Produto com foco na Classe C será vendido pelas consultoras da Jequiti
Líder em nove das 13 categorias de produtos em que atua no Brasil, entre higiene pessoal, limpeza e alimentos, a Unilever está entrando no mercado de água brasileiro com um purificador, o Unilever Pureit. Programado para o meio do ano, o lançamento é o primeiro no país a ganhar o endosso da marca-mãe em seu nome. O novo produto tem como foco a Classe C e será vendido pela Jequiti.
Lançado em 2008 na Índia depois de 10 anos de pesquisas, o produto está de olho no número de dois bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso à água limpa para beber e nos outros dois bilhões que consomem diariamente os produtos da Unilever no mundo, potenciais compradores. O purificador não utiliza energia elétrica nem é ligado na tubulação, sendo necessário o abastecimento dele para eliminar 99,9% das bactérias, vírus e parasitas.
Quatro milhões de lares na Índia, no México, na Indonésia e em Bangladesh têm um Unilever Pureit, o que representa 15 milhões de pessoas bebendo uma água livre de doenças. A meta da empresa é chegar a 500 milhões de consumidores no mundo até 2020. No Brasil, a multinacional anglo-holandesa está de olho num mercado cuja penetração é de apenas 8% e está voltado para as Classes A e B. Inicialmente importado da Índia, o Unilever Pureit custará menos de R$ 200,00.
Por que a venda porta a porta
A escolha da venda direta como canal de distribuição se justifica, segundo a empresa, porque o Unilever Pureit é um produto que demanda uma maior explicação sobre seus benefícios. Já a parceria com a Jequiti se dá pelo seu foco na Classe C. “A consultora terá papel fundamental em nossa estratégia”, aponta Andrea Salgado, Vice-Presidente de Alimentação da Unilever, que não descarta a venda no varejo tradicional no futuro. “Ainda é um projeto que está começando no Brasil e vamos testar a receptividade no país”, afirma.Um dos desafios da nova empreitada é montar uma rede de assistência técnica, algo novo para a Unilever. “Tudo neste projeto é novo, diferente e desafiador”, conta Andrea, em entrevista ao Mundo do Marketing. Com 80 anos de Brasil, hoje a marca é conhecida e possibilita o lançamento de novos produtos com o seu nome. “Saímos de uma lembrança de marca de 7% para 75% e hoje somos a terceira maior marca em engajamento nas redes sociais. Tudo isso possibilita que façamos este endosso”, explica Luiz Carlos Dutra (foto), Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Unilever, em entrevista ao portal.
O lançamento de Unilever Pureit vai ao encontro da missão da empresa, que precisa crescer o negócio de forma sustentável. O plano de sustentabilidade da multinacional tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, reduzir o impacto de seu processo de produção,o consumo de seus produtos no ambiente e melhorar a condição de vida e trabalho das pessoas. “Nos sentimos responsáveis pelo desperdício”, conta Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil.Sustentabilidade no foco
Uma das metas deste plano é diminuir pela metade o consumo de água associado ao uso dos produtos da Unilever até 2020. Elas serão perseguidas com o lançamento de produtos como Omo e Comfort concentrado. A migração do produto tradicional para o concentrado representa 78% de redução no uso de água na formulação – o equivalente a mais de 30 piscinas olímpicas por ano –, 37% de redução do consumo de plástico para a produção da embalagem e 37% menos quantidade de resíduo sólido no pós-consumo. No transporte, a diferença significa uma diminuição de 63% no consumo de papel na caixa de papelão, menos 67% de pallets e 71% de redução das emissões de CO2.
Quando o assunto é água, a tendência é de que a qualidade caia e seja cada vez pior por conta do aumento do consumo, da geração de resíduos e pelo pouco tratamento de esgoto doméstico no Brasil. Com isso, os riscos para a saúde dos consumidores têm aumentado. Destes problemas, a Unilever viu uma oportunidade. Para a Jequiti, que tem 7% do seu faturamento vindo de não cosmético, vender o Unilever Pureit é um meio de contribuir para a sustentabilidade e para os lucros, claro.
O produto terá destaque diferenciado nos dois catálogos da empresa de venda direta do Grupo Silvio Santos, incluindo o de cosméticos. Das 160 mil consultoras, 400 delas já foram apresentadas ao lançamento, que estará presente em todos os estados brasileiros. “Elas gostaram bastante do Unilever Pureit e estamos muito otimistas para as vendas”, diz Lásaro do Carmo Jr., CEO da Jequiti, em entrevista ao Mundo do Marketing.
bruno@mundodomarketing.com.br
ola,me chamo cristiane moro em sp e tenho um filtro de agua da pureit e ja esta na hora de trocar o refil pois o indicador esta vermelho.Eu nao quero me desfazer do filtro porque a qualidade da agua e excelente onde posso encontrar esse refil para fazer a troca obrigada.
ResponderExcluirO purificador de água Unilever Pureit é realmente de boa qualidade.
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