Visitantes

contador de visitas para blog

sexta-feira, 22 de abril de 2022

5 características que unem lançamentos bem sucedidos de produtos

Intraempreendedores e empreendedores precisam se preparar para quebrar regras ao criar a próxima novidade

Época NEGÓCIOS Atualizado em

(Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Na era da digitalização acelerada e da transformação de todos os negócios em serviços, lançar produtos físicos não essenciais parece uma ideia cada vez mais arriscada. A jornalista americana Katie Hunt se dedica a analisar especificamente essa categoria de negócio. Depois de entrevistar mais de 200 empreendedores lançadores de produtos físicos para seu blog, ela fez uma lista de características comuns aos bem-sucedidos, para o site da Entrepreneur. A lista pode ser aproveitada por todo intraempreendedor liderando um novo lançamento dentro de uma grande organização. Confira:

1. Valorizar a importância da comunidade - Ser um intraempreendedor pode ser bem solitário, principalmente se não há colegas dividindo o peso de liderar a nova iniciativa. Todo novo negócio se beneficia do compartilhamento de ideias. Quem não tem sócios ou colegas com quem dividir o peso das decisões deveria procurar uma comunidade de pessoas com o mesmo tipo de foco e responsabilidades.

2. Redefinir as regras - A beleza de um novo negócio é conferir alguma liberdade para questionar as normas, tanto de negócios mais estabelecidos na mesma organização quanto do mercado. Intraempreendedores precisam se sentir à vontade para contornar, quebrar e reescrever regras.

3. Entender a importância do novo - O produto em concepção pode ser simples ou começar com metas modestas, mas isso não significa que mereça menos consideração. Um lançamento pode ser o início de um negócio longevo, abrir caminho para outros negócios semelhantes ou criar conexão com novos grupos de consumidores. Preste atenção ao potencial da iniciativa e celebre cada passo adiante.

4. Dizer "não" com mais frequência - Criar e lançar um produto novo consome tempo e energia. Inovadores e intraempreendedores envolvidos nessa empreitada precisam dedicar atenção especial ao que fazem e ao que deixam de fazer. Dizer "sim" com facilidade demais pode confundir as prioridades. Aja com mais foco e intencionalidade.

5. Trabalhe com prazos realistas e paciência - Conceber e lançar um produto novo inclui testar, errar, corrigir, avaliar sucessos e falhas. Mesmo após um bom lançamento, qualquer produto pode ser melhorado com o tempo e com o maior volume de avaliações por parte dos clientes. Inclua nos planos a ideia de que um ótimo retorno não precisa vir de um lançamento explosivo, e sim de crescimento regular ao longo de um período maior.

 

Uma segunda vida, para as pessoas e para as marcas

 “Legado” não é palavra para se usar à toa. Uma conversa entre gênios me mostrou nosso novo job description: imaginar melhor, aquecer corações e contribuir para um futuro mais justo

*Fábio Milnitzky Atualizado em

 

Cena da série Upload, da Amazon (Foto: Liane Hentscher / Amazon Studios)

 

Muita gente acompanha o relatório de tendências da futurista Amy Webb, fundadora e CEO do The Future Today Institute. Mas uma conversa recente e interessantíssima de Amy com uma pessoa bem diferente dela passou quase despercebida.

O interlocutor de Amy foi Greg Daniels, uma das mais importantes mentes criativas do mundo. Os dois participaram de um painel juntos em 11 de março, durante o festival de inovação SXSW, em Austin, Texas. Greg, escritor, produtor e diretor, tem no currículo The Office, Saturday Night Live e Os Simpsons. Seu mais recente show, Upload, entrou na segunda temporada no Amazon Prime após uma primeira de muito sucesso. Upload é uma série que mostra como serão nossas vidas integradas à tecnologia num futuro próximo. Brinca com a possibilidade de que será possível fazer um download da consciência antes da morte e um upload - em um novo formato de vida - em um dos seis universos desenhados (adivinhem por quem!) pelas big techs.

A série nos deixa com um gosto amargo e doce na boca. Assim como as previsões de Amy, que usa milhões de dados para chegar a seus insights, apresentados com foco em preparações para o futuro e não previsões, como ela mesmo define. O trabalho dela é nos convidar a considerar possibilidades alternativas e novas visões do que o futuro pode guardar. Mas o que une uma futurista quantitativa como Amy a um artista criativo como Daniels?

Ao serem confrontados por essa pergunta, ambos citaram a mesma referência: Isaac Asimov, escritor russo nascido em 1920, que ficou conhecido como uma espécie de pai da ficção científica. Entre suas obras, “Fundação” e “Eu, Robô” são algumas das mais famosas. Seu trabalho, vasto, cobriu temas como consciência, mortalidade, ética e tecnologia, exploração espacial e a possibilidade de prever o futuro.

Durante essa conversa informal e improvável, ficou ainda mais evidente para mim, que o papel do profissional de marketing vai passar por uma transformação ainda maior do que a dos últimos anos. Esse profissional, hoje, já trabalha com a união indissociável do online com o offline, com novas mídias assumindo o papel da TV (HBO Max, Amazon Prime e YouTube têm transmitido, por exemplo, fogos de futebol ao vivo) e com podcasters se tornando autoridades nos mais diversos temas (não faço aqui juízo de valor). Acima de tudo, o profissional de marketing deixou de trabalhar em uma lógica unidirecional para ser parte das conversas que já ocorrem na sociedade. Mais do que criadores de narrativas, teremos de garantir posicionamento por meio de atitudes. Basta ver o que está acontecendo na Rússia, com diversas empresas deixando o país e os lucros que aquele mercado gerava.

Tudo isso sem falar na integração com vendas, em que a mídia programática passou a bombardear os consumidores a partir de um volume de dados “infinito”, que deveria criar conexões, mas muitas vezes criam bolhas que nos fazem ver apenas aquilo que queremos.

A tecnologia revolucionou a forma como o marketing opera e as competências acima são apenas algumas das muitas que passaram a fazer parte do dia a dia dos CMOs (Chief Marketing Officer) e daqueles que ambicionam esse cargo. Mais do que storytellers, teremos de caminhar além, num processo irreversível de transformar marcas em organismos vivos, com visão de mundo e aspirações sociais.

Sim, seremos cada vez mais exigidos a considerar fatos e dados. Contudo, a conversa de Amy e Greg me leva a crer que faremos a diferença a partir da nossa capacidade de imaginar contextos e cenários que até pouco tempo pareciam impossíveis. Da nossa capacidade de transformar dados em informações, ao mesmo tempo em que teremos de entender de forma antropológica e social os públicos com quem falamos.

A conclusão de ambos é que nada vai substituir o poder da imaginação. A capacidade humana de sentir, vivenciar, sofrer e sorrir, somada a uma infinidade de estímulos e possibilidades tecnológicas vai redefinir, nesse futuro ainda desconhecido, a forma como vivemos – e, no limite, também a forma como morremos.

Nesse futuro nem tão real, nem tão ficcional, o Marketing encontrará seu lugar ao sol. Um lugar mais nobre, mais respeitado, mais íntimo. Afinal, convenhamos, a palavra “marqueteiro” não traz consigo conotação positiva. Bem, chegou o momento de ressignificar essa palavra.

É quase irresistível voltar do SXSW e não usar os buzzwords do festival -- diversidade, metaverso, NFT, cripto, realidade aumentada, Cannabis, psicodélicos, biologia sintética. Fica para outra vez. Há 25 anos nesse mercado, acredito que a raison d'être de nossa disciplina nunca nos deu tantas possibilidades de aquecer corações, iluminar mentes e contribuir para um futuro mais justo. E, se todo marketeiro ficou um pouco perdido com a brusca mudança de suas funções nos últimos anos, a imaginação é o que nos fará encontrar, em nós mesmos, a inspiração para que nossas marcas mudem o mundo para melhor. Porque o afterlife das marcas será o legado que vamos deixar para as próximas gerações.

*Fábio Milnitzky, CEO e sócio fundador da iN – Consultoria de Marcas


Profissionais de marketing preferem conteúdo digital patrocinado, mas não confiam nos dados de audiência

Levantamento feito pela Nielsen mostra que apenas 26% dos profissionais da América Latina têm total confiança em seus dados de audiência

Soraia Alves Atualizado em

 

Análise de dados; marketing (Foto: Pexels)  

Profissionais de marketing têm priorizado os canais digitais (Foto: Pexels)

 

A publicidade nas mídias sociais é considerada a mais eficaz entre os profissionais de marketing da América Latina. Em 2021, mais da metade (55%) do orçamento total de publicidade foi gasto em digital patrocinado, com 85% dos profissionais de marketing do continente dizendo que este é um canal de mídia extremamente eficaz (contra 64% da média global).Os dados estão no Relatório Anual de Marketing de 2022 realizado pela Nielsen, uma das líderes globais em medição, dados e análises de audiência.

Apesar da preferência pelo digital, os profissionais reveleram que precisam de dados mais precisos sobre a audiência de suas campanhas para poderem fazer um planejamento mais adequado. Para 69% dos entrevistados, os dados primários são essenciais para planejar suas estratégias e ajudar a entender os comportamentos do público-alvo em todas as plataformas. Mas apenas 26% deles têm total confiança nessas informações.

Esse é um dos insights mais importantes da pesquisa, que tinha como objetivo mensurar o comportamento do mercado após a mudança causada pela covid-19 no comportamento dos consumidores. O levantamento foi realizado com aproximadamente 2 mil profissionais de marketing da América Latina, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os entrevistados gerenciam orçamentos de marketing de US$ 1 milhão ou mais, em setores como automotivo, serviços financeiros, tecnologia, varejo, saúde, turismo e farmacêutico.

 

Navegar na mudança

A fragmentação digital, com a proliferação de novos canais, produz uma abundância de conjuntos de dados únicos. Nesse cenário, 36% dos entrevistados afirmam que o acesso a dados, a resolução de identidade e obtenção de insights acionáveis são extremamente difíceis. 

Acompanhar as mudanças de hábito do consumidor na mídia também ficou um pouco mais complexo nos últimos dois anos. "Navegar por mudanças constantes não é fácil, mas é o que torna o papel do CMO tão empolgante, bem como um dos mais desafiadores", diz Jamie Moldafsky, Chief Marketing Officer da Nielsen.

Os profissionais de marketing também relataram uma pressão constante para entregar o ROI (retorno sobre o investimento). A pesquisa da Nielsen mostra que, em comparação com o resto do mundo, os profissionais de marketing da América Latina estão significativamente mais confiantes em sua capacidade de medir o ROI (78% versus 65% dos profissionais de marketing globais). Esse número aumenta ainda mais nos canais patrocinados - 86% para a América Latina, contra 64% da média global.

Cerca de 78% dos entrevistados se sentem satisfeitos com as ferramentas que possuem para medir suas atividades de marketing. Isso faz com que se sintam mais confiantes em medir o ROI de funil completo (73% versus 54% dos profissionais de marketing globais)

"À medida que o engajamento de mídia muda, a agilidade e os dados são essenciais para otimizar todo o funil de marketing. Com a iminente eliminação de cookies de terceiros, é compreensível ver os profissionais desta indústria priorizando a personalização e alinhando sua marca com causas com as quais seus clientes se preocupam”, comenta Moldafsky.

A pesquisa também mostrou que os profissionais latino-americanos são os que mais focam em causas sociais: 86% dos entrevistados consideram a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social extremamente importantes para sua organização. Eles já entenderam que essa prática é fundamental para criar uma conexão interpessoal mais forte com os consumidores.

 

 

 

Localiza recria promoção com brindes exclusivos inspirados em personagens da Disney

Sucesso no Carnaval, a ação da Localiza com Mickey e Amigos, da Disney leva ainda mais diversão e encantamento nas viagens.

 

Circuito Banco do Brasil de Surfe começa nesta quinta-feira

Praia da Ferrugem, em Garopaba, sediará a 1ª etapa do WSL Qualifying Series. O evento vai oferecer igualdade na premiação para homens e mulheres e os campeões do ranking ganharão convite para o Challenger Series de Saquarema

 Por Thales Brandão -

 

Reprodução/Instagram

 

É nessa quinta-feira, 21, a estreia do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que será dividido em três etapas regionais do World Surf League Qualifying Series no Brasil e poderá ser visitado pelo público em geral. A abertura da temporada será em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, nos dias 21 a 24 de abril, na Praia da Ferrugem, depois segue para Salvador (Praia de Stella Maris – de 12 a 15 de maio) e a grande final será no litoral norte paulista, em Ubatuba (Praia de Itamambuca – de 25 a 28 de agosto).

Os eventos vão acontecer com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres e, com o patrocínio do Banco do Brasil e da Gestora de Fundos de Investimento do Banco do Brasil, pretende valorizar jovens surfistas e descobrir novos talentos nacionais da modalidade.

Além do almejado troféu, os campeões dos rankings masculino e feminino do Circuito Banco do Brasil de Surfe ganharão um convite (wildcard) especial para participar do Challenger Series, circuito de acesso para a elite mundial do esporte, que será apresentado pelo Banco do Brasil, em Saquarema (RJ). Para definir o vencedor e a vencedora, serão computados os resultados das três etapas.

Como as etapas acontecerão sempre entre quinta-feira e domingo, várias atividades recreativas e atrações estão programadas para entreter o público que for prestigiar o evento. Aulas de surfe com monitores especializados para diferentes níveis; empréstimo de pranchas com monitoria e até reparos rápidos de pranchas para atletas e moradores. Também serão disponibilizados para o público que comparecer nas praias: empréstimo de guarda-sol, quadras para a prática de futevôlei, beach tennis e vôlei de praia, além de aulas funcionais e yoga.

Todas as etapas serão transmitidas ao vivo no site WorldSurfLeague.com e também pelo App e canal no YouTube da World Surf League.

David Tavares, Bruna “Ithuriana” e Gustavo ”Gargulaex”, do Squad BB, participam da transmissão oficial

David Tavares, host oficial do #TamoJuntoNesseGame, plataforma de esportes eletrônicos do BB, irá participar da transmissão oficial da etapa catarinense. Para ele, fazer a transmissão do Circuito BB de Surfe será um grande marco em sua carreira. “Estou muito feliz com o convite do Banco do Brasil para poder participar da primeira etapa que vai rolar em Garopaba. Espero conseguir passar uma visão para as pessoas que curtem o surfe, mas não são especialistas e querem aprender, entender e acompanhar cada vez mais as competições. O Banco do Brasil apoiando o evento vai fazer crescer ainda mais o esporte no país, vai ser incrível”, ressalta.
Também estarão presentes Bruna “Ithuriana” e Gustavo ”Gargulaex”, integrantes do Squad BB, que vão agitar as areias de Garopaba com muito entretenimento e diversão. Eles vão promover atividades com entrega de brindes e entrevistar o público, por exemplo.

Surfe com sustentabilidade e preservação

A organização se compromete a realizar as competições com a menor utilização de plástico possível. Haverá ainda coleta seletiva e gestão de resíduos, ou seja, todos os resíduos serão separados e enviados para cooperativas locais de reciclagem. Paralelamente, em parceria com instituições da cidade-sede do evento, acontecerá o plantio de 500 mudas da vegetação nativa local em Garopaba, Ubatuba e Salvador.

Calendário do Circuito Banco do Brasil de Surfe:

Etapa 1:
21 a 24/abril – Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)

Etapa 2:
12 a 15/maio – Praia de Stella Maris, Salvador (BA)

Etapa 3:
25 a 28/agosto – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

 

Risco de Incêndio: Chevrolet convoca proprietários do novo Tracker para recall

Incêndio pode ocorrer na coluna B do SUV - para evitar uma tragédia a Chevrolet fará a instalação de uma proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores.

A General Motors comunicou um recall para o Chevrolet Tracker, que envolve 79.730 unidades produzidas entre 2020 e 2022.  O chamado envolve praticamente todos os veículos do modelo Tracker fabricado entre os anos citados acima.

Confira abaixo a nota oficial da Chevrolet sobre o recall:

“A General Motors do Brasil, visando resguardar a segurança e a satisfação de seus consumidores, ** convoca os proprietários dos veículos Chevrolet Tracker, modelos 2020 a 2022, a entrar em contato de imediato com a Rede Chevrolet, para agendar a instalação de proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximo a região inferior da coluna B.

Fornecedor: General Motors

Veículos envolvidos:
Marca e modelo do veículo: Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022
Chassis Nº: LB900009 a NB 202060
Data inicial e final de fabricação: 25/Out/2019 a 05/Abr/2022

Data do início do atendimento: Agendamento imediato com previsão de início de atendimento a partir de 13 de maio de 2022.

Local de atendimento e agendamento do serviço: Rede de Concessionárias e Oficinas Autorizadas Chevrolet.

Componente envolvido: Isolador acústico do carpete.

Razões técnicas: Em caso de colisão, onde o acionamento dos pré-tensionadores abdominais dos cintos de segurança dianteiros é esperado, constatou-se a possibilidade de fagulhas decorrentes do seu funcionamento normal, as quais, direcionadas à frente, poderiam atingir o isolador acústico do carpete.

Riscos: Possibilidade de princípio de incêndio na região inferior da coluna B, podendo resultar em danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Solução:
 O serviço consiste na instalação de uma proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores.

O reparo será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para sua execução é de até 2 horas e 30 minutos.

Verifique se o seu veículo está envolvido junto a sua concessionária de preferência, na Central de Relacionamento Chevrolet através do 0800-702-4200 ou pelo WhatsApp no número (11) 99882-8157, ou no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls e use estes canais em caso de dúvidas ou quanto ao agendamento do serviço. 

Consulte em www.chevrolet.com.br/localizar-concessionaria a Concessionária da Rede Chevrolet de sua preferência e agende seu serviço.”

terça-feira, 1 de março de 2022

84% dos consumidores possuem dois ou mais serviços de streaming

Levantamento mostra que 36,7% dos assinantes brasileiros entrevistados possuem quatro ou mais serviços de streaming 
 
Por Mundo do Marketing - 23/02/2022  
 



Acompanhar jogos de futebol, ouvir músicas e maratonar filmes e séries são indiscutivelmente alguns dos passatempos favoritos do brasileiro e, atualmente, nem a pulverização das plataformas de streamings têm separado o público desses serviços. Segundo levantamento da NZN Intelligence com mais de 1.800 respondentes, 84% dos consumidores possuem dois ou mais serviços de streaming. 

Também mostra que a maioria (36,7%) dos assinantes possuem quatro ou mais serviços de streaming, seguidos de três (25,2%), dois (22,8%) e apenas um (15,3%). Cerca de 50% possuem assinatura em plataformas de música e vídeo, outros 44% só aderiram aos serviços de vídeo e 5% dos entrevistados assinam somente streaming em áudio. 

O grande boom de assinantes de mais de um serviço foi impulsionado pela pandemia, pois 50% dos entrevistados assinaram pelo menos um novo serviço de streaming entre 2020 e 2021 e 80% deles afirmaram que mesmo com o fim da pandemia - cenário ainda incerto - não irão cancelar suas assinaturas.

Para Tayara Simões, CEO da NZN, um dos principais players para soluções de publicidade e comunicação online, já não é uma discussão se o entretenimento por streaming permanecerá como um hábito e sim um fato, que deve se estabelecer cada vez mais ao redor do mundo nos próximos anos. “O próximo passo para as plataformas é a fidelização real desse público por meio do preço, mas principalmente pela qualidade de catálogo e lançamentos, já que segundo nosso levantamento, a maioria está interessada nas opções de títulos disponíveis (47,6%), em seguida no valor da mensalidade (37%) e, por último, na frequência de atualização da plataforma (15,5%)”, destaca. 
 

O Boticário cria experiência in-game com evento de Carnaval inédito no Avakin

Marca aposta em jornada do consumidor e presença no cenário gamer com experiência imersiva de beleza e ações de conteúdo digital 
 
Por Mundo do Marketing - 22/02/2022 
 

Depois da estreia no universo gamer em 2021, O Boticário retorna ao jogo de realidade virtual Avakin Life, que permite que o usuário crie seu próprio avatar. O projeto estará ativo entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março, um dos períodos mais esperados pelos usuários do jogo – quando acontece o Carnaval. A ativação da loja in-game prevê atividades exclusivas por período limitado, como a criação de dois blocos temáticos de Carnaval nomeados com marcas do Boticário, a disponibilização de tutoriais e conteúdo de vídeo no cinema virtual do jogo, bots exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e cabelo, encorajando o jogador a ousar na customização de avatares, curtir a folia virtualmente e trazer as dicas para o mundo fora da tela.
 
O interesse da marca em interseccionar o universo da beleza e dos jogos é reflexo do contexto em que estamos inseridos: conectividade constante e incerteza no mundo físico, como revela a oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB)*, publicada em abril de 2021. De acordo com o estudo, 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no período de isolamento social e 72% da população do Brasil joga algum tipo de videogame. A aposta no universo game pelo Boticário começou em 2021, quando a marca se tornou a primeira do segmento a apostar em ativações no Avakin Life.
 
A ação de carnaval e a reativação da loja no jogo é mais um passo do Boticário na estratégia de ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo in e out game com os mais diversos públicos, incluindo o consumidor gamer, que já atinge status da chamada mídia de massa. “Precisamos estar onde os nossos consumidores estão. Hoje, já temos um mindset analítico e data-driven. Com isso, precisamos entender com profundidade esse público, escutando ativamente a comunidade e, a partir dessa escuta, conectar nossas marcas com a linguagem, os produtos e serviços relevantes, atrelando a audiência a uma estratégia personalizada. Não podemos falar de evolução e construção de futuro do nosso negócio e da comunicação, sem estarmos conectados com os gamers" – comenta Natalia Calixto, Diretora de Mídia, BI, CRM & Insights, do grupo.

Jornada do consumidor
 
Outra preocupação da marca é a jornada do consumidor, considerando um olhar diferente para cada nicho de maneira estratégica e focada na expectativa de quem pretende impactar. “A nossa primeira ativação no Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar insights do consumidor para retomar com uma experiência mais marcante e inovadora. Em linha com nossa estratégia de atuação em games e conexão com novas audiências, criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e hiper-realista”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário. 
 
O novo projeto, idealizado pela marca em parceria com a BBL, empresa one-stop-shop especializada em games e eSports, e com a agência AlmapBBDO, vai se desdobrar em dois blocos de Carnaval virtuais, que receberão os nomes de marcas do Boticário das categorias de maquiagem e cabelos: Bloco Intense e Bloco Match, respectivamente. Durante o período, as ativações irão engajar e proporcionar benefícios aos jogadores, que deverão escolher um dos blocos que estarão na Praça do Brasil para curtir a folia, onde poderão interagir com a ação e somar pontos. Na dinâmica, o bloco campeão ganhará uma festa especial, aberta ao público e tematizada com suas cores. 
 
Sobre a escolha da nova ativação ser exatamente nesse período festivo, o CEO da BBL, Nando Cohen, explica “O Carnaval é uma data que tem tudo a ver com o Boticário e com a expertise da BBL no segmento de games e eSports vamos criar momentos especiais por meio da beleza e inserir a marca de forma ainda mais natural e efetiva no Avakin, sempre trazendo ações em que o gamer seja recompensado com vantagens e benefícios. Tudo foi pensado para melhorar a experiência da comunidade com a marca”.

Ativação de marca
 
Além das ativações em torno do Carnaval, os players terão acesso a skins do Boticário que poderão ser adquiridas na loja da marca, onde a consultora Thaty estará pronta para recebê-los. As personalizações fazem referência a produtos reais das categorias de maquiagem e cabelo, traduzindo em cores e benefícios os itens do portfólio selecionados para essa nova entrada. De maquiagem, temos como opções o Lápis para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260 Intense, entre outros. E para os cabelos, dentre a variedade de itens, temos o Match Tônico do Crescimento.
 
Outra ação inédita será a exibição de vídeos com tutorias de make e looks no AvaBytes, o cinema do game, para que os jogadores possam aproveitar as dicas também fora do game.  "Esse é mais um movimento de uma estratégia 360º e crescente de games para O Boticário, com objetivo de se consolidar, cada vez mais, como a marca preferida na categoria para o público gamer. Nosso desafio em mídia é ampliar os pontos de contato com esse target, mas também criar relações profundas. Retomar a ativação em Avakin é a prova disso.  Estamos dando sequência à nossa relação com os jogadores do real life games em um momento em que as conversas sobre as festividades começam a se aquecer”, destaca Suellen Kiss, Diretora de Mídia da AlmapBBDO.

Marketing “In-Real-Life” (IRL) segue em alta e deve fechar 2022 em US$ 44,4 mi

Dados do WARC mostram que este valor ainda está 1,6% abaixo dos níveis pré-pandemicos 
 
Por Mundo do Marketing - 25/02/2022 
 
 

 

O investimento em Marketing “In-Real-Life” (IRL) a nível global vai atingir os 44,4 mil milhões de dólares este ano. Os dados são do WARC, segundo os quais aponta que este valor ainda está 1,6% abaixo dos níveis pré-pandémicos. O Marketing “In-Real-Life” (ou “na vida real”, em português) corresponde ao conjunto de mídia paga com que as pessoas se cruzam fora das suas casas – o que não significa que sejam obrigatoriamente suportes OOH.

A análise demonstra que, apesar do elevado valor previsto para este ano, o total vai ficar US$ 700 milhões abaixo do registado em 2019 (US$ 45,1 mil milhões). Ainda assim, em 2023, espera-se que este mercado publicitário alcance os US$ 47,1 mil milhões.

A explicação, segundo a WARC, é de que os consumidores vivem vidas cada vez mais digitais. Por isso, é mais provável as pessoas trabalharem a partir de casa e comprarem online. As marcas ainda estão preparando um futuro dominado pelas interações virtuais no metaverso. Contudo, é essencial que os profissionais de Marketing não negligenciem os momentos físicos que ocorrem entre as experiências digitais e que são tão importantes, apontou a WARC.

No que diz respeito à publicidade OOH, a recuperação deste mercado só estará completa em 2023, sendo que apenas a Austrália (+1,5%) e os EUA (+0,9%) esperam que o investimento este ano iguale as receitas de 2019. A queda nos gastos em OOH é mais pronunciada na Índia (-42,1%) e no Brasil (-27,4%), enquanto em Itália o investimento deverá cair 21% em relação aos níveis pré-pandemicos. A inflação terá um papel preponderante neste ramo, já que é esperado que suba até aos 4,6% em 2022, a par de um custo mais elevado da eletricidade e energia.

Relativamente ao cinema, os sucessos de bilheteira como “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” demonstram que a Covid-19 não extinguiu a vontade dos consumidores em visitar as salas de cinema. Ainda assim, alerta o relatório, ainda são tempos difíceis para os empresários, uma vez que o gasto em publicidade neste meio em 2022 vai ficar US$ 400 milhões de dólares abaixo do valor de 2019.

A análise do WARC à economia publicitária IRL demonstra que as marcas compreendem o papel que meios como o OOH e o cinema desempenham no rol dos media e como estão a investir de forma adiantada em atividades como os deslocamentos diários, a socialização física e o regresso às lojas.


*Com informações do Marketeer

 

Guerra na Ucrânia altera Champions League e Fórmula 1

Final da liga europeia foi transferida de São Petersburgo para Paris e a FIA anunciou o cancelamento do GP da Rússia; clubes de futebol rompem acordos com empresas russas

25 de fevereiro de 2022 - 11h49 

 

Final da Champions League, que aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, foi transferida para Paris (Crédito: Shutterstock)

Atualizada às 12h23

A situação de conflito na Ucrânia, que desde quinta-feira, 24, passou a ser ocupada por tropas do exército da Rússia, vem provocando consequências nas esferas política e econômica em todo o mundo e, também, já causa alterações nos grandes eventos esportivos.

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou a alteração do local da final da edição deste ano da Champions League. A partida estava marcada para acontecer na Gazprom Arena, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Por conta dos conflitos, a entidade de futebol descolou a partida para o Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira, 25. Em comunicado,a UEFA agradeceu ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo auxílio na transferência da final da Champions League para o País. A UEFA estabeleceu, também, que nesse período de conflito, todos os clubes e as seleções da Rússia e da Ucrânia que disputarão partidas deverão promover seus jogos em campo neutro, quando tiverem o mando de campo.

F1 fora da Rússia
O conflito entre Rússia e Ucrânia também provocou mudanças na Fórmula 1. Em comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, a organização declarou que “é impossível manter o Grande Prêmio da Rússia diante das circustâncias atuais”. No calendário da F1, a prova na Rússia estava marcada para 25 de setembro.

A organização declarou que o campeonato de Fórmula 1 visita o mundo todo com o intuito de unir as pessoas e as nações de forma positivas e que vem acompanhando os acontecimentos na Ucrânia “com tristeza e choque” e que espera uma resolução rápida e pacífica para a situação.

Clubes de futebol rescindem contratos
Além dos grandes eventos esportivos, a participação de empresas russas no cenário internacional de esportes também começa a ter as consequências da guerra. O clube inglês Manchester United divulgou nesta sexta-feira, 25, um comunicado para informar que rescindiu o contrato com a empresa área russa Aeroflot, que patrocinava o time desde 2013. De acordo com o ge, o contrato atual entre a companhia área e o Manchester United tinha valor de 40 milhões de euros e era válido até 2023.

Na quinta-feira, outro clube de futebol também havia tirado o nome de um patrocinador russo de seu uniforme. O Schalke 04, da Alemanha, retirou a marca e o logo da Gazprom, empresa de gás da Rússia, assim que as primeiras notícias sobre a invasão na Ucrânia começaram a ser divulgadas. O clube usou seus perfis nas redes sociais para dizer que, diante dos acontecimentos, iria retirar o nome da empresa russa de seus uniformes.