Esse é um tema que pode parecer um tanto controverso, já que o principal objetivo da maioria das marcas é vender seus produtos ou serviços
Por Daniel Antunes - 11/05/2020

Esse é um tema que pode parecer um tanto controverso, já que o
principal objetivo da maioria das marcas é vender seus produtos ou
serviços. No entanto, é neste contexto que as várias vertentes do
marketing entram em ação e nos revelam que existe uma relação direta
entre os dois.
Numa época em que vivemos rodeados pela tecnologia, o meio digital se traduz em uma das ferramentas mais poderosas do marketing.
Isso porque a presença online veio possibilitar a aquisição de produtos
de forma remota, assim como aperfeiçoar as relações entre as marcas e
seus clientes por meio das redes sociais ou outras plataformas.
Está claro que uma das grandes vantagens do mundo online é o fato de
qualquer empresa poder alcançar seu público-alvo de forma mais rápida e
direta. Contudo, essa mesma vantagem implica, também, um aumento
substancial da concorrência.
Nesse sentido, é imprescindível que as marcas apostem em estratégias adequadas às necessidades
dos seus clientes, mas também em fatores que as diferenciem de todos os
seus concorrentes. É o caso da experiência de consumo, ou seja, todo o
processo que precede o momento de compra de um produto.
Os clientes já não procuram somente satisfazer as suas necessidades
através da aquisição de um produto que apresente um ótimo
custo-benefício. Por isso, estando inseridos em um mercado tão extenso
como o online, torna-se fundamental redirecionar o foco não só para a
venda, mas também para a experiência do consumidor.
O mesmo é válido para plataformas online que oferecem determinados
serviços. Entre eles, cursos online, opções de entretenimento ou, até
mesmo, internet banking. Todos eles constituem exemplos de serviços que
se caracterizam pela experiência que fornecem ao consumidor final.

Foto: Pixabay
Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas procuram investir na sua
formação através do meio online, devido à oferta diversificada de
plataformas de ensino que existem neste meio. Porém não é somente a
oferta que conquista os seus clientes, mas sim o fato de estes poderem
usufruir de uma experiência de ensino em modo remoto. Contudo, os
serviços associados ao entretenimento são, na sua maioria, aqueles que
chamam mais a atenção dos clientes.
Esse é o caso das plataformas de streaming, como a Netflix, que, além
de disponibilizar um vasto conteúdo cinematográfico, permitem que o
cliente possa continuar a usufruir da sua experiência mesmo que não
esteja conectado à internet. Outro claro exemplo são os sites de cassino
online, que investem regularmente em melhorar a experiência dos seus
usuários. Além dos vários jogos que se encontram disponíveis a qualquer
momento, estas plataformas permitem, ainda, que você jogue cassino ao vivo online, tornando a sua experiência muito mais dinâmica e atrativa.
No caso do internet banking, facilmente associamos a experiência do
consumidor à questão da segurança oferecida pelos vários serviços que
integram este mercado. Na sua maioria, os homebanking permitem que sejam
feitas transferências bancárias ou qualquer pagamento de forma segura,
garantindo a criptografia de todos os seus dados.
Assim, facilmente verificamos que a experiência do consumidor é tão
ou mais relevante do que a aquisição de um produto ou serviço. Nesse
sentido, torna-se fundamental que as empresas apostem em estratégias
específicas para assegurar a relação com o cliente, assim como
fidelizá-lo. Como? Apostando em marketing de experiência.
*Este artigo foi enviado por Daniel Antunes, escritor freelancer.
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