cisão dos times com o C13 e a Rede Globo, se ocorrer partidas em que os oponentes tenham patrocínios diferentes e direitos de transmissão bilaterais com emissoras distintas, o consultor acredita que ainda assim, será produtivo para as marcas envolvidas e que o acordo é viável. “Tudo depende de um alinhamento em médio e longo prazo, a crise não abala a confiança das empresas, pois o futebol é um investimento que garante 365 dias de visibilidade na mídia. A complexidade vem do cenário de compreensão entre esses dirigentes, de como criar os formatos multiplataformas de transmissão”.

Internacional

Quando o assunto é venda de direitos de transmissão televisiva, os times Real Madrid e Barcelona ocupam os dois primeiros lugares do pódio entre os vinte maiores clubes de futebol da Espanha. A receita da comercialização dos jogos do time merengue, somada à da agremiação catalã, resultou em 280 milhões de euros na temporada 2009/2010, 45% do total arrecadado no torneio.

Em arenas espanholas, Real Madrid e Barcelona negociam seus direitos de transmissão televisivos individualmente. Resultado: no final de 2010, as demais agremiações espanholas foram à justiça por uma divisão mais justa e conseguiram reduzir para 34% a soma dos direitos televisivos dos times do brasileiro Kaká e do argentino Lionel Messi.

No restante da Europa, com exceção de Portugal e Espanha, a venda dos direitos de transmissão televisivos dos principais campeonatos de futebol são negociados em grupo, através de ligas criadas pelos próprios clubes. Alemanha, França, Inglaterra e Itália adotam o modelo coletivo na hora de vender seus jogos para as emissoras.

Na Inglaterra, a Premier League, responsável pela venda dos direitos de transmissão do campeonato inglês, é hoje o mais lucrativo modelo de vendas de direitos de transmissão televisiva. Times como Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea, entre outros, recebem por ano 1,18 bilhão de euros pela venda de seus direitos internacionais para dividirem entre as 20 agremiações da liga. A consequência de uma divisão de valores mais equilibrada entre as agremiações na Inglaterra resultou em um campeonato mais competitivo e mais atrativo para os patrocinadores, o que também chamou a atenção de emissoras internacionais.

Em terras tupiniquins, a batalha travada pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre o Clube dos 13, Corinthians, Flamengo, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio, Vasco, Fluminense e Botafogo, até o momento deixaram várias questões no ar.

Nelsinho Piquet lança cachaça “B”

Produto foca no público feminino por sabor adocicado e baixo teor alcoólico


O piloto Nelsinho Piquet lançou durante o Carnaval a cachaça “B”. O produto mistura mel e limão a uma cachaça já conhecida, mas que não teve o nome revelado. Por isso, o nome do produto é “B”, remetendo ao nome de abelha em inglês, bee.

O negócio foi feito em parceria com os empresários Eduardo Jorge e Hendrik Wolff e foca no público feminino por ter sabor adocicado e teor alcoólico de 21%, mais baixo do que as tradicionais, Para ativar a marca, convidados do camarote “Expresso 2222”, em Salvador, puderam degustar a novidade.

A ”B” deve chegar ao mercado no mês de abril. A identidade visual e o branding da cachaça foi criada pelo escritório americano Pereira & O’Dell e a agência carioca 6D foi responsável pela parte web e print da marca.

Nelsinho Piquet lança cachaça “B”

Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing | 11/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

RedeTV! vence licitação do Clube dos 13 pelo Brasileirão

A vitória da emissora ainda não tem valor prático, já que os clubes precisam assinar um documento para ceder os direitos de transmissão de suas partidas


Renato Pizzutto/Placar

Campeonato Brasileiro de Futebol

Apesar das desistências, Globo e Record ressaltaram que pretendem negociar individualmente com os clubes

São Paulo - A Rede TV! foi a vencedora da licitação do Clube dos 13 pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. A emissora ofereceu R$ 516 milhões por temporada, o que equivale a um total de R$ 1,548 bilhão pelos três anos da principal competição do futebol nacional.

O anúncio da vitória da RedeTV! foi realizado nesta sexta-feira por Fábio Koff, presidente do Clube dos 13. A emissora foi a única a apresentar proposta pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, diante das desistências da Rede Globo e da Record, que abandonou o processo horas antes da abertura das propostas.

A Globo já havia anunciado anteriormente a sua saída do processo de negociação e a decisão de negociar diretamente com os clubes. A desistência da Record, porém, surpreendeu. De acordo com a emissora, o clima de incerteza criado após o "racha" do Clube dos 13 provocou a decisão.

A vitória da RedeTV! ainda não tem valor prático, já que os clubes precisam assinar um documento para ceder os direitos de transmissão de suas partidas, e isso não deve ocorrer devido ao conflito no Clube dos 13. A RedeTV! também ressaltou que só desembolsará o valor se tiver o direito de transmitir as partidas de todos os clubes do Brasileirão.

O Clube dos 13 defende, porém, que o seu estatuto lhe permite negociar os direitos de transmissão de todos os clubes que estão filiados à entidade. Assim, o imbróglio pode ser definido apenas na Justiça. Além disso, apesar das desistências, Globo e Record ressaltaram que pretendem negociar individualmente com os clubes.

Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco anunciaram anteriormente que pretendem negociar separadamente os direitos de transmissão com as emissoras. O Corinthians, inclusive, pediu a sua desfiliação do Clube dos 13. Já Botafogo e Vasco pediram a revogação dos direitos concedidos à entidade.

Record pede democracia na briga pelo Brasileirão

Em comunicado, emissora lamentou a atitude de alguns clubes de dar preferência em acertar "pré-acordos" com a rival Globo, mesmo sem antes ouvir sua proposta


Fábio Borges/VIPCOMM

Ronaldinho Gaúcho, em partida pelo Flamengo

Ronaldinho Gaúcho, em partida pelo Flamengo

São Paulo - A Record vai mais uma vez à mídia para se posicionar sobre a briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Em comunicado disparado na manhã desta sexta-feira (11), a emissora lamentou o enfraquecimento do Clube dos 13, pedindo clareza e democracia na negociação. A emissora informa ainda que não irá apresentar proposta ao C13 por conta do rumo tomado nas conversas.

A emissora também comenta a atitude de alguns clubes de dar preferência em acertar "pré-acordos" com a rival Globo, mesmo sem antes ouvir sua proposta. "Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que tem acordos pré-acertados com outra emissora", diz parte do comunicado.

Leia o texto na íntegra:

"A Rede Record vem a público informar que apoiava o modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2014 proposto pelo Clube dos 13 em acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Mas, infelizmente, a concorrência dividiu o C13. A entidade ficou fracionada em clubes que defendiam o processo iniciado com a carta convite, agremiações que pretendiam negociar os direitos em separado e aqueles que vieram a público pedir a total desvinculação do processo e do agrupamento.

Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que tem acordos pré-acertados com outra emissora. Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente, sem concorrência, sem transparência e baseados nos mesmos princípios que ajudaram a reduzir o poder dos clubes, prejudicaram o faturamento das agremiações, limitaram a exposição de patrocinadores e impuseram horários estranhos para a prática do futebol, além de transformar o mais popular esporte do País num mero exportador de talentos. Diante desta atitude a Record informa que não aceita participar de um jogo com cartas marcadas.

O quadro, neste momento, gerou incerteza jurídica. Diante disso, não há convicção de que a proposta vencedora tenha os direitos de transmissão dos jogos de todos os clubes. Há ainda a possibilidade de que uma agremiação possa abandonar o C13 enquanto o contrato ainda estiver em vigor. Assim, a Record decidiu não apresentar proposta ao Clube dos 13.

A emissora volta a manifestar seu desejo de participar da concorrência democrática, caso os clubes entrem em acordo, garantindo estabilidade jurídica a quem apresentar a melhor proposta E se os clubes desejarem seguir numa negociação em separado, a Record reafirma que pretende apresentar propostas com padrões de transparência e regras claras.

Mais uma vez, esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando uma transmissão de primeira do esporte preferido da nação."

Knorr mostra menina comendo sem lavar as mãos

Não é todo mundo que gosta quando eu escrevo posts sobre pequenos erros ou detalhes de execução aqui no blog. Mas continuo acreditando podemos tirar aprendizados tanto de casos grandes como pequenos.
Então vamos a um caso enviado pelo nosso twitter (@errosdemkt): vocês já viram a propaganda do Knorr Meu Feijão? Pois bem... repare que a menina chega da rua (provavelmente da escola, junto com o pai que vem do trabalho). Sem lavar as mãos, ela vai direto pra cozinha experimentar o feijão.... com a mão. E o pai, também com a mão suja, se senta à mesa pra comer:

Assista ao vídeo:



Por Erros de Marketing, do Mundo do Marketing | 11/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Peugeot comemora 10 anos e leva consumidores para Los Angeles

Montadora também sorteia modelo 307 para promover série especial 207, Hoggar e 307 Presence Pack


A Peugeot completa 10 anos de produção no Brasil e comemora levando 25 consumidores para conhecer os estúdios Fox Films, em Los Angeles. A parceria traz os personagens da animação “Rio”, criada pelo diretor Carlos Saldanha, com estreia mundial para o dia 8 de abril, nos adesivos comemorativos da montadora. Para participar da ação, basta realizar um teste drive em qualquer concessionária da rede e preencher um cupom. A montadora também realiza o sorteio de um Peugeot 307 para os clientes que comprarem algum veículo da série 207, Hoggar ou 307 Presence Pack, durante a promoção. A iniciativa é válida para este mês, podendo se estender até abril.

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 11/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

TIM vai ao ar com artistas

Blue Man e Carlinhos Brown mostram o encontro sem fronteiras em peça criada pela NEOGAMA/BBH; Primeira veiculação é neste sábado (12)

TIM com Blue Man e  Brown
TIM com Blue Man e Brown

A TIM estreia no sábado (12) a campanha institucional criada pela NEOGAMA/BBH que mostra inusitado encontro em ritmo de carnaval. O mote do comercial de 30” é a comunicação sem fronteiras. A peça vai ao ar nacionalmente e apresenta os integrantes do Blue Man Group e o músico Carlinhos Brown no alto do trio elétrico do Bloco Azul TIM, que desfilou no sábado de carnaval em Salvador.

O início do filme traz imagens da integração entre o Carlinhos Brown e músicos dos grupos Timbalada, Olodum, Filhos de Gandhi, Cortejo Afro e Banda Dida e os Blue Man durante o ensaio em conjunto.

O clímax do filme é quando os músicos se unem no alto do trio elétrico. Enquanto as imagens são da alegria popular e a sintonia entre os artistas, a locução em off pontua: “A vida é móvel e a TIM se movimenta junto com o Brasil. Porque sem fronteiras você pode tudo”.

A mensagem é finalizada com uma imagem panorâmica da multidão diante do Farol da Barra, com a assinatura: TIM. Você, sem fronteiras.

Ficha técnica:
Diretor Geral de Criação: Alexandre Gama
Diretores de Criação: Marcio Ribas
Criação: Rodrigo Senra e Daniel Poletto
RTVC : Fernanda Crespo, Max Fox, Mariana Barbiellini, Marcos Camurati, Mel Duarte e Tico Cruz
Atendimento: Silvia Tommasini, Pedro Fragata, Natalia Menezes,
Tatiana Vidonscky e Eduardo Crepaldi
Produtora: Mixer
Direção de cena: Rubens Crispim Jr.
Direção de fotografia: Eduardo Mattos
Trilha sonora: Big Foote
Aprovação do cliente: Rogerio Takayanagi, Roger Solé, Lívia Marquez e Flávia Miguez e Maria Clara Figueiredo

Social Brands 100 destaca Twitter como a rede preferida das empresas

Lançada nesta sexta-feira (11) em Londres, pesquisa aponta que Dell, Nike Plus e Starbucks preferem o microblog

Lançada nesta sexta-feira (11) no Reino Unido, a pesquisa Social Brands 100
aponta que marcas como Dell, Nike Plus e Starbucks preferem o Twitter e que apenas 22% das empresas globais criaram seus “tags” em geomapas, sendo 45% delas inativas. No entanto, o ranking ressalta que no espaço de um ano a os aplicativos integrarão o mundo virtual e o real.

As Top 5 do ranking britânico é Dell, Nike Plus, Starbucks, giffgaff e BestBuy do Reino Unido. Para medir a participação das marcas, a pesquisa incluiu aquelas com mais de 30.000 tweets, posts e comentários nas mídias sociais.

Simultaneamente, foram observados dados do Google Analytics e da Brandwatch, que publicou análises e medições sobre cada marca e menção delas por um período de três meses, entre setembro de 2010 e janeiro de 2011.

Os dados consideram o impacto do tamanho de uma marca e sua popularidade nas mídias sociais, além do estilo de inovação e engajamento social.

O download do relatório completo está disponível aqui

domingo, 6 de março de 2011

Cerca de 70 guitarras de Eric Clapton serão leiloadas em NY

Faz parte do lote uma Stratocaster preta que o artista utilizou em sua turnê "Cream Reunion Shows" e que pode ser vendida entre US$ 20 mil e US$ 30 mil


Getty Images/ David McNew

Eric Clapton

Eric Clapton: o valor dos 150 instrumentos e discos gira entre US$ 300 e os US$ 30 mil

São Paulo - Cerca de 70 guitarras e diversos amplificadores de Eric Clapton estarão à venda em Nova York no dia 9 de março, quando os fãs do chamado "rei do blues" poderão adquirir um "pedaço de sua história", informou nesta sexta-feira a casa de leilões Bonhams.