Recordista em merchandising, filme leva as paisagens turísticas do Rio de Janeiro a mais de 150 países
Rio: filme projeta imagem exótica do Brasil no exterior
A informação foi confirmada pelo presidente da Embratur, Mário Augusto Moysés. “Ainda estamos conversando, mas a possibilidade de fecharmos um acordo é grande. Talvez ainda demore uma ou duas semanas até chegarmos a um formato interessante”, diz.
Personagem principal do filme que estreou no Brasil na última sexta-feira (8), Blu é uma arara azul domesticada que chega ao Rio de Janeiro para conhecer Jade, última fêmea de sua espécie. Juntas, as aves passarão por pontos turísticos da cidade e viverão experiências típicas da capital carioca – as araras chegam a desfilar em uma escola de samba.
Do mesmo diretor do premiado “A Era do Gelo”, o brasileiro Carlos Saldanha, a animação é uma milionária produção em 3D que leva aos telões de 150 países as exóticas paisagens do Rio de Janeiro.
No elenco de dublagem original, estão os hollywoodianos Jesse Eisenberg (de A Rede Social), Anne Hathaway, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro e Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas. Todos vieram ao Brasil como convidados para a pré-estreia mundial do filme.
Nada mal para uma cidade prestes a sediar dois grandes eventos mundiais como a Copa e as Olimpíadas nos próximos cinco anos. Por trás do visual colorido e divertido do filme, uma grande campanha de merchandising inclui parcerias com 84 empresas que investem, juntas, 74 milhões de dólares em mídia no mundo todo. Entre as empresas, estão TAM, McDonald’s, Nestlé, Kraft Foods, Universal Music, Grendene, Renner e Grow.
Nos Estados Unidos, imagens da animação estampam de embalagens de cereal a etiquetas de bananas. O filme teve ainda um anúncio no evento esportivo de maior visibilidade do país, o Super Bowl, que atrai anualmente uma audiência de mais de 100 milhões de espectadores. O orçamento de marketing é mantido em segredo pela FOX, mas sabe-se que um anúncio de 30 segundos no intervalo do SuperBowl custa, em média, 3 milhões de dólares.
No Brasil, o filme teve a maior abertura do ano e já é a maior estreia da história do país, com exibição em mais de mil salas de cinema, uma bilheteria superior a 13,5 milhões de reais e público de mais de 1,1 milhão de pessoas.
O longa é também sucesso em outros 72 países, arrecadando 55 milhões de dólares. Liderando o ranking de bilheteria está a Rússia, com 11,3 milhões de dólares em 4 dias e, em segundo, o Brasil, com 8,3 milhões de dólares em 3 dias.
Em outros países como México, Alemanha, Reino Unido, China, Hong Kong, Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros, “Rio” ficou no topo do ranking dos filmes mais vistos do final de semana. Estima-se que os cenários turísticos retratados na animação sejam vistos por cerca de 160 milhões de pessoas mundialmente.
“Quantas vezes nós, brasileiros, tivemos a oportunidade de ter essa visibilidade no exterior e mostrar toda a biodiversidade do país, que vai além do samba, do futebol, e do carnaval, nos cinemas? Vai ser visto no mundo inteiro, e isso é bom para o Brasil”, diz Carlos Perrone, presidente da agência Pepper. Marcos Bedendo, professor de gestão de marcas da ESPM, acrescenta que o filme contribui para colocar o Rio de Janeiro na mídia internacional de forma positiva, fazendo um contraponto com acontecimentos negativos recentes da cidade que tiveram repercussão mundial.
A Prefeitura do Rio de Janeiro também vê o filme como uma grande chance de promover o Brasil, tanto que entrou como parceira em uma ação de exibição de trechos do filme na fachada do Copacabana Palace.
Além disso, a RioFilme destinou 3 milhões de reais à escola de samba Salgueiro, que desfilou na Sapucaí no último carnaval com o enredo “Rio no Cinema”. A agremiação teve um carro alegórico exclusivamente dedicado à animação, em que o diretor Carlos Saldanha saudou os espectadores do sambódromo.
Para o secretário especial de turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur Antônio Pedro Figueira de Mello, o longa-metragem é motivo de orgulho: “O lançamento de “Rio” é uma prova incontestável de que o Rio contribui significativamente para a consolidação da imagem do Brasil lá fora” diz. Figueira de Mello reforça que a capital carioca já é vista hoje com muito bons olhos entre o trade de turismo internacional. Hoje, mais de 35% dos turistas que visitam o Brasil já chegam primeiramente na cidade, e essa porcentagem tende a aumentar com a visibilidade que o filme trará.
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