Em resposta à polêmica que envolve a bebida láctea Alpino Fast, empresa garante que a fórmula do produto é composta por chocolate original e avisa que muda embalagem
Para tentar não comprometer sua imagem após polêmica a respeito da bebida láctea Alpino Fast - que gerou uma onda de comentários, principalmente na internet e na imprensa, caso da Folha de S. Paulo, que reportou o problema nesta quarta-feira, 12 -, a Nestlé assegurou em comunicado que, ao contrário do que as acusações dão a entender, o produto contém, sim, "a mesma massa" do bombom Alpino em sua composição.
Segundo a companhia, o que acontece é que, por conta do estado físico dos dois produtos - o bombom (sólido) e a bebida láctea (líquido) - não era possível produzir a bebida somente com o chocolate derretido. Sendo assim, a Nestlé alega ter desenvolvido, com base em pesquisas, ingredientes que tenham sabor e aroma similares ao do Alpino. E diz ainda que, na composição final do produto, teria usado uma mistura dessas substâncias com o chocolate original.
A polêmica teve início há quase dois meses, quando consumidores começaram a dizer na web que a bebida não tinha o mesmo gosto do chocolate. Após isso, o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) prometeram investigar a Nestlé e verificar se, nesse caso, cabia a acusação de propaganda enganosa, uma vez que a imagem do bombom Alpino está presente na embalagem.
Segundo esses órgãos, a Nestlé divulgou o produto como sendo, de fato, Alpino na versão líquida e não alertou o consumidor a respeito de adaptações feitas no produto. Quanto a isso, a Nestlé defende-se argumentando que as embalagens do Alpino Fast apresentam a frase "Não possui chocolate Alpino". De acordo com a companhia, tal alerta não era obrigatório, mas a empresa optou em colocá-lo para que os consumidores não pensassem que estariam comprando o bombom na versão derretida.
O comunicado da Nestlé informa que a frase, por gerar mal-entendidos, foi retirada das embalagens (leia o texto na íntegra abaixo).
Burburinho na web
Em março, a Nestlé colocou no mercado a linha Fast, direcionada ao público jovem adulto e que trazia um apelo de vida saudável.Para divulgá-la, a empresa lançou uma campanha, feita pela McCann Erickson (atual WMcCann). Foi preparado um plano de comunicação que pretendia reforçar o caráter moderno e dinâmico do produto. Por isso, todas as informações da linha Fast ficaram hospedadas no site oficial (clique aqui para acessar).
A web serviu, porém, como importante meio de propagação da polêmica gerada devido à autenticidade do Alpino Fast. Assim que as primeiras manifestações dos internautas tiverem início, a marca ganhou destaque negativo no mundo virtual.
O Twitter foi o principal canal da confusão em torno do Alpino. De acordo com uma pesquisa realizada pelo iGroup, no início da polêmica, em meados de abril, até o dia 26 daquele mesmo mês, 137 tweets mencionaram a marca. Dessas ocorrências, 62 foram positivas, com elogios. No entanto, a maioria (75) já refletia o descontentamento dos consumidores, com críticas ao sabor e ao produto. Frases como "Vocês sabiam que o Alpino não é Alpino?" rapidamente repercutiram entre os internautas.
Os blogs também ajudaram a alimentar a polêmica. A página "Coma com os olhos" foi a primeira a citar o caso na internet, o que acabou rendendo uma forte leva de comentários negativos. Mais de 100 mil visitas únicas foram contabilizadas no blog, o que acabou chamando a atenção do Conar.
Comunicado oficial da fabricante
"Nestlé esclarece
Em respeito aos seus consumidores, clientes, parceiros e ao público em geral, a Nestlé Brasil Ltda. vem esclarecer o seguinte em relação à matéria publicada nesta quarta-feira, 12/05, no jornal Folha de S.Paulo:
- O Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do Chocolate Alpino. O sabor do Chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento do produto;
- A Nestlé, visando evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto, decidiu incluir as frases "este produto não contém Chocolate Alpino" e "imagem meramente ilustrativa para referência de sabor", que estão gerando controvérsia, mais que esclarecimento. Não há dúvida de que houve excesso de zelo por parte da Nestlé. O objetivo das mensagens foi o de garantir a transparência da comunicação com o consumidor;
- Tendo em vista que as frases, em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas, a Nestlé decidiu retirá-las da embalagem.
Portanto, a Nestlé, com 90 anos de Brasil, em nenhum momento lesou seus consumidores ou descumpriu quaisquer dispositivos legais vigentes, em especial o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a identificação do produto Alpino Fast com a sua marca está perfeitamente adequada sob o ponto de vista técnico e sensorial."
Nenhum comentário:
Postar um comentário