Visitantes

contador de visitas para blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

Salgadinhos ao gosto dos adultos

Fabricantes de salgadinhos e snacks apresentam novidades para o público maduro

Os tradicionais salgadinhos e snacks estão longe de agradar apenas o paladar de crianças e adolescentes. Os produtos também têm seu lugar cativo na mesa do público adulto, acompanhando uma cervejinha ou para um lanche rápido no meio da tarde, por exemplo. Atentos a esse hábito, e aproveitando a chegada da Copa do Mundo, período em que o consumo de guloseimas costuma crescer, grandes players do setor, como PepsiCo, Yoki e Bimbo, apresentaram novidades nas últimas semanas.

A PepsiCo lançou na semana passada a linha NatuChips, que procura se alinhar à dieta do brasileiro criando produtos nos sabores mandioquinha e inhame. "Nosso mix é muito concentrado em batata, e faltavam alguns tubérculos brasileiros. A linha é inspirada na cultura alimentícia do País", conta Carlos Ricardo Araújo, vi­ce-presidente de marketing da Pep­­­siCo, que possui também as marcas Ruffles, Sen­­sações, Cheetos, Fandangos, Doritos, Cebolitos, Baconzitos, Stiksy, Pingo d'Ouro, Opa, Na Mesa, Stax, Lucky, Fofura e Torcida.

"Acredito que seja uma linha para um público mais adulto. Estamos oferecendo uma proposta diferenciada, o que pode gerar um aumento de consumo de snacks ou uma migração de produtos. Estamos criando um novo segmento aproveitando a busca dos consumidores pela brasilidade", diz Araújo, sem divulgar o investimento no lançamento e nem a expectativa de venda. Segundo estimativas da companhia, o mercado de snacks movimenta 117,55 milhões de toneladas e R$ 2,3 bilhões por ano no Brasil.

Na opinião de Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki, o setor vem mantendo um bom ritmo de crescimento, que deve ser reforçado com o Mundial da África do Sul. "Este é um ano promissor. O mercado continua crescendo com o aumento da renda da classe C, e a Copa do Mundo criará uma sinergia com as festas juninas, período que registra vendas acima do normal. Será um festival, com o pessoal se encontrando para ver os jogos. Todos vão comer muitos snacks", destaca Cherubini. A Yoki prevê crescimento de até 15% nas vendas durante o período.

Aproveitando o bom momento, a companhia lança neste mês de maio o Yokitos Naquinhos Pimenta Mexicana, focado nos públicos jovem e adulto, e o Yokitos Copa do Mundo. Com embalagem na versão verde-amarela, a série com temática de futebol terá uma tira promocional da Tribo da Copa com 54 opções de figurinhas comemorativas para colecionar. A campanha de divulgação é assinada pela Ghirotti. As linhas Popcorn Yoki de grão e de microondas também entraram na dança e terão embalagens especiais com a assinatura "A pipoca da Torcida Brasileira", além de dois novos sabores: azeite e cheddar.

A companhia, que atua no segmento com as marcas Yokitos, Petisco e Yoki, também disponibilizou no mercado um bônus pack da linha de salgadinhos Yokitos versão Batatas Onduladas. As novas embalagens dos produtos, nos sabores Natural com Sal, e Cebola e Salsa, têm 15% a mais de batatas. Outra novidade é o Yokitos Tamanho Família, nas versões Queijo Redinha, Queijo Lua e Conchinhas Presunto.

Snack de pão
O Grupo Bimbo, por sua vez, aposta num novo formato de snack para cair no gosto dos consumidores. Por meio da marca Pullman, a companhia está lançando a linha Crocantíssimo. O snack tem o formato de uma minifatia de pão, e chega ao mercado nos sabores Queijo e Cebola, e Tomate, Manjericão e Azeite. A campanha de divulgação do produto conta com materiais para pontos-de-venda, ações promocionais e degustação em redes de supermercados.

De acordo com Victor Parra, gerente de produtos da Bimbo do Brasil, pesquisas junto aos consumidores apontaram um número significativo de intenção de compra do Crocantíssimo, na casa de 93%. "O novo produto reúne a crocância das torradas e o sabor dos salgadinhos em embalagens prontas para o consumo. Com o know how e a força da marca Pullman, nasce um segmento inédito no Brasil, que chamamos de snack de pão", diz o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário